Da série “mitos”: é verdade que tomar muita água emagrece?

Olá amigos. Antes de mais nada, prefiro inverter o raciocínio: tomar pouca água faz com que uma pessoa não consiga emagrecer.

Porque é um raciocínio muito simples. Toda vez que o corpo detecta que está sendo ingerida pouca água, ele começa a reter toda a água possível, para se prevenir da escassez. Entretanto, quando detecta que a ingestão é aumentada, ele não tem mais necessidade de retê-la, logo fica com todo seu sistema renal e linfático funcionando com perfeição e eficiência, o que é imprescindível para se conseguir emagrecer.

E é por conta disso que, ao regularizar a ingestão de água, todas as pessoas tem essa percepção que conseguiram emagrecer mais. Só que isso se dá devido a recuperação das funções normais do corpo e não através de algum outro processo especial pelo qual a água queimaria gordura. É certo que, ao aumentar a ingestão de água, ficamos muito mais saciados, o que acaba por diminuir a quantidade total de comida ingerida, o que também influi muito positivamente nos resultados.

Devemos tomar no mínimo 2,5 litros de água por dia. Mas procure tomar a maior parte de água pura mesmo, pois ela é melhor e mais rapidamente absorvida que qualquer outra bebida, como chás e sucos, que possuem partículas que precisam ser separadas antes de serem distribuídas para o resto do corpo.

Outra coisa importante é não tomar líquidos nas refeições. Isso aumenta muito a parede estomacal, abrindo espaço e dando a sensação de sempre ter mais fome. Além da questão de dificultar a ação do suco gástrico, por diluir muito sua acidez. Então, limitar-se a um copo pequeno caso seja realmente difícil mastigar sem líquidos.

É importante salientar algo que temos alertado de maneira muito clara já a algum tempo: Não existem soluções em isolado. É um conjunto de correções e ações. Conhecimentos adquiridos que devem se tornar ações, e por fim hábitos consolidados.

Entender a importância da água e a forma de corrigir isso na sua vida é apenas uma delas. Mastigar mais é outra, eliminar o açúcar industrial da dieta é outra, diminuir o sal, enfim, fora toda a parte de fazer exercícios, o que fazer e o quanto fazer.

É triste e patético as pessoas que acham que conseguirão aprender e colocar tudo em prática sozinhas, num tempo otimizado, ou que pelo menos dê retorno proporcional às expectativas que elas tem em relação a isso. Fóruns de internet, revistas de dieta, e copiar a dieta da blogueira famosa da internet também não. Para isso que existem os nutricionistas, educadores físicos, etc. Não se iluda.

Cada vez mais pessoas estão vendo a importância de contratar esses profissionais para gerenciar sua saúde da mesma forma que se contrata um engenheiro para reformar sua casa. Pense nisso, grande abraço!