Paraíso conhecido

O trem rasga a Serra Verde do Paraná. Num dos vagões estão 80 figurantes. Em outro, toneladas de maquinaria trazida em quatro caminhões do Rio de Janeiro. No céu, o helicóptero registra as paisagens e os movimentos do comboio. As câmeras, de alta definição, têm foco no vagão vermelho, que carrega Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi). Estas são as primeiras cenas gravadas de O Astro, o especial da Globo que revisita a obra original de Janete Clair em comemoração aos 60 anos da teledramaturgia brasileira.

A nova versão, de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, dá ares contemporâneos ao texto dos anos 1970. “Não mexeremos nos pilares de Janete Clair. Os mistérios ficam por conta dos caminhos dessa história”, instiga Nogueira.

“Iremos abusar do romantismo rasgado. Afinal, o mundo pode ter mudado, mas o desejo de amar e ser amado nunca mudou”, concluí, o autor Geraldo Carneiro.

O Astro, com estreia prevista para julho, tem direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho. “Vamos retomar a estética do close, o público vai se aproximar dos personagens e se emocionar com eles” revela Roberto Talma.

Marumbi e Ahú

A primeira parada foi na estação do Marumbi que, na ficção, ilustrará a estação ferroviária de Bom Jesus do Rio Claro, cidade de Herculano. Logo depois, a equipe seguiu para o presídio do Ahú, em Curitiba. Desativada há quatro anos, a cadeia serve de cenário para as cenas da prisão de Quintanilha. “Esse foi o ponto de partida das locações. Escolhemos porque a minissérie será bem naturalista e aqui sabia que poderíamos utilizar parte da antiga realidade do local para dar mais realidade às cenas”, explica o diretor-geral Mauro Mendonça Filho, que esteve à frente das gravações externas no Paraná. A paradas seguintes foram Antonina e Morretes, cidades históricas que viraram Bom Jesus do Rio Claro.

Equipe

A equipe trazida do Rio de Janeiro era composta por cerca de 50 profissionais, entre eles elenco, direção, produção, cenografia, engenharia, produção de arte, figurino, efeitos especiais, assistentes e até mágicos. Nas cenas da ferrovia foram utilizados cerca de 80 figurantes locais; no presídio, em torno de 180 e, em Antonina e Morretes, mais de 200 também fizeram parte da figuração.

No total, a produção gravou durante 12 dias no Paraná.

Sotaques

O tenente Wilson de Murilo Benício (ao lado) já tem “visto” para entrar na Coreia do Sul, Estados Unidos, Uruguai e Polônia.

A série policial Força Tarefa teve sua 2ª temporada licenciada para estes países e ganha 3ª safra no Brasil, com produção a partir de julho. Mais antiga, A Diarista, com Cláudia Rodrigues, continua emplacando nas vendas internacionais.

Marinete acaba de ser convidada a ir à Costa Rica, Nicarágua, Equador, Coreia do Sul, Cabo Verde, Estados Unidos, Timor Leste e Moçambique. As duas séries estão no catálogo 2011 que a Globo levou ao LA Screenings, que acaba amanhã em Los Angeles.

Homenagem

Hebe Camargo, que passou uma semana em Portugal, gravando matérias para o seu programaRede TV!, foi a primeira brasileira a receber o título de Embaixadora do Alentejo no Brasil, do diretor de Turismo de Portugal, Paulo Machado.

“Amo Portugal, me sinto no meu país. Acho que todo brasileiro, antes de visitar qualquer lugar, deve começar por Portugal”, ressaltou. A apresentadora visitou Évora, Lisboa e Fátima. Ela retornou ontem ao país.

Mágica no presídio

O Astro conta a saga do sonhador Herculano, que um dia vê sua vida mudar para sempre. Herculano é dono de uma lojinha de quinquilharias, ao lado da Igreja Matriz de ,Bom Jesus do Rio Claro. A cidade não comporta mais suas ambições. Sua mente não para de arquitetar saídas e eis que surge um plano que é um primor de vigarice: arrecadar donativos para a reforma geral da igreja, fazer um reparo simples e ficar com boa parte do que sobrar desta verba. O estratagema é um sucesso. Toda cidade se sensibiliza e contribui com quantias substanciais. Herculano, porém, é surpreendido por Neco (Humberto Martins), seu parceiro na tramóia. Neco foge e leva embora todos seus sonhos e o dinheiro arrecadado.

