Quantas vezes já nos deparamos com vendedores que nos encantaram e já em outras ocasiões, seria melhor não tê-los por perto. Alguns facilitam a venda, orientando, ajudando e opinando de forma profissional. Outros atrapalham, desanimam e confundem. Por que será que enquanto alguns vendedores lembram sempre de nós, entram em contato para saber como andam as coisas, outros só lembram de sorrir e falar com a gente se for para vender algo a mais?
Recentemente, fui comprar algumas plantas para o jardim e procurei a floricultura que havia feito o paisagismo para o meu condomínio. Como já havia sido muito bem atendida naquela vez, procurei a mesma floricultura e o mesmo vendedor. Fiz algumas cotações e tirei fotos para mostrar como o jardim estava bonito.
Chegando lá, me apresentando e falando que queria comprar algumas poucas mudas, este mesmo vendedor o qual procurei diretamente simplesmente nem me deu bola… e pediu para falar com outro… Acabei comprando o que tinha para comprar, mostrei as fotos para quem me atendeu e saí de lá com a vontade de nunca mais voltar. Não pelo preço, nem qualidade mas pela falta de interesse de um vendedor e por que não decepção? Quantas vezes, a empresa perde clientes por um evento tão simples como este?
Em outra ocasião, conversando com uma amiga que tinha colocado a casa para vender em uma imobiliária me contava o quanto estava desmotivada com a corretora que a “estava” atendendo. Em nenhum momento esta profissional procurou saber se Márcia, minha amiga, havia interesse em outros imóveis, ou conversar a respeito da sua casa e nas visitas com clientes, não valorizava o que a casa tinha de mais especial,etc.
Minha amiga, havia depositado todas fichas nesta corretora, estava esperançosa porém frustrada por se sentir mais uma na carteira desta imobiliária. Enfim, a família resolveu não vender mais a casa bem como não indicar esta imobiliária e corretora para outras pessoas. Lembre-se um cliente satisfeito conta para 3 ou 4 pessoas, um cliente insatisfeito conta para todos que tiverem oportunidade.
Falo sempre que independente de nossas profissões estamos nos vendendo e vendendo nossos produtos e serviços o tempo todo. Não há dúvidas de que o talento para vendas, negociação serão decisivos e este talento nada mais é do que a soma de dom, jeito com a técnica apurada. Entretanto aquele profissional que não procura saber o que o cliente realmente quer, sua necessidade, dificuldade e se interessar por ele, não terá sucesso.
O sucesso não acontece por acaso e por isso precisamos adaptar nossos produtos e serviços aos desejos dos clientes. Por exemplo, se você é corretor e acha que o imóvel não vende porque o valor está acima de mercado ou não se interessa porque é barato, se posicione em um nicho e saiba trabalhar nele.
Uma empresa de jardinagem deve saber que haverá reposição de plantas e flores e que se o cliente ficou satisfeito com o resultado, poderá buscar profissionais que lhe atenderam suas expectativas, pois tende a confiar no seu trabalho, caso contrário seu árduo trabalho do passado irá por água abaixo.