A época de férias do nosso chefe ou colega de trabalho pode ser uma grande oportunidade de adquirirmos novos aprendizados ao substituí-los. Mas atenção, para não passar a impressão de estar puxando o tapete do outro, tenha bem claro quais as atividades, como estas devem ser realizadas e tenha o aval do colega ou chefe que irá cobrir.
Elaborei algumas dicas sobre como cobrir as atividades neste período:
1. Peça ao colega que aponte claramente as atividades que você pode ou não realizar neste período. Esta transparência vai mostrar que não quer ocupar o seu lugar.
2. Faça uma lista de coisas importantes que seu colega ou chefe precisa saber quando retornar. Isso vai mostrar que você deseja mantê-lo a par de tudo que aconteceu na sua ausência.
3. Evite delegar a outras pessoas as atividades que estão sob sua responsabilidade neste período, pois você corre o risco de perder o controle da situação caso ocorra algo fora do seu poder de decisão.
4. Em caso de você substituir seu chefe, não se comporte como monitor de corredor e nem dê feedbacks como se você fosse o chefe de verdade.
Este período pode ser uma grande prova para você também se autoavaliar em relação à sua capacidade de lidar com as adversidades do dia a dia. Então faça-o da melhor maneira que puder, pois quando você estiver de férias alguém irá te cobrir. E as merecidas férias são para descansar, sair da rotina e não ficar ligado ao celular resolvendo questões diárias do trabalho como se ninguém pudesse fazer por você…