Saudações amigos. Estes dias escrevi um texto falando sobre a dificuldade em encontrar disposição para acordar cedo e ir treinar no frio e um grande profissional, o qual admiro muito aqui da Tribuna me falou que no seu caso o problema não é ter disposição, e quem o conhece sabe que ele tem e de sobra.
Porém, o que segundo ele afeta mais é a gripe que aparece depois de levar aquele vento frio de Curitiba, no dia anterior. Então pensei em algo que pudesse contribuir substancialmente e que fosse acessível a qualquer pessoa que queira fortalecer sua imunidade.
Vários estudos demonstram que realmente a vitamina C é uma importante aliada do nosso sistema imunológico. A vitamina C acelera a produção dos leucócitos, que são uma das células de defesa do corpo, aumentando assim a resistência as infecções. Todos pensam que sempre o suco é a melhor opção por ser uma maneira mais fácil de ser consumida, mas deve ser tomado rapidamente. Mesmo armazenado na geladeira, ele tem seu potencial vitamínico diminuído. Frutas cítricas como a acerola, o limão, a laranja, o morango, o tomate e vegetais como couve flor e brócolis também são boas fontes dessa vitamina. Na falta de encontrar esses alimentos in natura um suplemento pode corrigir esse déficit. O resveratrol é outro elemento natural que tem demonstrado muita eficácia no processo anti envelhecimento, além de ter diversos estudos científicos comprovando que ele ajuda na prevenção e tratamento de diversos tipos de tumores. É encontrado no suco de uva integral e no vinho. Possui um forte poder antioxidante fortalecendo as células de defesa do corpo.
O alho também é um excelente antibacteriano, além de prevenir doenças cardiovasculares. Pesquisas arqueológicas demonstraram que ainda no antigo Egito, há cerca de 3.000 anos a.C., o alho já era usado como medicamento. Um dos alvos do alho é a bactéria H. piloro, associada a alguns tipos de úlceras e tumores no estômago.
A vitamina A também é importantíssima para nosso organismo. Um dos papéis desse nutriente é manter as mucosas em bom estado e elas são a primeira linha de defesa do corpo. A deficiência de vitamina A também diminui a produção dos linfócitos T deixando a pessoa mais vulnerável às infecções. Os alimentos mais recomendados pelos nutricionistas são os de origem vegetal como cenoura, manga, abóbora, damasco, batata doce.
Os lactobacilos encontrados em alguns iogurtes e leite fermentado são bactérias do bem que competem com as bactérias ruins presentes na flora intestinal, o que melhora a saúde do intestino facilitando a absorção das vitaminas e minerais.
Ou seja, se formos ver bem basta ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, mas existem casos onde pode ser necessária uma suplementação, que também não é nociva por não se tratar de remédios. Essas foram apenas algumas dicas isoladas, procure um bom nutricionista para lhe montar um cardápio variado e saudável ou lhe indicar qualquer suplemento.