Três dias de festa

O artista Claudio Seto será homenageado com um tributo realizado na Praça do Japão, em Curitiba. Seto faleceu no ano passado, no dia 15 de novembro, deixando uma legião de amigos e fãs, que querem eternizar sua memória através deste evento.

No Tributo a Claudio Seto, serão realizadas três cerimônias religiosas para lembrar um ano de falecimento e também apresentações culturais, homenagens públicas, exibição de vídeos e de obras de Seto em todos os setores que ele atuava (pinturas, ilustrações, charges, jornais, bonsais, fotografias, haicais e livros).

“Além de homenageá-lo, este tributo visa divulgar e valorizar a arte e a cultura permitindo que, mesmo não estando mais fisicamente entre nós, Seto continue realizando aquilo que sempre fez com maestria em vida: reunir os amigos, incentivar as pessoas em seus projetos, apoiar novos talentos através de exposições e concursos e semear a arte e a cultura nas mais variadas formas e manifestações”, explica Noriyassu Seto, filho do artista e um dos organizadores do evento.

Mestre

Colega de redação, Claudio Seto foi o introdutor do mangá (histórias em quadrinhos japonesas) no Brasil e em vida recebeu os títulos de Mestre e Grande Mestre do Quadrinho Brasileiro. Em 2008, durante a edição do Troféu HQMIX, considerado o “Oscar” dos quadrinhos brasileiros, os premiados foram contemplados com estátuas em forma de samurai, em homenagem ao personagem Samurai, criado por Seto em 1969. Na década de 70, Seto começou a atuar como artista plástico sendo premiado em salões nacionais e internacionais. Em 1975 se mudou para Curitiba e, além de artista, começou a atuar como chargista e ilustrador nos jornais Tribuna do Paraná e Estado do Paraná. Também atuou como jornalista editando jornais da comunidade nipo-brasileira. Escreveu livros sobre imigração e cultura japonesa. Também fazia haikais (poemas) e bonsais (árvores em miniatura).

Escreveu e ilustrou mais de 200 lendas japonesas. Foi o introdutor dos matsuris (festivais) em Curitiba. O multimídia Claudio Seto, que era conhecido como “artista de sete instrumentos”, deixou um grande legado artístico.

Grátis

Apresentar sessões simultâneas de cinema, através de transmissões por fibra ótica, em doze salas instaladas no estado. Este é o objetivo da Rede Estadual de Cinema (REC), que acaba de ser lançada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, por intermédio do Museu da Imagem e do Som (MIS).

As exibições irão ocorrer em cine-teatros localizados em Andirá, Apucarana, Arapongas, Castro, Guaíra, Lapa, Loanda, Londrina, Morretes, Paranavaí, Ponta Grossa e União da Vitória. Juntos, os espaços equipados nestes municípios têm capacidade para receber 5.488 pessoas.

“Com exceção da Lapa, cujo cine-teatro é estadual, todos os outros espaços são municipais. As exibições da REC serão gratuitas e irão acontecer todas as quinta-feiras, às 20h, e domingos, às 15h. O primeiro filme exibido na REC, esta semana, foi “Corpos Celestes”, de Fernando Severo e Marcos Jorge, que ainda não foi lançado comercialmente.
Cintia Végas

Lição

Wagner Moura foi chamado às pressas para ajudar a melhorar a imagem do Ministério da Educação. O “capitão Nascimento” de Tropa de Elite é a estrela da campanha que enaltece o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, fraudado mês passado. As provas foram remarcadas para dezembro, enquanto isso o MEC investe na propaganda. A um custo estimado de R$ 300 mil.

Especialidades

Dita Von Teese, a estripper e Paulo Coelho, o escritor brasileiro especialista em ocultismo, estão juntos. Segundo Coelho ,contou, pelo Twitter, ele vai escrever o próximo show da dançarina.

O escritor decidiu revelar pelo microblog porque ele e a artista burlesca se seguem no Twitter e colocou, junto com uma foto tirada em março de 2009, três alternativas.

“Por que nos seguimos no Twitter? a) inteligência b) vou escrever o próximo show dela c) somos apenas bons amigos (não espero que vocês acreditem, claro, porque vocês podem ver nos olhos dela, mas é verdade)”.

Pouco depois o mago acabou com o suspense e avisou a seus seguidores que as três opções estão corretas, além de informar que a foto foi tirada depois do show de Dita no Crazy Horse, onde a moça executou sua performance dentro de um copo gigante de martini.

Marketing

Para atrair ainda mais os leitores para o lançamento do livro O seminarista (Agir, 2009), de Rubem Fonseca, o site oficial www.oseminari staolivro.com.br disponibiliza um trecho da obra, a sinopse da história e um vídeo no qual o próprio autor lê o conto A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro.

O autor, que odeia aparecer, se deixou fotografar pela primeira vez em muitos anos -pelo filho – para a capa do livro e, com sua leitura está bombamdo nas redes sociais da internet. A voz rouca que sugere mistério está atraindo novos fãs. Gente que adora suspense e mistério está “descobrindo” Rubem Fonseca.

Trama

A trama fala de um protagonista que mata sem remorso algum. Mas a situação toda começa a ficar complicada quando, ao tentar abandonar este seu “trabalho”, percebe que não é tão imune aos efeitos de suas escolhas como deveria ser, e passa a enfrentar os fantasmas de um passado que já deveria estar enterrado.

Tempo a favor

Flávia Alessandra mostra na revista Claudia que o tempo é seu aliado e não um inimigo. Na capa e em uma entrevista descontraída, a estrela de Caras e bocas, mostra que exercícios e boa alimentação são a chave para manter curvas perfeitas, cabelo e pele incríveis. Já o sorriso contagiante requer mais: é preciso saber fazer as escolhas certas. Flávia, casada com o ator Otaviano Costa e mãe de Giulia (com o diretor Marcos Paulo), não se arrepende de ter largado Direito pela carreira de atriz.

As atrizes Betty Faria e Irene Ravache também fazem parte do especial “Linda e jovem” e revelam seus segredos de beleza e bem-estar para as leitoras. Betty explica que sua jovialidade foi conquistada com anos de prática do budismo: “A paz é a fonte da beleza”, diz. Já Irene comenta que seu maior trunfo é o estado de espírito. “O fato de eu estar sempre sorrindo é genético. Minha família tem uma irresistível vocação para a felicidade.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna