Pela primeira vez na história da dramaturgia brasileira, uma cadeirante terá espaço em uma novela no horário nobre. A atriz Tabata Contri, de 27 anos, vai entrar em Água na boca, da Band, no capítulo que vai ao ar no dia 8 de setembro. Paraplégica, Tabata vai dar vida a Joana, ex-namorada de Zico, vivido por Pierre Bittencourt, que está em coma e vai ter um sonho com a moça. Ao sair do estado de inconsciência, Zico revelará que viu Joana na rua e ela está numa cadeira de rodas. O rapaz explica que ela ficou assim depois que um traficante foi atrás dele e atirou nela.
E essa não é a única novidade, lembra Tabata, que diferente de outros personagens deficientes na TV, não vai se curar da noite para o dia. “E não vão dizer no roteiro que a personagem está condenada a viver numa cadeira de rodas”, garante a bela, que aos 20 anos, num acidente de carro teve esmagamento das vértebras da coluna e perdeu o movimento das pernas.
Foi só depois do acidente que ela se interessou pelo teatro e dos palcos para a TV foram cinco anos, combinando estudo e peças. “Descobri no dia-a-dia que a cadeira é só um detalhe. O talento conta mais”, diz, toda orgulhosa.
Leilão
Peças inacreditáveis – uma guitarra de Amy Winehouse assinada pela própria – dominam o leilão em prol do Retiro dos Artistas (foto), hoje, no Sheraton da Barra, Rio de Janeiro. E não é a única raridade a ser disputada. Há também uma guitarra autografada pelo ex-presidente americano Jimmy Carter, violões de Maria Bethânia e Ivete Sangalo ou réplicas das camisas de Pelé e Maradona usadas (e autografadas) pelos dois nas Copas de 70 e 82. Ou ainda uma bola de basquete da NBA grifada pelo jogador Karren Abdul Jabbar.
A causa é nobre: alcançar os R$ 270 mil necessários para a construção de 20 novas casas na instituição, que atende artistas sem recursos, em Jacarepaguá. O evento será aberto pela madrinha da casa, Susana Vieira, e seu presidente, Stepan Nercessian. A julgar pela disputa pelo catálogo – acirradíssima, com direito até a venda para colecionadores – será um sucesso.
Rápidas
* Juliana Paes (foto), intérprete da determinada Maíra de A favorita, declarou a um site que mudou a maneira com que vê a imprensa – graças à experiência na trama, onde trabalha num jornal. Depois de ver a pressão sofrida pelos repórteres, ela garante entender melhor o trabalho dos jornalistas que vivem implorando por uma declaração.
* Com apresentação de Rodrigo Faro e direção de Wanderley Villa Nova e Fernanda Telles, o Ídolos estréia amanhã, na Record. O programa será exibido às terças e quartas, às 23 horas. Os novos talentos passarão por uma rígida banca de jurados, composta pela cantora Paula Lima, o produtor musical Marco Camargo e o empresário Luiz Calainho.
* Foi só a pneumonia passar para Monique Evans correr para a mesa de cirurgia. A ex-modelo e atual repórter do TV fama já tinha agendado as intervenções para 23 de julho – mas teve de adiar os procedimentos para semana passada. Já está em casa, sem papada e sem olheiras, além de ter dado um “up” nos seios.