Como a trama que sai, a que está chegando também já foi produzida. A diferença entre a original, dos anos 70s, e o remake é a que a versão refeita tem ambientação na glamurosa década de 50, o que rende belos figurinos e decoração.
O papel-título da trama é do carinha de anjo Thiago Fragoso. Ele é Marcos, um garoto do interior, ao contrário do rapaz urbano da primeira versão de Ivani Ribeiro.
Nas mãos das escritoras Thelma Guedes e Duca Rachid, sob a supervisão de Walcyr Carrasco, o protagonista vive o desconforto de prever o futuro e nem sempre poder alterá-lo.
Como herói típico das tragédias gregas, Marcos tem que descobrir qual é e cumprir sua missão, vencendo desafios e os castigos decorrentes dos erros. Obter vantagens materiais às custas do dom divino que recebeu, mesmo que para superar dificuldades, renderá ao profeta a punição dos deuses.
Mais sério e sofrido que o personagem da versão original, já no início ele se apaixona por Sônia, da loura Paola Oliveira, moça correta que trabalha na fábrica de cristais.
No meio do amor dos dois, a dupla formada por Ruth e Camilo, os primeiros vilões de Carol Castro e Malvino Salvador. Verdade que Carol não foi uma santa no papel de Bang Bang, mas em O profeta ela não terá momentos gente boa como os que pôde desempenhar na novela do ano passado.
Mimada e sem qualquer escrúpulo, Ruth começa como amante do empresário Clóvis, dono da fábrica de cristais, apaixonado por Sônia. Camilo, primo de Marcos e namorado de Sônia, se une à malvada, que se apaixona pelo profeta, para traçar armadilhas e vinganças que acabem com o romance dos lourinhos.
Na Justiça
Paulo Henrique Amorim, que apresenta o Domingo Espetacular, na Record, está processando o jornalista Diogo Mainardi, da revista Veja, por injúria e difamação. No texto A voz do PT, publicado em setembro, Mainardi associa o apresentador da Record a escândalos de corrupção do governo Lula. Insinua que, em troca de dinheiro, teria aberto mão de sua independência como profissional da imprensa.
Não quero mais!
O tal do Adam, de Guilherme Trajano, continua sem acertar uma na novela Cristal. O moço da foto já fracassou na proposta inicial para o personagem, de comover na pele de jovem de bem com a vida que descobre ter uma doença gravíssima, pois não sofreu nadica de nada.
Depois de ter passado a trama toda bem louco pra casar com a protagonista, agora ele consegue um sim, mas na hora do vamos ver beija a companheira de casa da noiva, se apaixona por ela e não quer mais Cristina, de Bianca Castanho.
Cristina, que desiste do amado João Pedro, de Dado Falabella, para ele não abandonar a mulher pirada, Marión, só não passa o vexame de ser largada no altar porque a filhota fica doente e a festa é cancelada.
Só love, só love 1
Greg, de José Mayer, abandona Carmem, de Natália do Valle, para ficar com Sandra, de Danielle Winnits.
E Renato, de Caco Ciocler, larga a mulher, Lívia, de Ana Furtado, para curtir a paixão por Isabel, de Viviane Pasmanter.
Na centro da trama, Helena, de Regina Duarte, abandona Diogo, de Marcos Paulo. Assustada com o retorno de Léo, que ameaça a guarda de Clara, de Joana Mocarzel, ela verá até o fantasma de Nanda, mãe biológica da garota, de quem receberá a promessa de proteção na briga para se manter como mãe adotiva.
Só love, só love 2
Em Cidadão brasileiro, por exemplo, Otávio, de Carlos Miéle, descobre que está à beira da morte e resolve empurrar a mulher, Manuela, de Françoise Fourton, para cima de Antônio, o protagonista de Gabriel Braga Nunes. Assim, ele teria um sucessor nos negócios e em casa.
Já em Bicho do mato, o malvado Ramalho, de Jonas Bloch, tem até a tentativa de assassinar o rival Mesquita, de Renato Scapin, descoberta pelos inimigos. Além da moça interessada em ser sua nora tê-lo em suas mãos, o atrapalhado capanga Brandão, de Luiz Guilherme, também dá com a língua nos dentes sobre este e outros de seus crimes, e em testemunho oficial.
Showman
Depois de criar uma seita muito engraçada para fugir do mal e dos assuntos materiais, Foguinho se torna novamente o centro das atenções de Cobras e Lagartos.
Um verdadeiro showman, homem show, que já interpretou ?ene? personagens dentro de um só, Lázaro Ramos a partir de agora coloca seu personagem no caminho indicado pelo Mamigo Duda, de Daniel de Oliveira.
Ele atende o desejo de Duda de doar para a Fundação Omar Pasquim todo o dinheiro da herança de que apropriou. Além disso, rompe com as cobras de Ellen, de Taís Araújo, Leona, de Carolina Dieckmann, e Estevão, de Henri Castelli.
Os malvados reagem dando um jeito para Duda sofrer acidente de avião e acabar em coma. É aí que Foguinho falha novamente com o amigo. Enquanto Duda está fora do ar, ele apaixona pela mulher dele, Bel, de Mariana Ximenes.