A cidade caça Herculano que vai preso. Na cadeia conhece conhece o misterioso Ferragus (Francisco Cuoco), um mestre na arte do ilusionismo. Os dois se aproximam e anos mais tarde, Herculano transforma-se no “Professor Astro”, um ilusionista em ascensão que faz shows em um velho teatro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro. E será justamente durante suas apresentações que Herculano reencontrará seu traidor, Neco (Humberto Martins), conhecerá seu grande amor, a requintada Amanda (Carolina Ferraz), e viverá muitas histórias que prometem emocionar e entreter.

Inspiração

A modelo Gracyanne Barbosa (foto), que namora o cantor Belo, participou do quadro “A Patroa é um Avião”, do Superpop. Na atração da rede TV, o consultor Wesley Sathler e sua equipe entram em ação para mudar o visual de uma convidada. Gracyanne virou Lara Croft, já que o pagodeiro é viciado em videogame.

“Cansei de competir com o jogo. Agora ele tem a Lara Croft particular”, brincou Gracyanne.

O Superpop de ontem marcou a volta de Luciana Gimenez ao comando da atração. Luciana estava em licença maternidade desde fevereiro. Gilmelândia, que ficou à frente do programa durante a ausência de Gimenez, também participou da atração.

Retorno

Luciana e Lorenzo Gabriel, que nasceu há pouco mais de dois meses, ficaram até a semana passada morando em Nova York. A apresentadora disse que foi difícil assistir ao programa depois do nascimento do bebê, mas que conversava sobre coisas gerais com a direção.

Sobre a rotina, ela contou que está em “marcha dois”: “Voltei a malhar duas semanas depois do nascimento, tudo bem devagar, estava na primeira marcha, mas agora o meu condicionamento físico está voltando ao normal. Faço ioga, ginástica e, nestes últimos dias, estou fazendo uma dieta líquida, com sopas e sucos”, contou Luciana, que já perdeu 15 quilos.

Musas do “Pânico”

A personal trainner Michaela Matejkova (de rosa), de 27 anos, que atuava ao lado da personagem Dominika, interpretada por Alicia Seffras, no quadro As Tchecas do Brazil, do Pânico na TV! estuda tirar a roupa para a Playboy.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo a loira confirmou ter enganado a produção do programa de maior audiência da Rede TV!, que só soube depois de meses que “as tchecas” que usaram a internet para pedir dicas sobre o Brasil eram, na verdade, musas contratadas de uma cervejaria fazendo uma ação de marketing.

“Sinto muito por essa grande mentira, mas vou ter lembranças incríveis de tudo isso. Realmente gostei do “Pânico” e das experiências que tivemos com a Sabrina. Isso faz com que eu me sinta mal, mas, no fim das contas, foi divertido e espero que eles entendam”, despede-se a bela loira, já em Londres, onde mora.

O caso deu o que falar e causou a maior saia justa no Pânico, que tem outra cervejaria como patrocinadora.

UTI

O carnavalesco Joãosinho Trinta está internado na Unidade de Tratamento Intensivo do UDI Hospital, em São Luís (MA), com pneumonia. De acordo com o boletim médico divulgado ontem, ele apresenta melhora progressiva, mas ainda não tem previsão de alta da unidade. Joãozinho está com 77 anos.

Pronto pra estreia

Com estreia marcada para segunda-feira (23), o Jornal da Record News terá em sua ,bancada três comentaristas por dia (ao todo, dez especialistas integram a equipe do jornal), além de entrevistas ao vivo. Durante os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, entre 14 e 30 de outubro, Heródoto Barbeiro (foto), âncora e editor chefe do jornalístico, apresentará a atração direto do México.

