“André, parabéns pelos seus textos. Algumas perguntas: primeiro, o que é mais importante ter ou saber para se tornar um fisiculturista? Segundo, muitas pessoas falam que o Fisiculturismo não é esporte e sim Vigorexia que seria uma doença. Na sua opinião qual é a diferença entre um Fisiculturista e um Vigoréxico, já que ambos são apegados em demasia ao corpo? Abraços, Adônis.
Saudações Adônis! Muito grato por escrever. Para ficar com um corpo de fisiculturista não importando se você é homem ou mulher, é preciso antes de falar em outras coisas: ter o “espírito” do Bodybuilder (Fisiculturista) incorporado dentro de si.
É muito difícil explicar o que significa isso. Mas é assim: uma espécie de sofrimento auto-imposto (dietas rígidas, treinos árduos, corpo sempre dolorido, etc) que no final nos geram a glória. Mas que glória é essa?
A glória que vem da metamorfose do nosso ser fraco, guloso e preguiçoso em um ser forte, disciplinado, destemido. E essa transformação ocorre (ou não) a todo momento, quando escolhemos um alimento mais saudável no lugar de um mais “gostoso”. E quando trocamos nossa zona de conforto por procurar maneiras mais árduas de treinamento.
Também quando temos prazer em não beber, apenas assistimos os outros se estragarem e não temos vontade nenhuma de fazer isso porque estamos com a mente 100% focada no que estamos fazendo. É impressionante o quanto as verdades podem doer, mas se você tem preguiça de fazer tudo isso ou não consegue abdicar de certas coisas, esqueça: você nunca ficará com um físico de campeão.
Não conheço ninguém que tenha modificado o seu físico que não tenha amor em encontrar um tempo para ir comprar, selecionar os melhores alimentos, prepará-los de forma rápida e levá-los consigo durante o dia. Porque nem todos dispõe de algum empregado, mãe ou esposa para fazer isso. E para conseguir ter ganhos sólidos, o atleta tem que assegurar a continuidade desse processo. E ir ao supermercado comprar coisas saudáveis não é tão rápido assim, porque muitas vezes os ingredientes saudáveis não são fáceis de ser encontrados e decifrados nas gôndolas e prateleiras dos supermercados
Se você não se identifica com o que estou escrevendo, provavelmente você nunca ficará bom de verdade. E se ficar ainda que por um tempo, não terá entendido o porque fez tudo isso.
E nessa hora provavelmente já estará com o psicológico desequilibrado. Ora se achando muito grande, ora muito pequeno e não se sentindo “em casa” (bem) em lugar e tempo algum. Então isso não é Fisiculturismo e sim Vigorexia e agora acabamos de responder a segunda pergunta.
Vigorexia é uma doença que se caracteriza por transtorno psicológico. O indivíduo, geralmente homem, deixa tudo para trás e só pensa nisso, sofrendo porque se acha pequeno quando na verdade não é. E a opinião dos outros é a coisa mais importante para ele. O fisicuturista treina para si, o vigoréxico para os outros. O fisicuturista tem amor em puxar ferro, o vigoréxico tem falta de amor próprio.