Rebelde e bonitinha

Desde que estreou na televisão, como a espevitada Eva, na minissérie Sex appeal, de 1993, Danielle Winits quase sempre aparece com roupas e papéis marcados pela sensualidade. Seja na pele da cômica Alicinha, de Corpo dourado, de 1998, ou como a conflitada Marisol, em Kubanacan, de 2003, a atriz se destaca pelas curvas voluptuosas e pelo ar sexy que imprime a todas elas. Com a Sandra, de Páginas da vida, não é diferente. Além dos microvestidos e dos macrodecotes com os quais desfila na frente de Jorge, de Thiago Lacerda, a personagem usa e abusa de ?caras e bocas? e do olhar de ?cão sem dono? para tentar conquistar o bonitão. Para Danielle, o jeito provocante de suas personagens é apenas um traço em comum entre elas. E não a essência de cada uma. ?Todas a mulheres são naturalmente sensuais. Em vez de ficar presa ao estereótipo sexual, me concentro no que as personagens têm de diferente?, minimiza a atriz.

No caso de Sandra, Danielle procurou explorar o lado dúbio da garota. Apaixonada por Jorge, ela não hesita em tirar do caminho do rapaz todas as mulheres que venham a ter qualquer tipo de romance com ele. Além disso, vive às turras com a mãe Constância, de Walderez de Barros, e não se conforma em ser tratada como uma reles ?filha da empregada? pelos membros da família Martins de Andrade. Mas, apesar da ambição e da possessividade, Sandra tem algo de positivo. ?Ela perdeu todos os limites do respeito. É obcecada pelo Jorge, mas tem um lado sonhador e romântico?, contrasta Danielle.

Para captar esta ambigüidade de Sandra, Danielle se baseou em experiências reais. Conversou com amigas e voltou à juventude para buscar lembranças, como discussões com a mãe e disputas por garotos do colégio.

  ?Não acredito em um laboratório específico?. A atriz diz que não se inspirou em ninguém exatamente e criou o jeito de Sandra a partir da personalidade de várias pessoas que conhece. ?Tenho amigas mais próximas que já se assumiram ?Sandras?, mulheres com potencial para amar sem limites?, descreve Danielle.

?Não há nada de mau em ser sensual?

Como você faz para que o papel não seja dominado pela sensualidade?

Caso exista a sensualidade na personagem, ela é apenas um componente da personalidade de alguém, e não há nada de mau nisso. O rótulo de sensual não é problema. A questão é o que se faz em relação a ele.

Você não tem medo de ficar marcada por interpretar apenas o papel da mulher provocante?

Não, porque a sensualidade é uma característica inerente à mulher, e principalmente à brasileira. Nas novelas do Carlos Lombardi, por exemplo, é comum que os personagens sejam fogosos e muito sensuais. Em Páginas da vida, a Sandra explora esse lado para conquistar o objetivo dela, que é conquistar o Jorge. E eu me esforço para dar o meu toque e fazer diferente da personagem anterior.

Suas personagens são sempre mulheres exuberantes. Você ?enfeiaria? para um papel caso fosse solicitada?

Com certeza. Tenho de me permitir mudar sempre que for necessário para a composição mais completa da personagem. Levo humanidade aos papéis e não só o estereótipo sensual.

O que faria você recusar um papel?

Acho importante dar um espaço entre um trabalho e outro, não só em novelas. Meu trabalho depende de leitura e de estudo. Não gosto de emendar personagens, preciso de um tempo para voltar a ficar inteira para compor outra personagem.

O constante assédio dos paparazzi incomoda você?

O pior é a especulação. O limite que tenho de impor, às vezes com necessidade, às vezes sem querer. Isso é realmente cansativo.

Poder sem pudor

Desde que foi chamada para interpretar a Inocência em Cristal, Bárbara Paz resolveu se preocupar ainda mais com a aparência. Intensificou a malhação, passou a usar e abusar de maquiagens e, confessa, buscou em si mesma uma certa malícia para dar o tom certo à personagem. Tudo porque a moça é uma típica alpinista social, daquelas que fazem de tudo para se dar bem na vida. ?Ela não é vilã, porque é amiga da Cristal. Ela está mais para galinha mesmo, uma safada?, dispara a atriz, de 31 anos.

