O esporte: valor absoluto e imutável

Saudações amigos! Hoje falaremos de sucesso e reconhecimento. Para nossa sociedade atual, o conceito de sucesso e reconhecimento sempre esteve atrelado a conseguir uma boa e rentável colocação no mercado de trabalho e, é lógico, ser feliz na vida afetiva, etc.

No ambiente profissional, todos sabem o que é uma competição. O próprio mercado é competitivo por natureza, e até aí tudo bem, mas o problema é que nem sempre isso tem a ver com justiça ou merecimento. Por exemplo, aquele colega de repartição que foi promovido em seu lugar, pode nem ser melhor e mais competente que você, porém ele é filho de um primo do chefe, e como todo mundo sabe, o famoso Q.I., neste caso, é quem indica.

Ou quando o indivíduo doa a vida inteira pela empresa e ao final de anos de carreira é mandado embora, pois a empresa foi vendida para um grupo maior, onde a pior perda é o desaparecimento de toda uma vida e história por aquele emprego, ou no caso, por aquela pessoa jurídica. Atualmente as coisas estão ficando cada vez mais impessoais. Infelizmente a história, a tradição e os valores cada vez mais perdem lugar.

Logo, se buscar esse reconhecimento e ser reconhecido na carreira e no mercado de trabalho pode gerar alguma frustração. Também em outras situações da vida existem frustrações no que diz respeito a se sentir reconhecido e valorizado. Como quando o indivíduo se vê no meio de uma crise de relacionamento pessoal e amorosa, onde a outra parte que ele confiou por anos o trocou por algum outro parceiro.

Logo, tanto a frustração profissional quanto a frustração sentimental afetam o modo como a pessoa se sente e é reconhecida pelo outro e pelos outros. E isso começa a afetar o modo como ela enxerga a si própria, deixando-a passiva em relação a vida.

Mas felizmente existe o esporte. Sim, são muitas as pessoas que se sentem felizes, realizadas e reconhecidas quando deixam o esporte entrar em suas vidas. O esporte é uma forma justa e equânime de competição, de lutar por seu lugar, onde as regras são as mesmas para todos, independente de qualquer outra condição social, financeira, etc.

Se, devido ao tempo e as circunstâncias, um contrato de trabalho pode ser rompido ou aliança de casamento pode perder seu significado, por outro lado um troféu ou uma simples medalha nunca perdem seu valor e nunca serão apagados, pois remetem e simbolizam a vitória sobre si mesmo, que é a única coisa que deve importar e somente o esporte ensina isso.

Ganhar uma medalha em qualquer esporte não tem preço e isso deve começar já na infância. Não é a toa que os países mais desenvolvidos investem grandes quantias em esporte e educação e o bom desempenho em um favorece e facilita para o aluno em outro, e vice versa. Invista você também nessa idéia e deixe o esporte transformar sua vida.