O título não se refere a uma nova categoria desta seção Diz que vem aí, que antecipa o que está previsto para acontecer nas novelas. Quem está ligado, já sabe: o título diz respeito a O profeta, novela que a Globo estréia segunda-feira, no lugar de Sinhá-Moça.
Como a trama que sai, a que está chegando também já foi produzida. A diferença entre a original, dos anos 70s, e o remake é a que a versão refeita tem ambientação na glamurosa década de 50, o que rende belos figurinos e decoração.
O papel-título da trama é do carinha de anjo Thiago Fragoso. Ele é Marcos, um garoto do interior, ao contrário do rapaz urbano da primeira versão de Ivani Ribeiro.
Nas mãos das escritoras Thelma Guedes e Duca Rachid, sob a supervisão de Walcyr Carrasco, o protagonista vive o desconforto de prever o futuro e nem sempre poder alterá-lo.
Como herói típico das tragédias gregas, Marcos tem que descobrir qual é e cumprir sua missão, vencendo desafios e os castigos decorrentes dos erros. Obter vantagens materiais às custas do dom divino que recebeu, mesmo que para superar dificuldades, renderá ao profeta a punição dos deuses.
Mais sério e sofrido que o personagem da versão original, já no início ele se apaixona por Sônia, da loura Paola Oliveira, moça correta que trabalha na fábrica de cristais.
No meio do amor dos dois, a dupla formada por Ruth e Camilo, os primeiros vilões de Carol Castro e Malvino Salvador. Verdade que Carol não foi uma santa no papel de Bang Bang, mas em O profeta ela não terá momentos gente boa como os que pôde desempenhar na novela do ano passado.
Mimada e sem qualquer escrúpulo, Ruth começa como amante do empresário Clóvis, dono da fábrica de cristais, apaixonado por Sônia. Camilo, primo de Marcos e namorado de Sônia, se une à malvada, que se apaixona pelo profeta, para traçar armadilhas e vinganças que acabem com o romance dos lourinhos.
Na Justiça
Paulo Henrique Amorim, que apresenta o Domingo Espetacular, na Record, está processando o jornalista Diogo Mainardi, da revista Veja, por injúria e difamação. No texto A voz do PT, publicado em setembro, Mainardi associa o apresentador da Record a escândalos de corrupção do governo Lula. Insinua que, em troca de dinheiro, teria aberto mão de sua independência como profissional da imprensa.
Não quero mais!
O tal do Adam, de Guilherme Trajano, continua sem acertar uma na novela Cristal. O moço da foto já fracassou na proposta inicial para o personagem, de comover na pele de jovem de bem com a vida que descobre ter uma doença gravíssima, pois não sofreu nadica de nada.
Depois de ter passado a trama toda bem louco pra casar com a protagonista, agora ele consegue um sim, mas na hora do vamos ver beija a companheira de casa da noiva, se apaixona por ela e não quer mais Cristina, de Bianca Castanho.
Cristina, que desiste do amado João Pedro, de Dado Falabella, para ele não abandonar a mulher pirada, Marión, só não passa o vexame de ser largada no altar porque a filhota fica doente e a festa é cancelada.
Só love, só love 1
Diz que vem aí muito troca-troca entre os casais nos próximos capítulos de Páginas da vida. Olívia, de Ana Paula Arósio, troca Silvio, de Edson Celulari, por Léo de Thiago Rodrigues. Silvio, por sua vez, ataca Tônia, de Sônia Braga.
Greg, de José Mayer, abandona Carmem, de Natália do Valle, para ficar com Sandra, de Danielle Winnits.
E Renato, de Caco Ciocler, larga a mulher, Lívia, de Ana Furtado, para curtir a paixão por Isabel, de Viviane Pasmanter.
Na centro da trama, Helena, de Regina Duarte, abandona Diogo, de Marcos Paulo. Assustada com o retorno de Léo, que ameaça a guarda de Clara, de Joana Mocarzel, ela verá até o fantasma de Nanda, mãe biológica da garota, de quem receberá a promessa de proteção na briga para se manter como mãe adotiva.
Só love, só love 2
Nas novelas da Record o principal do diz que-diz-em torno dos próximos capítulos também gira em torno das paixões envolvendo personagens dos eixos principais das tramas.
Em Cidadão brasileiro, por exemplo, Otávio, de Carlos Miéle, descobre que está à beira da morte e resolve empurrar a mulher, Manuela, de Françoise Fourton, para cima de Antônio, o protagonista de Gabriel Braga Nunes. Assim, ele teria um sucessor nos negócios e em casa.
Já em Bicho do mato, o malvado Ramalho, de Jonas Bloch, tem até a tentativa de assassinar o rival Mesquita, de Renato Scapin, descoberta pelos inimigos. Além da moça interessada em ser sua nora tê-lo em suas mãos, o atrapalhado capanga Brandão, de Luiz Guilherme, também dá com a língua nos dentes sobre este e outros de seus crimes, e em testemunho oficial.
Showman
Depois de criar uma seita muito engraçada para fugir do mal e dos assuntos materiais, Foguinho se torna novamente o centro das atenções de Cobras e Lagartos.
Um verdadeiro showman, homem show, que já interpretou ?ene? personagens dentro de um só, Lázaro Ramos a partir de agora coloca seu personagem no caminho indicado pelo Mamigo Duda, de Daniel de Oliveira.
Ele atende o desejo de Duda de doar para a Fundação Omar Pasquim todo o dinheiro da herança de que apropriou. Além disso, rompe com as cobras de Ellen, de Taís Araújo, Leona, de Carolina Dieckmann, e Estevão, de Henri Castelli.
Os malvados reagem dando um jeito para Duda sofrer acidente de avião e acabar em coma. É aí que Foguinho falha novamente com o amigo. Enquanto Duda está fora do ar, ele apaixona pela mulher dele, Bel, de Mariana Ximenes.