O México disse adeus à Copa do Mundo. Desde 1994, os carismáticos mexicanos marcavam presença nas oitavas de final e a saída precoce da disputa, na fase de grupos, já rendeu até pedido de demissão do técnico Gerardo Martino. E, é claro, com essa despedida, não poderíamos perder a derradeira oportunidade de falar da deliciosa comida do México!
Mais do que apaixonados por futebol, os mexicanos têm uma gastronomia riquíssima, que se popularizou pelos quatro cantos do mundo. É difícil visitar um país que não tenha, aqui ou acolá, um restaurante que sirva um bom taco ou nachos bem acompanhados com chilli e guacamole. E, é claro, com aquela dose extra de pimenta. Aqui mesmo em Lisboa, na minha rua, tem uma portinha com todas essas delícias.
+ Leia também: Você sabia que o a comida suíça vai além do fondue?
De inspiração indígena, a comida do México tem presença forte do milho, do feijão e, como já dito, pimentas, com uso de ingredientes nativos como cacau, abóbora, tomate, abóbora e abacate. Os sabores e saberes foram devidamente reconhecidos pela Unesco, que, em 2010, alçou a gastronomia mexicana à categoria de Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Para essa Viagem Gastronômica em homenagem ao México, em tom de despedida, não teria como esquecer do estimado Zapata, do Marcio Brasil. Participei da divulgação da abertura da casa há 16 anos, lá no Centro Cívico, e acompanhei o crescimento da marca ao longo dos anos. Hoje, são dois bares mexicanos – no Centro Cívico e no Água Verde – e mais quatro unidade do Zapata La Taquería, nos shoppings Curitiba, Estação, Jockey e Park Shopping Barigui.
+ Confira: Ajvar, a pasta de pimentão que é sucesso na Sérvia
A paixão de Marcio pela comida do México, que acabou como inspiração para o Zapata, surgiu em viagens àquele país e tem muito a ver com a riqueza de cores e sabores. “Só de pimentas (ou chilli) são mais de 100 espécies, com destaque para a jalapeño”, diz.
O milho, um dos ingredientes mais presentes na culinária mexicana, aparece, por exemplo, nas tortillas, que também podem ser feitas de trigo. “O mexicano não faz sua refeição sem o acompanhamento da tortilla, que é o pão e a colher do mexicano”, brinca. A tortilla tradicional costuma embrulhar o recheio dos tacos, por exemplo. Já em sua versão chips, em formato triangular, usualmente é consumida com outros preparos, como a guacamole.
Outro ingrediente, um pouco menos conhecido por nós, brasileiros, é o cacto, por aqui usado mais como espécie ornamental. “A planta pode ser preparada em forma de salada, cozidos e até em sucos”, ensina.
Para compartilhar com você, o Marcio separou uma receita bem tradicional e fácil de fazer, o Guacamole. Mas, também nos brinda com os Jalapenos Poppers, uma homenagem rasgada à pimenta mais popular do México, que pode ser servida com o guacamole, por sinal.
Vamos aprender?
Guacamole
Ingredientes
900 g de abacate
100 g de cebola branca
100 g de tomate
200 ml de suco de limão
6 g de coentro fresco
3 g de pimenta calabresa ou de pimenta dedo-de-moça
9 g de sal
Preparo
Esprema o suco de limão e reserve;
Corte o abacate ao meio e retire a polpa. Amasse com a ajuda de um fuet e tome cuidado para deixar alguns pedaços maiores;
Corte a cebola e o tomate em cubinhos e pique o coentro;
Adicione todos os ingredientes ao suco de limão, misture delicadamente e coloque na geladeira para servir gelado, de preferência com tortilhas chips.
***
Jalapeños Poppers
Ingredientes
6 pimentas jalapeño
80 g de cream cheese
80 g de guacamole (receita acima)
150 g de farinha de trigo
250 ml de cerveja pilsen
2 ovos
30 g de amido de milho
50 g de farinha panko
2 g de sal
1 pimenta dedo-de-moça
Preparo
Abra as pimentas, retire as sementes e recheie com cream cheese;
Em uma vasilha, misture a farinha de trigo, o amido de milho, o sal, o óleo e a cerveja e mexa até formar uma massa cremosa, homogênea, mas, ainda líquida;
Bata os dois ovos com um fuet:
Passe as pimentas pela massa, pelos ovos e, por fim, na panko;
Frite por imersão até dourar;
Monte o prato com as pimentas empanadas ao redor de um ramequin com guacamole e decore com a pimenta dedo-de-moça.
>>> Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!