As regras de ouro do diálogo

Saber ouvir com atenção é um princípio importante para uma boa comunicação. Para escutar alguém é necessário prestar atenção a todos os detalhes, como gestos e expressões do interlocutor.

Escutar com empatia significa esquecer um pouco de si e se colocar no lugar do outro com a finalidade de compreender e para compreender, é preciso ter paciência e deixar os julgamentos e preconceitos de lado.
Uma das maiores dificuldades encontradas nos relacionamentos interpessoais  é saber ouvir e esta dificuldade está conectada a necessidade de ser ouvido e de compartilhar as suas próprias experiências.

Quando perguntei a alguns profissionais como era a escuta deles no dia-a-dia muitos disseram que não são dispostos a ouvir e que a falta de tempo e o acúmulo de tarefas torna esta escuta difícil de ser realizada. O que ocorre é que as pessoas querem apresentar as suas idéias primeiro preocupadas em serem entendidas antes de compreender o que o outro tem a dizer.

Comece hoje mesmo a praticar

Nos treinamentos de desenvolvimento de liderança fazemos a dinâmica de praticar a escuta empática. Uma situção problema é criada e o objetivo é se  perceber num díalogo e você pode realizar este treino no seu ambiente de trabalho, familiar onde achar necessário, vamos lá:

– Quantifique o quanto você fala e quanto o outro fala. O quanto você se permite escutar e quanto você dá espaço para o outro expor suas idéias.

– Repita o que o outro quis dizer, pois isso mostra que você entende o que o outro quis dizer.

– Faça perguntas pertinentes ao assunto, ao fato e não baseadas na sua curiosidade.

– Através das perguntas você pode auxiliar o outro a encontrar uma solução para suas questões sem julgamentos

– Se um conselho for requisitado, coloque-se no lugar do outro e pense em alguma situacão que funcione para ela (ele).

O resultado desta conduta é imediato. Quando se demonstra boas intenções, se ganha  a confiança do outro. A regra de ouro é buscar verdadeiramente o bem do indivíduo, ouvir com empatia e deixar que a pessoa chegue ao problema e a solução em seu próprio rítmo, na hora certa.