Aos 17 anos, Taís Araújo ficou em dúvida entre estudar Odontologia, ou seguir a carreira de atriz. Escolheu a segunda e hoje reluz feito ouro na pele da protagonista de Viver a vida, novela da Globo. A atriz de 31 anos, e mais de dez de carreira, se lembra exatamente do caminho que percorreu para chegar até aqui. “Eu não tinha em quem me espelhar quando comecei”, conta. “Todos os atores negros eram mais velhos. Hoje, sei que garotas da minha cor olham para mim e sabem que podem sonhar mais alto. Isso tem valor social!”, diz, orgulhosa de suas vitórias.

continua após a publicidade

Carioca do Méier, zona norte do Rio de Janeiro, Taís é filha de pai economista e de mãe pedagoga. Sagitariana irrequieta, começou no teatro amador aos 11 anos. Aos 16, soube que a extinta TV Manchete abrira testes para a novela Tocaia grande. “Fiz e passei!”, lembra. Quando gravava as últimas cenas, tomou coragem e bateu na porta do diretor Walter Avancini para garantir uma vaga na trama seguinte, Xica da Silva. “Ele disse que seria bem difícil. E eu, que não estava certa se devia seguir a carreira de atriz, fazer intercâmbio ou tentar a faculdade de odontologia [ela é aficionada por dentes], desanimei.” Quando já pensava em um plano B, foi chamada para interpretar a personagem principal.

Engajada, Taís afirma à revista Nova – onde brilha na capa -que nunca sentiu vergonha de relembrar sua origem: “Tenho certeza de que meu jogo de cintura e bom humor para contornar as dificuldades da vida vêm dessa escola. Meus pais sempre batalharam para oferecer a melhor educação a mim e a minha irmã (hoje, médica). Quando fiz 8 anos, nos mudamos para um condomínio na Barra da Tijuca. Mas minhas lembranças de infância mais gostosas são do tempo do Méier: brincar na rua, pedir doce em festa de Cosme e Damião… Na Barra, os costumes eram mais refinados, as relações, menos calorosas”.
Da Redação

A volta de Sherlock

A nova versão das aventuras do detetive Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro Doutor Watson, personagens criados pelo médico e escritor escocês Arthur Conan Doyle, é uma das promessas de sucesso para este ano no cinema. Na história, várias vezes levada às telas, o detetive Holmes frequentemente se envolve em investigações de crimes aparentemente sem solução. A direção é do britânico Guy Ritchie. Além de Downey Jr. (foto) o elenco traz também Jude Law e Rachel McAdams. A estreia de Sherlock Holmes (da Warner) no Brasil está prevista para 8 de janeiro.

continua após a publicidade

Segundo Conan Doyle, Sherlock Holmes viveu em Londres, num apartamento na 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903, durante o último período da época Victoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Hoje esse endereço é um museu dedicado a Sherlock Holmes. Ele ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva. Uma de suas marcas registradas, a frase: “Elementar, meu caro Watson”, foi criada no teatro, assim como, o cachimbo curvo do detetive.
Da Redação