Se há uma bebida que é a cara do México é a tequila. E deste destilado, que se tornou Denominação de Origem Protegida em 1974, é feito a partir de uma planta chamada agave, é a base da margarita, nossa homenageada da vez. Afinal, o dia 22 de fevereiro foi escolhido pelos mexicanos para festejar o dia da margarita, que, além da tequila, leva licor de laranja Cointreau e suco de limão. A versão clássica é servida em copo baixo com a borda revestida de sal.

continua após a publicidade
A tequila, base da Maragarita, é extraída de uma planta mexicana chamada agave. Foto: Brigitte Werner/Pixabay

Como muitos coquetéis, a origem da margarita é um tanto quanto incerta. Dizem que teria surgido em plena lei seca dos Estados Unidos, quando os nativos daquele país iam ao país vizinho para passear e bebericar.

A verdade é que dos anos 1940 pra cá, o coquetel se popularizou de tal maneira que hoje está presente nas cartas de bares de todo o mundo, seja na sua versão clássica, seja em releituras, onde a tequila segue brilhando.

Leia também: Você encara miúdos? Então venha conhecer as castañetas!

continua após a publicidade

Para marcar a data – e esse finzinho dos festejos de Momo -. convidei três mixologistas de três países (afinal, aqui é Viagem Gastronômica, não?) para passarem receitas criadas especialmente para o blog, com aquele toque especial. Vamos aprender?

Banana, por favor!

Margarita de banana, por Igor Bispo, do Continental. Foto: Ledinara Batista
continua após a publicidade

O barman Igor Bispo, do Continental Cocktails, de Curitiba, deu aquele toque de brasilidade à margarita ao usar licor de banana na receita no lugar do tradicional Contreau. Outro ingrediente brasileiro presente é o pichuri, considerada a noz-moscada brasileira.

Margarita de Banana
Igor Bispo, by Continental Cocktails

Ingredientes

60ml tequila blanco
30ml licor de banana Nina Bacco
20ml limão siciliano 

Preparo

Coloque os ingredientes em uma coqueteleira, bata e sirva na taça coupe, com meia borda de sal e um toque de pichuri ralado.

***

Versão The Best 50 Bars à espanhola

O bartender italiano Riccardo Caione, do Salmon Guru, de Madrid (Espanha), considerado o décimo quinto melhor bar do mundo segundo o The Best 50 Bars, aposta da dobradinha amargo e cítrico da toranja para preparar o drink batizado de Margarita For Lovers para celebrar o Dia da Margarita.

Margarita For Lovers
Riccardo Kaio, by Salmon Guru

Ingredientes

50ml de tequila
20ml de Cointreau
20ml de limão espremido
15ml de toranja espremida
15ml de xarope de maracujá
6 folhas de coentro

Preparo

Coloque as folhas de coentro na coqueteleira e agite com dois cubos de gelo para dar o choque térmico e extrair a cor verde e o perfume da erva. Retire os pedaços maiores de gelo, acrescente os demais ingredientes e coloque mais gelo para a segunda sacudida, por assim dizer. Coe em um copo de margarita e finalize com borda de tajín (mistura de pimentas em pó tipicamente mexicana). Se quiser um coquetel com mais corpo, adicione 20ml de clara de ovo na última passagem pela coqueteleira.

***

Clássico, mas com um toque à lusitana

Margarita com espuma do mar, por Filipe Ventura, do Viseversa/Hyatt Regency Lisboa. Foto: Divulgação

O bartender Filipe Ventura, do Viseversa, restaurante e bar do Hyatt Regency Lisboa, aposta numa pegada mais clássica, com um toque diferente na finalização, com direito à laranja desidratada para enfeitar o copo.

Margarita marítima
Filipe Ventura, Viseversa, by Hyatt Regency Lisboa

50ml de tequila
40ml de suco de limão
20ml de Cointreau
Clara de ovo
Sal
Água

Preparo

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e agite com uma pedrinha de gelo para refrescar o coquetel. Para a espuma salgada, basta bater uma clara de ovo no mixer com sal e um pouco de água, para que a espuma fique bem fluída.

***

Agora não tem desculpa: escolha a sua receita favorita para comemorar o Dia da Margarita e compartilhe comigo a sua versão pelas redes sociais.

>>> Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!