Foi justamente essa personalidade ?deslavada? de Inocência o que mais pesou para que Bárbara aceitasse o convite do SBT. Depois de ter chorado horrores ao viver a personagem homônima da mexicana Marisol, a atriz – que ganhou notoriedade depois de vencer o reality show Casa dos artistas, do SBT, em 2001 -, buscava um tipo alegre, sem o ?peso? da anterior. Para dar ainda mais veracidade à ?devoradora?, e nem de longe lembrar a sofredora mocinha Marisol, ela assistiu a vários episódios da série americana Sex and the city, e se inspirou na mais ?atirada? das quatro amigas. ?Ela é que nem a Samantha, uma tarada que dispõe dos caras como quer?, brinca.

Apesar de estar em sua segunda novela, Bárbara coleciona papéis no teatro e quatro longa-metragens, além de planejar, para quando a trama terminar, dirigir e produzir um curta, ainda sem nome definido. Sem hesitar, ela admite que faz parte do ?time? dos que vêem o teatro como a ?casa? do ator, e é onde ela acredita estar a base para uma boa formação profissional. Por isso mesmo, sonha com personagens de Nelson Rodrigues, como a Geni, de Toda nudez será castigada. Mas, por já ter colhido os frutos de uma ?megaexposição?, não esquece a importância de uma boa e sólida trajetória televisiva. ?Os anos de teatro me ajudaram a ter mais segurança, a confiar no meu taco. Mas é necessário fazer tevê, senão você fica esquecida?, avalia.

Raio X

Nome: Bárbara Raquel Paz;
Nascimento: 17/10/1974, em Campo Bom, Rio Grande do Sul;
Nas horas livres: vou ao cinema, escrevo e pinto;
No cinema: Eu, você e todos nós, de Miranda July;
Música: bossa-nova;
Livro: A cura de Schopenhauer, de Irvin D. Yalom;
Mulher bonita: Monica Bertolucci;
Homem bonito: George Clooney;
Cantor: Chat Baker;
Cantora: Nina Simone;
Ator: Sean Penn;
Atriz: Greta Garbo;
Animal de estimação: tenho um gato preto e branco chamado Capuccino;
Arma de sedução: o olhar;
Programa de índio: ficar em casa vendo tevê;
Melhor viagem: para Barcelona, em 2001;
Sinônimo de elegância: Fernanda Montenegro;
Inveja: uma droga;
Ira: mentira;
Gula: chocolate;
Cobiça: roupas;
Preguiça: acordar cedo;
Vaidade: muita, com a minha pele;
Mania: amar excessivamente;
Filosofia de vida: amar excessivamente.

Ecologia

No Late show, Luiza Mell mostra a terceira reportagem da série Planeta Brasil.

Do Maranhão, a apresentadora mostra os Lençóis Maranhenses, e faz um passeio pelas dunas, onde mostra as lagoas de água doce e fala das espécies que habitam o local. Às 17h, na Rede TV!.

Disputa

Apresentada por Roberto Justus, a terceira edição de O aprendiz volta com mudanças. No programa, 16 candidatos são desafiados semanalmente para conseguir a disputada vaga, desta vez, na americana Wünderman, em Nova York, uma das empresas do grupo do publicitário. O salário do ?contratado? será de US$ 500 mil por ano. Às 20h30, na Record.

Ação

New Jack City – A gang brutal, de Mario Van Peebles. Com Wesley Snipes, Ice T, Allen Payne, e Mario Van Peebles. Em 1986, o número de crianças que já nasciam viciadas era cada vez maior em Manhattan.

A nova onda no mundo das drogas era o craque.

O capitão Stone recorre ao sargento Scotty, um dos policiais mais experientes e que conhecia toda a malandragem da rua e do submundo das drogas, pois já fora viciado. O plano era usar um ex-viciado para descobrir o esquema da gangue e conseguir provas.

À meia-noite e meia, no SBT.

