Se você cruzar com Letícia Sabatella por aí, cuidado! Ela pode estar analisando a mente que há por trás de você. Quando a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva decidiu escrever Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado, não imaginava que, um ano depois, seu livro seria usado como inspiração para uma vilã de novela.

continua após a publicidade

E não é uma vilã qualquer, é a Yvone, odiada por 10 entre 10 mulheres que assistem a Caminho das Índias.

Na reta final da trama, Letícia Sabatella (na foto com Ana Beatriz), que dá vida à psicopata, faz aumentar a curiosidade acerca da construção de sua personagem. Afinal, Yvone tem ou não tem coração?

“A Yvone é a encarnação do egoísmo e da ilusão. A proposta que ela faz ao Raul, de nascer para uma nova vida é maravilhosa. Traduz bem as características de um psicopata: frio, dominador e manipulador. Ela me deixa mais maliciosa”, comenta a atriz, que, para dar veracidade à personagem, além de ler o livro de Ana Beatriz, conta com sua consultoria para ensaiar os capítulos.

continua após a publicidade

Diferentemente de outras vilãs de sucesso na TV, a personagem criada por Glória Perez esbarra na realidade com pouca licença poética. À psiquiatra coube justamente o entendimento entre o lúdico e o real. “Psicopatas não são doentes mentais. São pessoas 100% racionais, sem nenhum rastro de emoção, com uma predisposição genética à transgressão. Eles estão sempre manipulando situações para tirar proveito”, analisa a médica.

Aula-show de culinária

Após uma longa temporada de sucesso na capital paranaense, o chef especializado na culinária tailandesa, Ken Kairalla (foto), realiza sábado a sua última aula-show no Mercado Municipal de Curitiba, no projeto Capital gourmet express. Há cinco anos o chef estava a frente do conceituado Lagundri Bistrô Asiático e a partir do próximo mês ele embarca para o nordeste, na Bahia, onde vai comandar o restaurante de um grande hotel, também especializado em comida tailandesa.

continua após a publicidade

O chef vai ensinar aos participantes uma iguaria típica da Tailândia: Panang Neua, Curry Panang de Carne. A Tailândia é um território de aromas e sabores que cativa os mais exigentes goumerts por sua riqueza de ingredientes, criatividade gastronômica e delicadeza na apresentação. A essência da culinária tailandesa combina erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, manjericão e alho, além de mais de 40 variedades de outras especiarias. Os alimentos normalmente são cozidos numa panela wok, junto com ingredientes frescos vindo direto do mercado.

É grátis

O curso acontece sábado, a partir das 11h, no Mercado Municipal de Curitiba (rua da Paz, 6085 – fone 41- 3022-1049 e tem entrada franca), na nova ala de Orgânicos. Os parceiros do projeto são: Centro Europeu, a Prefeitura Municipal de Curitiba, Tramontina, Germer Porcelanas, Mercado Municipal e Capital Gourmet.

Ken Francis é formado em História, mas aos 25 anos resolveu entrar para o universo gastronômico. Em 2001 fez o curso do Senac-PR sob chefia de Oliver Sturm e embarcou rumo à Europa. Trabalhou na Inglaterra e o seu chefe era especialista em cozinha tailandesa, motivo pelo qual Ken decidiu se especializar nessa área. Fez dois cursos na Tailândia, na Escola Oficial de Gastronomia do Governo, sendo o primeiro brasileiro formado naquela instituição.
Da Redação