Se na primeira temporada do seriado Antônia, as personagens Preta, Barbarah, Mayah e Lena ainda alimentavam o sonho de formar um grupo de rap feminino, na segunda que estréia na próxima sexta, dia 21 de setembro -, elas têm de aprender a lidar com as dores e as delícias da fama. É que, nesta fase da série, as rappers já são conhecidas pelo público, convidadas a dar entrevistas em programas de tevê, gravam comerciais, fazem shows pelo interior de São Paulo e passam a ganhar mais dinheiro. ?Essa idéia surgiu no final do ano passado, quando o Fernando Meirelles sugeriu que na nova temporada mostrássemos as meninas lidando com a fama?, lembra Tata Amaral, diretora do filme que inspirou a série.

continua após a publicidade

Protagonizada por Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah e Cindy Mendes, a segunda temporada do seriado continua mostrando a carreira das quatro garotas da Vila Brasilândia, na periferia de São Paulo. Mas expõe também o lado ruim da fama, já que agora o quarteto é conhecido e tem de conciliar a agenda de shows e a família, além de aprender a administrar o dinheiro. ?Estou muito mais à vontade nesta segunda temporada. E continuo muito feliz de poder passar mensagens positivas e representar a periferia e a mulher negra do Brasil. Costumo dizer que somos as pretagonistas da Rede Globo?, diverte-se Negra Li. Assim como ela, Leilah Moreno também está empolgada com a nova fase do seriado. ?Estou muito feliz de ter fechado esta temporada. Ainda mais agora, sendo dirigida somente por mulheres?, elogia Leilah, fazendo referência ao fato de cada episódio da nova temporada ter sido dirigido por uma diretora diferente.

Com gravações feitas na Vila Brasilândia, na Barra Funda, em Pinheiros e no interior do Estado de São Paulo, os cinco novos episódios de Antônia retratam os altos e baixos da carreira das rappers.

Apesar das quatro protagonistas afirmarem que esta é a última temporada do seriado, a diretora Tata Amaral se recusa a estabelecer uma data para o fim da produção. ?Tudo vai depender da audiência?, despista ela, cheia de esperança.

Carla Neves – PopTevê

continua após a publicidade

Glamour

Depois de sua participação relâmpago, mas avassaladora, na pele de uma garota de programa, em Paraíso tropical, Deborah Secco adota um visual supersofisticado e luxuoso para a revista Joyce Pascowitch de setembro. ?Por incrível que pareça, sou tímida. Viver um personagem como o da Betina é difícil para mim?, afirma.

continua após a publicidade

Conhecida por seus romances públicos, hoje Deborah tenta se preservar. ?Fiquei traumatizada, expus demais a minha vida. Não sabia dizer não e falava demais. Eu ficava com pena de alguns jornalistas que me procuravam e topava fazer as matérias mais absurdas. Hoje, meus problemas só dizem respeito a mim e à minha terapeuta?, diz a atriz, garantinto estar bem mais contida nessa nova fase.

Magreza

Apenas modelos maiores de 16 anos e que comprovem não sofrer de desordens alimentares serão autorizadas a desfilar nas passarelas de Londres, afirma um relatório independente sobre a saúde das modelos divulgado às vésperas do início da Semana de Moda da capital britânica.

A comissão de investigação sobre a saúde das modelos -formada por psiquiatras, especialistas em desordens alimentares e figuras da moda britânica, incluindo estilistas – não pediu, no entanto, a proibição nas passarelas das modelos consideradas ?supermagras?.

Os especialistas britânicos não recomendaram – como aconteceu em Madri e Milão – o veto nos desfiles das modelos com índice de massa corporal (a proporção de peso e altura) inferior a 18.

Galã precoce

Gustavo Leão, o Mateus de Paraíso tropical, está com tudo na Globo. Além de renovar seu contrato com a emissora até 2009, ele estará no ar em Beleza pura, próxima novela das sete. Para completar a ?boa fase?, a autora Andrea Maltarolli está escrevendo um personagem especialmente para ele. Do alto de seus 20 anos, o ex-surfista que trocou as praias por um espaço no horário nobre já tem planos para vôos bem mais altos. ?Vou me preparar para ser um astro de Hollywood. Aos 30, estarei maduro para encarar esse desafio e terei condições de seguir os passos de Rodrigo Santoro?, afirma, em entrevista à Nova de setembro.

Para tornar a previsão concreta, o ator vai viajar para os Estados Unidos em novembro. Quer aprimorar o inglês e se habituar com ares americanos. ?Sou do tipo que leva os sonhos a sério. Pode apostar que chego lá?, avisa com determinação.

O rapaz, que interpreta o bom moço Mateus em Paraíso tropical, acaba de fechar contrato com a Rede Globo pelos próximos dois anos e tem sido apontado como o novo galã do pedaço. Mas foi graças ao olhar visionário de sua mãe, Nídia, que Gustavo ingressou no mundo artístico. Sem que ele soubesse, ela o inscreveu em um concurso de beleza masculina. Ele venceu os demais candidatos ao título de Mister Praia Grande e acabou convidado para fazer a novela Floribella (entre 2005 e 2006), da Bandeirantes. Gustavo conta que precisou de tempo para se sentir à vontade na frente das câmeras. ?Logo no começo eu me decepcionava com meu próprio desempenho. Aos poucos, peguei o gosto e agora acho que levo jeito; não quero fazer outra coisa da vida?, diz.

Reforço

O SBT resolveu investir mais no SBT Repórter, telejornal responsável por uma de suas dez maiores audiências. Tanto que, desde a semana passada, a produção do programa, que é independente, ganhou reforço com reportagens investigativas e profundas produzidas pelo departamento de jornalismo. Ana Paula Padrão (foto), que comanda o jornalístico, está empolgada com as novidades.

Estratégia

Assim como vai acontecer com Adalberto Rangel, personagem de Dalton Vigh em Duas caras, o público de três capitais do País poderá ter a sensação de mudar de rosto. A partir desta segunda-feira, a Globo vai instalar estandes equipados com máquinas fotográficas digitais e computadores com um software capaz de alterar o visual das pessoas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A idéia é fazer com que elas escolham cabelo, pele, nariz e boca diferentes e levem para a casa a fotomontagem.

A brincadeira é uma ação de marketing para promover a trama de Aguinaldo Silva, que estréia dia 1.º de outubro.

Campanha

O campeão mundial de vôlei Giba e seus amigos promovem hoje, às 18h, uma partida beneficente em prol do Hospital Erasto Gaertner. Giba, que se tratou de leucemia na infância, quer ajudar a instituição a angariar recursos para sua ampliação, cujo investimento previsto é de R$ 10 milhões.

A partida solidária vai acontecer no Palácio de Cristal do Círculo Militar do Paraná. Giba e seus amigos Anderson, Bruninho, Henrique, Éder e Emannuel (campeão mundial de vôlei de praia) vão enfrentar o time da Unisul, de Santa Catarina, treinado pelo ex-jogador de vôlei Giovani.

A entrada é um quilo de alimento, que deve ser trocado por um ingresso nos Restaurantes Au-Au.

Lenda do rock

Vinte anos depois de deixar o cenário musical, o lendário grupo britânico Led Zeppelin, considerado o criador do hard rock, fará um único concerto em Londres, no dia 26 de novembro. Tirando em duas breves ocasiões, o grupo não tocava junto desde a morte do baterista, John Bonham, em 1980, após uma festa com muito álcool, habitual na época para o grupo.

O guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant e o baixista John Paul Jones voltarão a se reunir na sala de concertos 02, no leste de Londres. A bateria ficará por conta do filho de John, Jason Bonham. Toda a arrecadação será destinada a uma fundação de educação musical criada após a morte do criador da gravadora Atlantic Records, o turco Ahmet Ertegun.

A reaparição excepcional do grupo promete atrair um grande número de fãs. ?Acredito que será a maior espera provocada no mundo por um único espetáculo?, disse Harvey Goldsmith, um dos organizadores da série de concertos Live Aid. Os 20.000 ingressos disponíveis, que custarão 125 libras esterlinas (cerca de 500 reais), serão sorteados. Segundo Goldsmith, ?essa é a forma mais honrada de se lidar com isso?.