Sem revelar o tamanho do investimento no JR News, a emissora não se preocupa com audiência. “Temos como meta ser uma opção diferente para o mercado publicitário e apresentar um jornalismo com diversidade de ideias”, afirma Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo.

Segundo Marco Nascimento, coordenador do projeto do jornal, “o importante é qualificar a informação”.

O JR News será transmitido simultaneamente no site da Record. Via internet, ele entrará no ar 15 minutos antes, às 20h45, e terminará 15 minutos depois. Durante os intervalos, os internautas poderão ver os bastidores da atração.

Boa ação

Depois da pacificação, a comunidade do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, vai ganhar outro presente: um show do Capital Inicial. Numa parceria com o Rock in Rio, a banda vai se apresentar no dia 7 de junho para contribuir com uma ação que tem como principal objetivo arrecadar instrumentos musicais para as escolas públicas que, a partir de agora, terão obrigatoriamente aulas de música como disciplina.

Autógrafos

Maria Melilo, a vencedora do BBB 11, está em Curitiba. Maria autografa o livro “Deixe os homens aos seus pés”, nova edição, da Editora Universo dos Livros, que se tornou presença constante em todos os rankings de livros mais vendidos do País depois que a modelo o adotou como leitura de cabeceira durante o reality show da Globo. Será na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, às 19h.

Nada do desfalque

Depois da descoberta dos desvios de verba na produção “Domingo legal”, o SBT tenta limpar a barra dos demitidos e garante que os desligamentos coincidiram com a divulgação do escândalo. Em nota, divulgada ontem, a emissora explica o caso.

“Diante das matérias que vêm sendo publicadas pela imprensa sobre a rescisão do vínculo contratual de profissionais ligados à produção do programa Domingo Legal (Flávio R. Tito, Dirlan Jorge N. dos Santos, Maralise Gomes Farias e Thiago Bernardo Alves), o SBT esclarece e reitera a informação de que a decisão é decorrente do processo de reestruturação que a emissora vem promovendo neste programa, não tendo, portanto, fundamento as notícias e os motivos que estão sendo publicados”.

Fábio Jr

Fábio Jr se apresenta em Curitiba amanhã, no Grande Auditório do Teatro Positivo (Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). A nova turnê Íntimo – leva o mesmo nome do disco lançado recentemente. “É tudo novo, repertório, cenário, figurino, luz. Se chama ‘Íntimo’ porque acho que é tudo o que eu tenho tido durante esses anos, é da minha natureza abrir o coração. Queria que lembrassem um pouco da onde eu vim, as minhas origens no sentido de coração, de alma, no que eu acredito, no que eu me emociono, no que mexe com a minha vida”, comenta Fábio.
Ingressos a R$ 164 e R$ 134.

Coração dividido

O humorista Chico Anísio participa da seção “Meu Jogo Inesquecível”, do GloboEsporte.com. Criado no mundo do futebol, já que o pai foi presidente do Ceará, Chico já foi comentarista no rádio e na TV, mas nunca foi daqueles que comemora muito a vitória do time. Apesar de contido, Chico Anísio confessa, no entanto, que uma partida o tirou do sério. A vitória dramática sobre o Palmeiras por 4 a 3, na final da Mercosul em 2000, mexeu com o humorista de coração dividido pelos dois clubes.

Perto do Natal de 2000, naquele 20 de dezembro, Palmeiras e Vasco, decidiam a Copa Mercosul. O Verdão fez 3 a 0, mas o Gigante da Colina conseguiu virar para 4 a 3 de forma sensacional. A partida marcou não só o, humorista como todo vascaíno que viu aquele duelo.

Para falar de futebol, o humorista pega emprestada a alegria do dublê de jogador Coalhada e a inspiração do Pantaleão para contar suas histórias de troca de camisas. Chico assume sem constrangimento que já torceu por vários clubes. O Palmeiras foi o único que jamais deixou de ter espaço. Vasco, América e Flamengo já se revezaram na preferência carioca. Cruzeiro, Grêmio, Santa Cruz e agora o Inter do amigo Falcão também são especiais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna