Xô, frio!

O mês mais frio do ano está começando e nós ajudamos você a incrementar suas refeições no melhor estilo “curitibano”: no aconchego do lar, cercado de gente querida e boa de garfo. Pra quem já está cansado do fondue, há versões muito criativas que podem ser levadas à mesa na panela com rechaud ou em modelos que conservem bem a temperatura – como barro e pedra-sabão. Experimente!

Fondue de frutos do mar

Ingredientes

1 litro de água
100g de camarões miúdos
100g de lulas
1 posta de namorado ou anjo
2 tomates sem pele e sem sementes
1 colher (sopa) de cebolas picadas
Sal e pimenta do reino
Peixe em cubos e camarões grandes

Modo de preparar

Doure levemente a cebola. Acrescente os tomates, os camarões, as lulas e a posta de peixe. Coloque a água e deixe cozinhar. Coe o caldo e coloque na panela de fondue. Cozinhe neste caldo cubos de 2cm de peixe – que pode ser linguado, salmão, anjo, namorado – ou camarões tamanho médio ou grande. Tenha o cuidado de escolher peixes com carne firme. Guarnecer com molhos da sua escolha e pão italiano. O caldo poderá ser dividido entre os presentes.

***

Fondue mineiro

Ingredientes

1 xícara (chá) de fubá
500 ml de água
1 tablete de caldo de carne
calabresa desidratada
sal e alho a gosto
3 folhas de couve picadas (bem fininhas)
1/2 kg de linguiça suína defumada
(aperitivo) cozida
1/2 kg de copa lombo defumado frito
15 almondegas de carne moída fritas
Molho de tomate

Modo de preparar

Bata no liquidificador o fubá e a água fria. Coloque numa panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por aproximadamente 25 minutos ou até a consistência de uma sopa grossa. Adicione o sal, o alho e o caldo de carne. Misture bem. Acrescente uma pitada de pimenta calabresa e prove sempre, porque existem pimentas muito mais ardidas que outras. Quando o tempero estiver ao seu gosto, deixe ferver por mais 5 minutos, desligue a chama e reserve. Forre três cumbucas de louça com a couve picada. Uma para cada carne para que as pessoas espetem com o garfo e aqueçam no angu e passem no molho de tomate antes de comer.

***

Fondue oriental

A receita de Luiz Domingues, chef do Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos, combina carneiro e grão de bico.

Ingredientes

1 kg de carne de cordeiro cortada em cubos
2 xícaras de grão de bico
4 iogurtes naturais
2 pães sírios cortados em
quadrado e torrados
1 colher (café) de pimenta do reino
5 dentes de alho socados com
um pouco de sal
1 colher (sopa) de hortelã seca
3 colheres (sopa) de snoobar
ou castanhas partidas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo
2 litros de água
Sal

Modo de preparar

Na véspera, coloque os grãos de bico de molho na água. À parte, doure o snoobar ou a castanha com colher de manteiga e reserve. Refogue a carne com uma parte do alho socado. Adicione a água e deixe cozinhar. Quando estiver quase cozida, junte os grãos de bico escorridos e mantenha no fogo até que fiquem macios. À parte, misturar o iogurte com um pouco de alho socado, a hortelã seca e o sal. Numa travessa refratária coloque a carne. Por cima, espalhe os grãos de bico e cubra com o iogurte temperado. Numa frigideira, doure o restante do alho na manteiga, o snoobar e despeje sobre os outros ingredientes. Sirva quente com arroz e o pão sírio torrado.

Dos Alpes suíços

Fondue significa queijo fundido ou derretido. Originária da Suíça francesa, conta-se que no século XIII moradores dos Alpes suíços tiveram uma superprodução de queijo que endureceu com o inverno. Para evitar a perda e conservá-los, derreteram o excesso produzido e acrescentaram kirsch (bebida alcoólica de cereja produzida ali)., A iniciativa virou um prato degustado no inverno.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna