Daniel de Oliveira nem imaginava qual seria a nova novela das sete da Globo quando resolveu tirar carteira de motorista categoria A – que habilita para pilotar motocicletas. Dois dias depois de ter sido aprovado no teste de direção, o ator de 28 anos foi convidado pelo diretor Wolf Maia para interpretar o motoboy Duda em Cobras & lagartos. ?Você sabe pilotar moto??, perguntou Wolf. ?Claro! Tenho até carteira!?, gabou-se Daniel. ?Foi uma incrível e feliz coincidência, porque era o tipo de coisa que eu sempre adiava. E, quando realmente precisei, estava pronto?, comemora.
Mas nem só de manobras radicais no trânsito vai viver o mocinho da trama. Órfão de pai e mãe, ele mora num sobrado com os primos e a tia Silvana, vivida por Totia Meireles. Com caráter empreendedor e apaixonado por música, Duda é o tipo que sabe ?se virar? para acontecer na vida. Justamente por isso, cai nas graças de Omar Pasquim, de Francisco Cuoco, o poderoso dono da loja Luxus – cenário de importantes momentos da trama. Este, faz de tudo para uni-lo à sua sobrinha Bel, papel de Mariana Ximenes. Com a jovem musicista, o rapaz, que também é apaixonado por música e não desgruda de seu saxofone, vive uma intensa história de amor. ?Antes de conhecê-la, ele se apaixonou pelo seu retrato. E vai encantá-la ao mostrar que tem bom caráter?, resume.
O jeito descontraído e o ainda carregado sotaque mineiro – não é raro o ator, nascido em Belo Horizonte, soltar expressões como ?trem? e ?uai? – são marcantes até quando ele resolve apontar semelhanças com o novo personagem, com quem diz ainda estar se ?adaptando?. ?Ele é batalhador que nem eu. É o herói da trama, uai?, encerra, com bom-humor.
?Sou intenso mesmo?
Você gosta de ?mergulhar de cabeça? na preparação dos seus personagens. Acredita que o laboratório é mesmo fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho de ator?
Sem dúvida. Claro que nem todos são assim, cada um tem o seu processo. Mas eu embarco mesmo. Foi assim com o Cazuza e agora mais recentemente com Santos Dumont, que eu interpreto num curta-metragem que deve estrear ainda este ano, mas ainda não tem título definido. Até fiz escova progressiva e coloquei uma prótese dentária para ficar mais parecido com ele. E com o Duda não poderia ser diferente. Passo o dia inteiro tocando saxofone, até meus vizinhos já perceberam. Sou intenso mesmo. Fico com a boca caída de tanto assoprar aquele trem. Todo mundo fala que eu vou enlouquecer.
Já que Duda é um personagem tão ?multifacetado?, que tipos de aula teve para interpretá-lo?
Nossa, estou trabalhando demais da conta! Ainda mais que o Duda monta um negócio, a empresa Lagartos Voadores, onde o slogan é ?fazemos o impossível?. Para se ter uma idéia, eles limpam até pixação em topo de igreja. Por causa disso, estou aprendendo muita coisa. Estou tendo aulas de vários instrumentos – teoria e prática -, de rapel, de defesa pessoal, e, antes mesmo de pensar em fazer a novela, já freqüentava a Saara, que é um universo muito bom. Ver o povo, conversar, é a melhor coisa do mundo. Agora não vou tanto porque, ao invés de ver, eu sou visto…
Depois de Cabocla, sua última novela, você se dedicou mais ao cinema. Quais produções faltam estrear?
Em agosto estréia o filme Zuzu Angel, em que eu fiz o Stuart, filho dela. Ainda este ano, tem o curta-metragem sobre o Santos Dumont, e futuramente quero transformá-lo em longa. E ano que vem estréia Batismo de sangue, que foi rodado em Minas, também sobre a Ditadura. Não tem jeito, sou apaixonado por cinema.
Olhos no futuro
Aos 17 anos, Thiago Martins parece um típico garoto de sua idade. Gosta de surfar, tem uma banda de pop-rock – a Guerreiros de Jorge – em parceria com amigos de infância, quando está numa turma gosta de soltar piadinhas, vídeo-game é uma paixão… E, como legítimo representante da sua geração, sonha com uma carreira e uma família bem estruturadas. Aos poucos, a realidade vai dando uma ajuda. Como o Tadeu, de Belíssima, Thiago aos poucos conquista o respeito dos colegas veteranos e amealha fãs por onde passa. ?Estou aprendendo muito. As pessoas são muito generosas comigo e me ajudam bastante?, avalia.
Uma dessas pessoas se transformou em anjo da guarda para Thiago. Quando foi escalado para fazer Maria, mãe de Jesus, longa de Moacyr Góes, conheceu Giovanna Antonelli. Ficaram próximos e ela o indicou para um teste em Da cor do pecado, há dois anos. Como o surfista Sal, Thiago despertou curiosidade.
Antes, ele tinha participado de Cidade dos homens, também na Globo. No seriado, a primeira participação de Thiago foi como um menino rico, morador da Zona Sul do Rio de Janeiro, que se envolvia com os protagonistas numa compra de tênis importado e caro. ?O programa mostrou bem o abismo que existe entre as classes?, observa ele, que conhece de perto essa ?trama?. Morador do Morro do Vidigal, comunidade carente também da Zona Sul do Rio, Thiago viu muitos amigos entrarem no submundo. Na contramão, ele encontrou a arte e há dez anos faz parte do badalado grupo de teatro Nós do Morro. ?As pessoas têm uma idéia errada da favela. Acham que aqui só tem bandido. Esse preconceito tem de acabar. É só dar oportunidade que as pessoas seguem o lado bom?, discursa.
Pés no chão
Um dos projetos a longo prazo desse quase adulto é promover oficinas de interpretação e música para outros garotos, que como ele querem uma saída para a discriminação. Mesmo com a rotina apertada por conta das gravações da novela, Thiago não deixa de ir pelo menos uma vez por semana na sede do grupo teatral. ?Foi ali que aprendi tudo o que sou hoje. Se não tiver cuidado, o sucesso e a fama mudam sua cabeça. Preciso da minha base para não me deslumbrar. Ali eu me encontro e continuo estudando?, argumenta o ator.
No discurso de Thiago, não há nada de visão poética. Ele sabe que o futuro é incerto, principalmente na profissão que escolheu. Por isso, quer estudar inglês e fazer faculdade de Cinema. Outra coisa que pretende é viajar, conhecer o mundo. Desejo que começou ao entrar num avião para fazer a primeira viagem internacional. Justamente para Grécia, onde gravou as primeiras cenas de Tadeu. ?Foram 25 dias maravilhosos. Sentei na primeira classe! Nunca vi um mar tão azul. À noite é tão silenciosa. Não tem um barulho de tiro, um tumulto?, compara, quase ingenuamente, com o dia-a-dia do morro em que mora.
Foi às margens do mediterrâneo que Thiago conversou pela primeira vez com Tony Ramos e Cláudia Abreu. Gente que via quando criança na telinha e que agora faz parte da sua vida profissional. ?Claro que me deu frio na barriga de estar lá com eles, mas o fato de ser um lugar diferente nos deu uma intimidade maior?, explica. Com Tony, Thiago fez fotos que enfeitam a estante da sala, aprendeu muito sobre os deuses gregos e observou mais do que falou. Queria também usar o lugar para compor o tímido e introspectivo Tadeu. ?Algumas pessoas até achavam que ele era homossexual, por causa dessa timidez?, entrega.
Com o passar dos capítulos já ficou claro que o moço gosta mesmo é do sexo oposto. No momento é disputado pelas primas Soraya e Maria João, de Enrica Duncan e Bianca Comparato. Mas o coração de Tadeu ainda bate mesmo por Taís, de Maria Flor. ?Ele vive essa descoberta do amor. Acho que é assim com todo mundo. Vamos ver no que vai dar. Em novela tudo muda?, destaca.
Pagode
No Tudo é possível, Eliana recebe os baianos do Harmonia do Samba. Além de cantar sucessos do grupo, o vocalista Xanddy, que acaba de se separar da dançarina Carla Perez, vai revelar alguns detalhes de sua vida pessoal no quadro Verdadeiro ou falso. E ainda tem o humorista Tiririca que vai ao programa lançar seu livro de piadas. Às 14h, na Record.
Futebol
Na segunda parte do reality show MTV Goal, produzida pela MTV Europa, os telespectadores conferem o dia-a-dia de dez jovens talentos promissores do futebol, de dez países diferentes. As câmeras da emissora acompanham os atletas dentro e fora de campo, registrando desde os treinos até as festas que eles participam. Entre os escalados está o brasileiro Nilmar, jogador do time paulista Corinthians. Às 20h30, na MTV.
Policial
Na Record, a atração da noite é o filme Justiça vermelha, com Richard Gere, Lin Bai e Bradley Whitford. Um advogado bem sucedido vai até a China para fechar um negócio milionário, mas após uma noite de prazeres acorda com o corpo de sua parceira ao seu lado. Acusado pelo crime pela polícia local, a única esperança que ele possui é uma advogada chinesa indicada pela corte para defendê-lo. Às 20h30, na Record.
Ação
No Cinespecial do SBT a atração de hoje é O demolidor, com Sylvester Stallone, Wesley Snipes e Sandra Bullock. Simon Phoenix, um dos bandidos mais perigosos de Los Angeles, é capturado pelo policial John Spartan. Mas os dois são condenados – Phoenix por seus crimes e Spartan por excesso de violência. Os dois são ?congelados? para cumprirem suas penas. Em 2032, o mundo vivia em harmonia e a violência era coisa do passado. Mas Phoenix volta às ruas e, para detê-lo, só um policial à moda antiga como Spartan. Então a polícia ?descongela? Spartan e lhe confia a missão de eliminar Phoenix. Às 21h, no SBT.
