Um brinde a nós pela estreia da coluna… melhor ainda, pela discussão que iniciaremos, pelos novos conhecimentos sobre um dos mais prazerosos temas oferecidos pela natureza! Se fosse para anunciar um brinde? Talvez dissesse simplesmente: viva o vinho! Por quê? Não há como adjetivarmos o vinho com lógica. Sem ela, com emoção, levaríamos anos.
 
Poderíamos somar a esse brinde, além do vinho, uma evolução de cultura geral? Obviamente, a história envolvida, a geografia comum e própria das regiões vinícolas… e as sensações, claro, as sensações!

continua após a publicidade

Assim, advirto: não ficaremos num simples brinde, avançaremos de corpo e alma… e paladar, sem dúvida, para um aprofundamento nos conhecimentos, na degustação mais técnica, passo a passo, de maneira mais objetiva e clara possível, menos tediosa e mais prazerosa. Vamos além, se você me permitir, para pontuação, indicações, relação entre custo e benefícios, viagens enogastronômicas etc.

O importante disso tudo é brindarmos novamente, a cada encontro, seja com champanhe, espumantes do mundo, vinho tinto, rosé ou branco, ou em pequenas taças com vinhos licorosos.

Então separe uma taça e me espere, porque aqui estarei, para reconhecermos juntos aquilo que está a nossa frente, ao nosso alcance, porém não temos a paciência ou sensibilidade para reconhecermos. Não é complicado, tampouco maçante, é um momento de filosofia emotiva, algo pouco racional, mais sensorial, é um estilo de vida que se entra por prazer, por você mesmo, sempre em companhia escolhida a dedo. E aí vai a primeira lição: não se harmoniza vinho com momentos desagradáveis, para isso tem o resto das bebidas alcoólicas.

continua após a publicidade

Até o próximo encontro.

Cheers!

continua após a publicidade

Waldick Garrett é Sommelier, foi Presidente da ABS-PR – Gestão 2008-2010, membro e fundador da tradicional confraria curitibana Cavaleiros do Tastevin, foi júri das Revistas Veja Melhores Restaurantes de Curitiba (2008-2010) e Revista Prazeres da Mesa Melhores Vinhos de 2012, além de redigir várias matérias para revistas e jornais sobre o mundo do vinho, foi convidado para os premier tastings da grande safra de 2005 em Bordeaux pelos 5 Premier Cru Classé, destacando o Chateau Margaux, na companhia de Paul Pontallier. Viajou o mundo atrás de bons vinhedos, como França (Bordeaux, Borgonha, Sul do Rhone, Champagne, Loire etc) Norte da Itália, Chile e Uruguai. É Também escritor de literatura fantástica, sendo Comendador Literário Internacional BRA-POR, ocupando uma cadeira na Academia de Cultura de Curitiba e é Oficial da PMPR.