Saudações amigos! Hoje continuamos a falar sobre a “vista cansada” e suas conexões com a musculatura dos olhos. Pois bem, depois de sair do médico sem ter apresentado nenhum problema a não ser a tal da vista cansada, continuei pesquisando por conta até que cheguei no que é conhecido por “método Bates”. Segundo doutor Bates, famoso oftalmologista conhecido por tratar a visão usando técnicas de ginástica e relaxamento, o método proporciona uma melhoria substancial da visão. Vamos aos principais e mais importantes exercícios:
1. Empalmação
Este exercício promove o relaxamento dos nervos sensoriais, livrando da tensão física e mental. Sente-se com os cotovelos apoiados em algum local (uma mesa ou escrivaninha). Mantenha nuca e coluna eretas, confortáveis e relaxadas. Cubra os olhos com a palma das mãos em concha sem tocar os olhos, eliminando toda a luz. Se o exercício for feito corretamente, você sentirá seus olhos como veludo negro, livres de cores e imagens. Quanto mais relaxado você estiver, maior o grau de escuridão. Não conseguir escuridão total significa que você ainda não está plenamente relaxado. Quanto mais escuro você perceber, maior o seu grau de relaxamento mental. Isso pode ocorrer em cinco ou dez minutos. Depois de tirar as mãos dos olhos, pode-se ver com mais nitidez os objetos que nos rodeiam.
2. Luminosidade
Sentado, relaxadamente mire o sol com os olhos fechados. Quando suas pálpebras amornarem com o calor, vire a cabeça lentamente para os lados e volte à posição inicial por alguns minutos.
3. Piscar
Habitue-se a piscar regularmente, 1 a 2 vezes a cada 10 segundos, para limpar e lubrificar os olhos.
4. Visualização
Olhe ao seu redor e mire qualquer objeto que esteja a uma distância de pelo menos três metros de você. Procure pormenores. Por exemplo: veja o guarda-roupa; depois se detenha na porta dele; procure o puxador; depois a fechadura; e por último o buraco desta fechadura. Mesmo não podendo vê-los, procure-os e veja-os mentalmente como você sabe que eles são. Tente repetir a visão do mesmo objeto seguidamente por vários dias. Escolha por dia pelo menos três objetos para procurar detalhes.
5. Focalização
Coloque um objeto bem próximo a você e procure outro que esteja pelo menos a seis metros de sua distância. Ele deve ser de um tamanho confortável à sua visão. Focalize o primeiro por alguns segundos, depois focalize o outro por mais alguns segundos. Faça isso várias vezes, sempre num movimento contínuo e constante.
Estas coisas simples fizeram muita diferença para mim e gostaria de deixar aqui meu testemunho, pois outros podem se beneficiar também. Grande Abraço!