E chegou o dia, minha gente! O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia nesta quinta-feira (24), às 16h. Quando me propus a escrever sobre a comida da Copa do Mundo, confesso que não tinha muita noção dos pratos típicos dos nossos adversários, que fica na região dos Bálcãs e já fez parte da Iugoslávia. Há, portanto, uma influência direta do mediterrâneo.
Em uma viagem que fiz recentemente a trabalho, para a Dinamarca, calhei de me sentar entre dois senhores sérvios, que estavam animadíssimos – e confiantes – para a estreia contra a seleção canarinha.
+ Leia mais: “Chimichoro”, a versão bem-humorada do chef Guga Rocha do molho argentino
Quando falei que trabalhava com jornalismo de gastronomia, me contaram sobre alguns pratos, como a Pljeskavica, a versão de hambúrguer deles que, além da carne de boi, leva porco e cordeiro. Os discos temperados com vários temperinhos, como páprica, são consumidos tanto no pão pita, como no prato, com legumes grelhados.
Bem light eles, né?
Mas, na nossa conversa, o que me chamou a atenção foi uma pastinha de pimentões que pode ser servida com o hambúrguer sérvio: o Ajvar. O preparo é tão popular por lá que é vendido até mesmo no supermercado, para quem tem aquela preguicinha de preparar.
>>> Já aviso: para os ingredientes curtirem bem, é necessário tempo e paciência.
Para a receita, no entanto, tive que fazer uma boa busca. Afinal, imagina dois sérvios e uma brasileira tentando trocar receitas e falar de ingredientes em inglês? Na curadoria, me curvei à versão ensinada no Globo Repórter.
+ Veja também: Vamos viajar pelos sabores do mundo? As delícias do Catar
O Ajvar é perfeito para entrar no menu de petiscos durante o jogo: dá pra servir com torradinhas ou fatias de pão. De quebra, a receita leva pimentões, muito presentes na culinária espanhola. Aí, já fica como homenagem à Espanha e a goleada de 7×0 em cima na Costa Rica. Testemunhei uma Madri em polvorosa na última quarta, que mostra bem o tamanho da paixão dos espanhóis pela bola.
Mas, chega de papo! Vamos aprender a receitinha? Ainda dá tempo e pode ser terapêutico cozinhar para conter a ansiedade da estreia. Sou dessas!
Ajvar (Pasta de pimentões)
Ingredientes
- 2 kg de pimentões
- 2 berinjelas
- 200ml de azeite
- 20 g de açúcar
- 20 ml de vinagre tinto
- Sal a gosto
Preparo
– Comece grelhando os pimentões em uma chapa quente, cuidando para que fique chamuscado por todos os lados. Também é possível fazer o processo no forno, assando cada lado por meia hora, até que fique com a casca escura e macia.
– Retire a pele e descarte as sementes;
– Repita o processo com as berinjelas. Se for usar o forno, é possível colocar os dois ingredientes juntos para assar;
– Use um processador ou um liquidificador no modo pulsar, para picar e misturar. O ponto ideal é com aquele aspecto bem pedaçudo.
– Coloque a mescla em uma panela com o vinagre e o açúcar e cozinhe por meia hora;
– Depois, entre com o azeite e deixe mais uma hora;
– Por fim, tempere com o sal e cozinhe por mais 20 minutos.
– Agora, é só deixar ficar na temperatura ambiente e servir com pão ou torradinhas.
*Como sou a favor do desperdício zero, calcule o quanto vai usar e guarde o excedente em um vidro esterilizado. De acordo com a chef Vânia Krekniski, que também é minha conselheira gastronômica nas horas vagas, é possível manter o preparo na geladeira por, pelo menos, um mês.
>>> Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!