Geralmente quando estamos no final de um ano, ficamos planejando tudo o que queremos que aconteça no próximo: quais objetivos queremos alcançar, que hábitos mudar e assim por diante.
Um planejamento é extremamente importante, pois se não sabemos para onde estamos indo, não importa o caminho que tomamos. Entretanto, o que muitas vezes esquecemos é de olharmos para o ano que passou. Esquecemos de rever os momentos bons, assim como os difíceis, pois afinal aprendemos com eles.
Ontem à noite, escrevendo uma lista das coisas que sou grata na minha vida tive a ideia de escrever o que não deu certo em 2016.
Para que?
Para rever quantas oportunidades eu tive de aprender e crescer. Todo desafio vem para aprendermos algo, para crescermos. Porém, com olhar focado somente no futuro, esquecemos das valiosas lições do passado e do próprio presente.
Então gostaria de propor um grande desafio neste final de ano:
Colocar no papel todos os obstáculos e desafios ocorridos em 2016 e escrever a resposta para as seguintes perguntas: O que aprendi com isso? Como estou depois deste evento? Por exemplo, estou mais forte, percebi que tenho mais amigos que imaginava, etc.
E como isso desejo um excelente final de ano, que a cada dia, independente do ano que seja, seja um dia de vitória para vocês, repletos de conquistas pessoais e profissionais.