Além do impacto na economia nacional com quase 11 milhões de brasileiros desempregados, a família destes trabalhadores também está sofrendo o impacto e as conseqüências deste momento.
E qual o papel da família quando um membro da família está desempregado? Este foi o tema que fui convidada a abordar num programa de TV na semana passada e que quero compartilhar com vocês pois podem também estar vivenciando este momento e ter as suas dúvidas.
O que fazer?
O profissional deve analisar o impacto que a família sofre e em primeiro momento envolver o conjuge na busca de um apoio emocional. É importante manter a união e o bem estar para manter a autoestima.
Compartilhe esta notícia com os filhos e dependentes. Pense em como contar para uma criança de 10 anos e um adolescente.
Analise a saúde financeira da casa. Verifique até quando pode ficar sem o salário e faça uma lista dos gastos fixos e das despesas. É hora de cortar tudo o que é desnecessário e por isso que o envolvimento dos familiares é muito importante neste processo de transição de carreira.
Quando somente o pai trabalha
Quem sabe não é a hora da esposa trabalhar fora e auxiliar na renda familiar? Existem várias maneiras de trabalhos informais que podem contribuir financeiramente. Uma família síria por exemplo está vendendo comidas típicas do seu país, minha vizinha está nos ajudando a organizar os armários e jogar fora o que não usamos… e consequentemente ganhando para isso.
É hora de ajudarmos os que estão ao nosso redor, seja com uma indicação de vaga para emprego, seja contratando seus serviços ou mesmo dando palavras de apoio e incentivo. Hoje é o seu marido, esposa, amigo ou seu vizinho que está desempregado, amanhã pode ser você.