Treine os membros inferiores

Muitos praticantes, principalmente homens, negligenciam o treinamento dos músculos do membro inferior. Entretanto, este conjunto muscular exerce papel importante na sustentação do peso corporal, no equilíbrio e na locomoção, incidindo diretamente em atividades cotidianas e diversas modalidades esportivas.

O condicionamento precário ou o desenvolvimento desequilibrado de tais músculos se traduz em ineficiência na realização de uma série de movimentos corporais, o que pode favorecer lesões, além da ocorrência de desvios posturais.

Merece atenção, da mesma forma, o fato de que a contração dos músculos posteriores da perna auxilia no mecanismo de retorno do sangue venoso. Logo, o fortalecimento desta musculatura atua na prevenção do surgimento de varizes e outras complicações decorrentes da insuficiência na circulação venosa.

Não podemos esquecer, também, que alguns dos principais músculos do corpo humano, em termos de tamanho e força, estão no membro inferior. Por esta razão, um programa de exercícios resistidos que recrute integramente este segmento corporal é extremamente funcional no emagrecimento, ao promover a conservação e o desenvolvimento da taxa metabólica basal, assim como ao contribuir com a demanda energética durante o treino e com o gasto calórico elevado que continua após os exercícios.

Outro aspecto questionável, ainda, é a desarmonia existente na própria estética corporal, a qual é o objetivo primário de alguns praticantes. Com frequência observamos indivíduos com os músculos do membro superior extremamente desenvolvidos em contraste com a musculatura do membro inferior, sinal de um descompasso na forma que conduzem o treinamento dessas regiões.

Quer saber mais? Mande um email para jrbarao@gmail.com.