Tendência para matar

A tensão pré-menstrual (TPM) é sentida de diversas maneiras. Algumas mulheres ficam irritadas, em alguns casos, transtornadas. Outras ficam mais sensíveis e choram até vendo comercial de margarina. Há quem ache tudo horrível ao seu redor, inclusive a si própria. Algumas ficam mais quietas, não querem falar com ninguém. Enfim, mesmo sem perceber, a grande maioria das mulheres já sofreu desse mal.

Quando se fala em comportamento feminino, a TPM ainda é um dos assuntos mais freqüentes. As mulheres têm as suas histórias para contar e os homens várias piadinhas a respeito, além de um certo receio. Mas, por que a TPM aparece e como diminuir o desconforto nessa fase?

Conversamos com a ginecologista Rosa Maria Neme, do Centro de Endometriose São Paulo, para obter respostas para essas questões.

Pop – Por que as mulheres sofrem com a TPM? Quanto tempo duram os sintomas?

Dra. Rosa – Em geral, a TPM acontece antes da menstruação e está relacionada à queda abrupta dos níveis hormonais, que serão responsáveis pela menstruação. Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores, como a serotonina que explicam os sintomas e sua severidade em aproximadamente 8% das mulheres.

Pop – Existe relação entre TPM e cólicas?

Dra. Rosa – Não são sintomas típicos. As cólicas podem estar relacionadas a outros problemas, como endometriose, por exemplo.

Pop – Quais são os sintomas da TPM?

Dra. Rosa – Os mais comuns são a irritabilidade, alteração de humor, depressão, ansiedade, dores nas mamas, aumento do apetite (principalmente doces), dores de cabeça, inchaço no corpo. Outros como distúrbios do sono, cansaço, dificuldade de concentração, dores musculares e ganho de peso, podem estar presentes.

Pop – Por que a vontade de comer doce?

Dra. Rosa – Esta compulsão está ligada à uma alteração dos neurotransmissores cerebrais, principalmente a serotonina, o que gera uma alteração no centro de controle do apetite, causando este sintoma.

Pop – Como evitar ou diminuir o mau humor?

Dra. Rosa – O ideal é manter uma vida equilibrada. Sabe-se que a prática dos exercícios, além de aliviar o estresse, mantém os níveis hormonais mais estáveis, evitando as alterações bruscas de humor.

Pop – TPM tem tratamento?

Dra. Rosa – Atualmente a utilização de métodos hormonais que bloqueiam a menstruação, como o Sistema intra-uterino medicado com progesterona e o uso de novas pílulas contraceptivas de última geração, que apresentam hormônio com efeito diurético, tem sido consideradas as novas armas no combate à esta afecção.

Giselle Ulbrich

Atrás do rosto meigo se esconde uma fera que aparece todo mês

Aliocha MaurícioTerrivelmente insuportável! É dessa maneira que a minha família me rotula quando estou de TPM. São cerca de dois dias de um completo inferno. Minha mãe diz que ninguém pode me falar absolutamente nada, que arranjo briga, daquelas de se ouvir no condomínio do lado. A alteração de humor é visível até no rosto: testa enrugada e olhar de “não rela que eu mordo”. Agitada já sou por natureza. Mas quando bate a TPM, impossível ficar parada.

Minha mãe já sofreu. Houve um tempo em que ficava chateada, chorava ou brigava. Mas percebeu que a coisa não era com ela e passou a não ligar para os meus rompantes. Meu marido, coitado, como sofre! As coisas pequenas do nosso cotidiano se tornam insuportáveis nesses dias: o tênis ao lado do sofá se transforma no monte Everest dentro da minha sala; a toalha molhada no b,anheiro vira motivo para bate-boca; a louça na pia da cozinha, então! Minha vida está o caos e ele sentado, assistindo futebol! Mas, não se preocupe querido, ainda não senti vontade de te matar (risos)!

Ele até aprendeu a lidar com isso. Procura me ouvir mais do que falar. Me ajuda com as coisas da casa. E chega sempre com docinhos pra me agradar.

Chocolates! Nessa fase me fazem sentir melhor. Devoro uma barra inteira em segundos.

No trabalho, tento disfarçar mas, se quando estou calada, concentradíssima em frente ao computador, já sabem! É a maldita da TPM. Então desculpem, colegas de redação, se já os magoei. Culpa dela! Mas não adianta sair brigando com todo mundo e depois botar a culpa na TPM.

Tá bom, eu confesso. Já fiz isso uma vez. Mas depois bateu um arrependimento!
O melhor mesmo é tentar ficar na boa com todo mundo, nem que seja fazendo um “mea culpa”, assim.

Fora do ar

“Não tiro férias há 42 anos, preciso relaxar.” É por esse motivo que Antônio Fagundes está pensando duas vezes antes de aceitar o convite de Fernando Meirelles para participar da minissérie Som e fúria, da Globo. “Ainda essa semana vou me reunir com a direção para conversar. Está difícil decidir”, diz o ator.

Outra que não quer saber de televisão é Marília Gabriela. Ela já avisou esta “dando um tempo” das novelas. Incomodada com o ritmo acelerado das gravações, que a impediram de se dedicar a outros projetos, ela se sente aliviada com a decisão. “Quero finalizar o meu livro, fazer teatro e focar no meu programa (de entrevistas no canal à cabo GNT).”

Primeira vez

Emanuelle Araújo, a Manu da novela A favorita e vocalista da banda Moinho, fez seu primeiro ensaio sensual aos 32 anos.

As fotos para o site Paparazzo (www.paparazzo.com.br) tiveram clima de romance.
As lingeries em tecidos leves e com tons pastéis contrastaram com a pele morena da baiana, que adorou a experiência.

“Adorei as fotos feitas dentro da piscina. Ficaram lindas!”. O ensaio que durou cerca de oito horas foi clicado por Lucas Bori no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. “Já conhecia esse lugar. Fiz as fotos para o meu CD aqui. A vista é maravilhosa!”, contou Emanuelle.

Morando no Rio de Janeiro desde 2004, ela namora há 10 meses o ator Rogério Romera e garante que só assume um relacionamento quando vira coisa séria. “Só abro a porta da minha vida para um relacionamento longo quando eu acho que ele vale muito a pena”, confessa a atriz e cantora.

Desconto

O filme Star wars: the clone wars, de Dave Filoni, está na “sessão desconto” da Rede Cinemark no Shopping Mueller e no ParkShopping Barigüi. Até quinta-feira, na sessão das 15h, o espectador pagará R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) pelo ingresso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna