Uma ideia na cabeça e muita vontade de trabalhar não são os únicos pré-requisitos necessários para a aventura de se abrir o negócio próprio. Conhecer suas aptidões, gostos e o mercado do qual pretende participar são também fundamentais nos bons resultados de um novo empreendimento.

continua após a publicidade

Para evitar alguns tropeços, são três os pontos básicos que considero importantes que os empreendedores levem em consideração.

O primeiro diz respeito à afinidade pessoal ao ramo, o que irá refletir na garra e entusiasmo necessários para tocar bem o negócio.

O segundo fator é planejar, buscar informações concretas do produto e do mercado em geral, da concorrência, etc. Existem exemplos de pessoas que acreditam que podem abrir uma empresa de viagens só porque gostam de viajar mas atenção: isso apenas não vai garantir o sucesso de um empreendimento!

continua após a publicidade

Avaliar o investimento necessário é o terceiro fator que se mal analisado poderá comprometer desde o início a abertura da empresa.

Além disso, o empreendedor deve se preocupar com o marketing, assim como a excelência no atendimento ao cliente. Deve pesar e avaliar se o ramo escolhido é de seu gosto, planejar e se informar sobre a abertura de uma empresa, elementos estes essenciais para o sucesso de um empreendimento.

continua após a publicidade