Comédia
Em Temperatura máxima, a Globo exibe Entrando numa fria, com Robert De Niro, Ben Stiller e Teri Polo. Completamente apaixonada, Pam leva seu namorado Greg para conhecer seus pais. O pai de Pam, no entanto, não simpatiza com o namorado da filha e utiliza todos os meios possíveis de intimidação com um único objetivo: se Greg agüentar até o fim, ele é o homem certo para se casar com Pam. Às 13h05, na Globo.
Reportagem
O Domingo espetacular mostra com exclusividade os bastidores da Disney, um dos passeios mais fascinantes do mundo. No Peru, a equipe de reportagem visita as linhas de Nazca, figuras gigantes encravadas no deserto peruano que só podem ser identificadas sendo avistadas do céu. A reportagem trata dos mistérios que envolvem as figuras e intrigam a humanidade há séculos. O programa ainda aborda as dietas milagrosas: o preço de emagrecer depressa. A reportagem mostra exemplos dramáticos de pessoas que arriscam a própria vida em busca do corpo perfeito. Às 18h, na Record.
Música
O programa Ídolos, apresentado por Lígia Mendes e Beto Marden, terá uma reapresentação especial hoje. Durante duas horas, serão mostrados os melhores momentos das audições feitas nas cinco capitais percorridas por Ídolos: Recife, Rio, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Na edição, serão apresentadas as audições mais engraçadas, os melhores cantores do País; os comentários mais irônicos e sarcásticos dos jurados. Às 14h, no SBT.
Acessórios
Por mais básica que seja, mulher nenhuma descuida dos acessórios. Não importa o estilo, ou se ela presta mais atenção aos anéis, óculos, ou bolsas. O fato é que ela se importa.
Por isso, depois de antecipar as tendências de moda outono/inverno que marcas nacionais badaladas vão desfilar entre amanhã e sábado, na 14.ª edição do Crystal Fashion, a Tribuna Pop apresenta hoje algumas tendências em acessórios que estarão nas passarelas montadas no Shopping Crystal.
A Sexxes, por exemplo, propõe bolsas coloridas e cintos de couro com metal, combinando com as botas, que prometem ser tudo na nova estação. Tudo afinado com o que define o estilo sexy, ousado e irreverente das roupas da marca para a juventude adepta da linha fit, perfeita para as magrinhas de manequim entre 32 e 42.
Focada neste público, a única marca paranaense no evento de moda que coloca Curitiba no roteiro nacional do setor desfila no sábado sua coleção de blusinhas, casaquinhos, jaquetinhas e jeans de cortes justos. Chega aos dez anos com lojas próprias em cinco shoppings de Curitiba e conquistando mercados importantes do Brasil e do exterior.
Com uma história construída a partir do jeans de cortes justos e lavagens diferenciadas, a Sexxes já vende para a juventude de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, além da Espanha, Portugal e França.
Tudo em cima
Entre as marcas que desfilam no evento do Shopping Crystal, a Bob Store dá um show em matéria de acessórios para acompanhar as roupas de outono/inverno no estilo street – rua, dia-a-dia – com estampas gráficas e florais, veludos e tricôs nas cores marinho, vinho, goiaba e verdes.
Entre as bijuterias, mantém-se o espaço conquistado pelos colares e pulseiras nos mais variados materiais, inclusive em crochê e com badulaques recobertos de tecidos.
Combinando com as tendências românticas, muitas florzinhas e pedras, sem contar as gargantilhas de veludo com bordados das peças que também casam legal com o estilo vitoriano das rendas e babados propostos para a estação.
O boné de veludo lembra que no frio deste ano o negócio é fazer a cabeça, inclusive com boinas e gorros, que vão estar com tudo. Além deles, os cachecóis, bem rústicos, de tricô, ou mais clássicos, de lã.
Pra completar, as bolsas, com tachas, super em alta, assim como a camurça, em tons neutros ou fortes, ou o dourado e o cobre, que ultrapassaram as barreiras do verão e também passam o frio na moda.
Charme extra
Fechando a semana de desfiles no sábado, a marca Calvin Klein apresentará a coleção inverno da linha de roupas de baixo, lingeries e para dormir. Tudo clarinho e sutilmente sensual.
Com este enfoque, dificilmente estarão nas passarelas do Crystal Fashion as novidades que a Calvin Klein está lançando em óculos de sol e relógios femininos, que a Tribuna Pop também antecipa pra você.
Os relógios Dress Horizontal estão chegando às lojas dentro da tendência dos braceletes, com pulseiras largas, de mais de 4 cm, em aço escovado polido, e na versão dourada, que usa pó de ouro com titânio sobre o aço.
Nos acessórios que complementam o charme de qualquer visual, a marca se inspira na geometria para produzir uma linha feminina de óculos com tamanhos e cores variados.
Entre os destaques, as imitações de pedras preciosas nas hastes de óculos com lentes degradê. Na peça de lentes redondas a versão um pouco maior do estilo Jaqueline Onassis, que está chegando com tudo. E se a proposta é ousar, há também o modelão gigante, no estilo motoqueiro.