Aventura

O vingador, de F. Gary Gray. Com Vin Diesel, Larenz Tate e Jacqueline Obradors. Sean Vetter e seu parceiro Demetrius cresceram nas ruas de Los Angeles e hoje trabalham juntos como policiais: atuam na guerra contra o tráfico na fronteira entre o México e os EUA. Conhecidos por seus métodos violentos, eles conseguem prender o famoso líder do cartel de Baja, Memo Lucero. Após a prisão de Lucero, Sean finalmente poderia curtir sua mulher. Porém, uma figura misteriosa, conhecida apenas como Diablo, usa de violência para tomar o cartel de Baja e acabar com a tranqüilidade de Sean e sua família. Às 21h, no SBT.

Humor

Em Sob nova direção,Pit descobre que sua melhor amiga, Belinha, tem uma meia-irmã por parte de pai, Danielle, que, preocupada com a futura mamãe, vai visitá-la. Só que as irmãs nunca se deram bem e Belinha morre de ciúmes de Dani, uma médica pediatra bem sucedida, casada com um marido rico, adorada por todos e linda de morrer. Predicados suficientes para deixar Belinha irritada com a sua perfeição e para fazer com que Pit, fascinada, se aproxime dela. Às 23h, na Globo.

Comédia

O pecado mora ao lado, de Billy Wilder. Com Marilyn Monroe, Tom Ewell e Evelyn Keyes. Um homem põe seu casamento em risco quando se envolve num relacionamento com a vizinha durante as férias de sua esposa e filho. Às 3h30, na Globo.

Dança

No Domingão do Faustão, dois casais, Stepan Nercessian e Michele Cerbino, e Robson Caetano e Ivonete Liberato, disputam a final do quadro Dança dos famosos. Os finalistas terão que dançar samba de gafieira, tango e um ritmo surpresa, todos interpretados ao vivo pelo cantor Alexandre Pires. Às 18h, na Globo.

Bonitão

Tá certo que ninguém vai ficar parecido com George Clooney, o ator mais cobiçado pelas beldades de Hollywood, só porque usa este ou aquele cosmético. Entretanto, a busca da chamada boa aparência para competir no mercado de trabalho abriu brechas para a vaidade e a cosmética masculina.

Com isso, a indústria cresce, assim como o leque de produtos de beleza para os homens.A participação desses produtos no mercado nacional de cosméticos ainda é pequena: 2% do total.

Só que de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipec), a comparação do consumo em 1999 e 2005 revela um crescimento de 46% nas compras de desodorantes, preparações para barbear, perfumes e colônias masculinos.

?A cosmética masculina é produto de uma mudança cultural?, define a cosmetóloga Maria Rita Pereira Lemos de Resende. Fundadora da indústria Valmari, ela tem mais explicações para o crescimento e o potencial do setor: pressão da mídia, que mostra o bem-sucedido como um homem que se cuida, mulheres mais exigentes quanto à aparência dos parceiros, e a busca do próprio homem por um maior bem-estar.

O setor cosmético masculino do Brasil ainda é especialmente alimentado pelas compras que as mulheres fazem para os seus homens, comenta a cosmetóloga. ?Em compensação, já é maior a consciência, tanto delas como deles, em relação ao fato de que o casal usar junto o produto formulado para a pele feminina pode provocar mais oleosidade e acne nos homens.?

Existem diferenças na composição bioquímica da pele dos homens e das mulheres. A deles é 25% mais grossa e até 60% mais oleosa, além de contar com a superfície mais áspera e frágil, em função dos efeitos do barbear constante: ferimentos, irritações, pêlos encravados, poros dilatados e manchas.

Mais além

A linha Ousare Men, da Valmari, oferece os produtos para as etapas relacionadas ao fazer a barba e ainda vai além do essencial aos cuidados de beleza masculina. Junto com o sabonete para a esfoliação prévia, musse de barbear e bálsamo pós-barba, também tem o chamado serum nutritivo multifuncional e dois óleos corporais. Os preços vão de R$23,75 a R$41,20.

O serum não é oleoso e promete rejuvenescer a pele do rosto a partir de componentes que renovam e alimentam as células da pele, dão mais firmeza e também suavizam as linhas de expressão. Com as propriedades do óleo de oliva que integra todos os produtos, os óleos de massagem corporal e para o banho são bons para a pele e relaxantes.

