Segundo IBGE o número de idosos está aumentando no país e na força de trabalho. Para se ter uma ideia temos hoje cerca de 8 milhões acima de 65 anos no mercado de trabalho. Fatores influentes desta atual realidade são a diminuição da renda do brasileiro e o desemprego de familiares que levou idosos de volta ao mercado de trabalho, pois vários deles são chefes de família, responsáveis por parte da renda da casa.
Conversando com um cliente sobre sua satisfação na contratação de um funcionário de terceira idade, disse que na sua experiência na gestão de restaurantes é necessário qualidade na mão de obra e os jovens de hoje não têm demonstrado interesse em trabalhar a noite ou aos finais de semana, enquanto os mais velhos têm disponibilidade, maturidade e experiência.
Mas atenção, é importantíssimo identificar se a vaga corresponde ao ritmo e possibilidade de entrega do funcionário e se a cultura da sua empresa está aberta à recebê-los , pois existem vagas que não são compatíveis para esta idade. Exemplo disto, é trabalhar sob forte pressão, necessidade de conhecimentos tecnológicos de ponta. Para estas vagas, contrate pessoas mais jovens que já nasceram na era da tecnologia da informação.
Outro dia, acompanhei uma entrega de material de escritório realizada por dois senhores. As entregas anteriores eram realizadas por dois jovens que largavam o material de qualquer forma sem comprometimento algum com o cliente. Desta vez, estes senhores me chamaram atenção pela preocupação de perguntar onde poderiam deixar o material e se a arrumação estava de acordo com o que queríamos. Um excelente atendimento.