O Brasil é um grande produtor de duas maravilhas da gastronomia: o café, super consumido por aqui e exportado para todo o mundo, e cacau, matéria-prima fundamental do autêntico chocolate que também é referência internacional.
Para se ter uma ideia, a bebida tem nada menos que 12 Indicações Geográficas – destaque para o Norte Pioneiro do Paraná e para Minas Gerais, o estado mais profícuo nessa seara. No caso do cacau, Pará, com Tomé-Açu, e Bahia, com a IG Sul da Bahia, são destaques de qualidade.
Harmonização
E é apostando nessa dobradinha imbatível que o time da Argenta Cafés e da Cuore di Cacao promove, neste sábado (18), a partir das 10h, o CoffeeX – Cafés e Chocolates, uma verdadeira viagem gastronômica pelo maravilhoso mundo do café e do chocolate, com altas doses de experiências sensoriais. A verdadeira aula degustativa é na sede da Argenta, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 603 – Loja 8, no Centro de Curitiba.
“A ideia é provocar o paladar por meio de harmonizações e provocações, como a que coloca o chocolate branco em cena”, adianta Ana Argenta, responsável pela porção, digamos, líquida, da experiência.
Na mesa de provas, é claro, os cafés e chocolates são um espetáculo à parte. A seleção de grãos vem do Sul de Minas, com café orgânico e fermentado preparo em diferentes métodos: espresso, coado na V60 e no Cold Brew.
Já o chocolate vem do Sul de Minas e produzido no sistema bean to bar, ou seja, grosso modo, o cacau se transforma diretamente em chocolate, com a garantia de mais pureza e, consequentemente, qualidade.
Para chegar ao casamento perfeito entre chocolate e café, o processo é múltiplo. “Com base no café proposto, a gente buscou chocolates que resultam em boas combinações. É algo quase lúdico, que envolve conhecimento, mas, também experimentações e surpresas”, garante Bibiana.
Passo a passo
A experiência começa com o Welcome Espresso clássico, com barrinha de chocolate 70% e segue com a provação sensorial com chocolate branco puro da Cuore, que, sim, é chocolate e dos melhores.
Na linha das harmonizações, tem café orgânico com chocolate 38% com nibs de melado (Momentos com Melado), café fermentado com chocolate 70% natural (Fermentação: a magia da natureza) e, por fim, café clássico no Cold Brew com bombom com especiarias. A experiência é finalizada com um mini mocha, feito de café espresso com leite e servido com chocolate ao leite com caramelo.
Em Lisboa, Bettina & Niccolo Corallo
A experiência da dupla Ana e Bibiana me fez lembrar de um dos meus lugares favoritos de Lisboa: a chocolateria e cafeteria Bettina & Niccolo Corallo, que fica no Príncipe Real, um dos bairros descolados da capital lusitana. Foram eles que me salvaram quando a minha cota de cafés especiais do Brasil se esgotou e mal havia chegado à cidade. (Depois, achei as brasileiras The Coffee e Baobá por lá).
A portinha aberta pela dupla Bettina e Nicollo serve café e chocolate produzido na riquíssima geografia de São Tomé e Príncipe, na África. A fazenda que cultiva cacau e café é de propriedade do italiano Claudio Corallo, um entusiasta da bebida e do chocolate em seu estado mais puro ou com toques especiais: meu favorito é o de framboesa.
Então, fica a dica: se estiver em Curitiba neste sábado, corre lá na Argenta – mais antes entre no Insta deles para ver se tem vaga. E se, porventura, der um pulinho em Lisboa, já sabe onde provar café e chocolate direto da natureza.
***
>>> Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!