Cuidados básicos

Apesar das características diferenciadas da pele das mulheres, os homens também devem usar diariamente o filtro solar para se proteger dos raios nocivos, que podem causar câncer, alerta a cosmetóloga Maria Rita Pereira Lemos de Resende.

A pele masculina, acrescenta, exige cuidados especiais e produtos para compensar a agressão que as etapas relacionadas ao fazer a barba representam. É importante evitar produtos obsoletos, que causam ardências porque contêm álcool, diz ela. ?Produtos modernos são formulados para atenuar a agressão, proporcionar frescor e favorecer a cicatrização.?

Antes de barbear, o uso de esfoliantes, que removem células mortas, retira também a barreira de queratina de volta dos pêlos. Isso permite que a lâmina deixe a pele lisa sem a necessidade de ser passada várias vezes.

Já a musse, ou espuma, ajuda a lâmina a deslizar suavemente, além de conter germicidas, e a loção ou o gel pós-barba acalma a pele e evita a foliculite, inflamação do pêlo, que fica parecendo espinha.

De tudo

Lavanda, fundo amadeirado e baunilha perfumam o kit de seis produtos da linha Leandro Pirolo, que a Racco criou para o público masculino. Os preços variam de R$11,90, caso do desodorante, a R$42,80, valor do perfume. Espuma de barbear, bálsamo pós-barba e hidratante, elogiados por quem provou, estão na faixa de R$25,00 e o sabonete sai por R$11,90.

Funciona

Jornalistas que provaram produtos da linha For Men que a Nivea encaminhou para a redação gostaram dos resultados ao experimentar o que para eles soou como novidade. O editor que usou o bálsamo pós-barba deixou de sofrer com irritações e pêlos inflamados.

O gel de limpeza deu ao colunista político a sensação de refrescância e de redução da oleosidade. O editor que provou o gel esfoliante facial estranhou a textura, que comparou a uma areia fina, e percebeu que deixa a pele mais lisa. Os preços dos produtos vão de R$14,00 para a tradicional espuma de barbear a R$24,35, no caso do esfoliante.

Dicas de compras

Dermatologistas recomendam cuidados na compra de cosméticos masculinos. Para o barbear, indicam espuma às peles normais e com tendência à oleosidade, cremes mais espessos para as secas e gel de barbear às oleosas.

No caso dos cremes para uso diário, os médicos elegem como ingredientes favoráveis os peptídeos, raffermine, tensine, DMAE, e vitaminas A, C e E. Para peles envelhecidas, cremes com ácidos salicílico, glicólico e retinóico, que estimulam a renovação da pele.

Sobre o uso do sabonete do banho no rosto, os especialistas alertam: é melhor evitar porque resseca a pele. É melhor buscar um específico para o rosto, com hidratante ou glicerinado.

Novidade anti-rugas

Líder mundial em produtos anti-rugas, a L?Oréal Paris está lançando um creme unissex que representa uma revolução para homens e mulheres que não gostam da idéia de preencher e reduzir a profundidade das rugas a partir de intervenções médicas. É o Preenchedor colágeno, que presta esse serviço por valor próximo de R$50,00.

Entre os componentes do produto, destacam-se o chamado boswelox, que relaxa as microcontrações que a pele sofre com as expressões faciais e deixam marcas. Tem ainda a novidade das bio-esferas de colágeno, que penetram na camada abaixo da pele, captam a água dali para inflar e preencher as rugas a partir do seu interior. Marcas ao redor dos lábios e entre as sobrancelhas são os principais alvos do produto.

Perfumados e naturais

Especializada em cosmética natural, a Natuflora lançou dois produtos masculinos. Com fragrância amadeirada, a loção hidratante conta com embalagem spray e proporciona uma absorção rápida pela pele. O desodorante também perfuma, seca rápido e oferece proteção prolongada. A loção custa R$14,50 e o frasco de desodorante sai R$6,50.

Já a gigante Natura reúne seis produtos para a linha Homem.

O diferencial fica por conta da emulsão para o rosto, com vitamina C. Há ainda os géis espumantes para barbear e para após a barba, além do creme de barbear, todos com fragrância que combina com o desodorante – item de menor preço, de R$13,00 – e a colônia com notas florais, frutais e de madeira, produto de maior valor, R$70,60.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna