Saudações amigos. Quantas vezes ouvi na rua e até mesmo de parentes, algo do tipo: “ Legal isso de fazer musculação, só cuidado, porque se você parar de treinar perde tudo e vira gordura”. E aí, será que isso é verdade? E se for, até que ponto?
Pois bem. Para aqueles que querem apenas uma resposta simples e direta, ela poderia ser tanto um: “pode ser”, quanto um: “não necessariamente”.
Agora, quem deseja entender o porque dessa resposta que parece e é paradoxal, precisa entender os dois principais fatores envolvidos, e como eles se relacionam entre si:
1) Princípio da Reversibilidade: Manter uma massa muscular que não está sendo mais usada não é econômico para o organismo, pois cada quilo de músculo extra consome muita energia. Dessa forma, ao parar de fazer musculação seu corpo sempre vai tender a voltar ao seu biotipo original. Mas aqui existe um fator chave e muito importante, porque quanto maior o tempo de consolidação e continuidade dos resultados, menor será a velocidade e a atuação desse princípio.
Chamamos de consolidação o tempo que leva para o processo do corpo ganhar massa muscular e essa massa se tornar verdadeiramente sua, de forma que períodos sem treino não causem perda alguma de massa muscular. E muito pelo contrário, pois em alguns casos devido a tanto tempo de estresse imposto ao corpo e à rotina árdua de treinamento ao voltar das férias, muitos indivíduos de tempo médio e longo de treino voltam até com algum peso de massa muscular a mais.
Por outro lado, quanto menor o tempo de consolidação, ou seja, de treino e de resultados mantidos, mais rápido o corpo tenderá a voltar em seu biótipo original conforme falado acima.
2) Princípio da Sobra Calórica: Esse é outro fator que pode ser muito determinante para responder a essa pergunta, principalmente no que concerne na crença do músculo virar gordura. É certo que indivíduo que treina hipertrofia gasta muita energia nos treinos, e principalmente na recuperação da musculatura micro lesionada e para isso come muitas calorias diárias, na forma de alimentos saudáveis.
Entretanto, quando este indivíduo para de treinar seu corpo já não precisa mais de tantas calorias. Porém sua fome não passa e ele continua comendo a mesma coisa (senão mais), de forma que essas calorias começam a sobrar na forma de gordura.
Para concluir, é importante acrescentar que, apesar da idade ser um fator responsável pela perda da massa magra, indivíduos com boa alimentação e que praticam musculação estão imunes a ela e ganham e mantêm massa muscular de forma muito semelhantes aos mais jovens, quando em boas condições de saúde, é lógico.