No Agenda de hoje, o apresentador Renato Cunha conversa com os integrantes do grupo Titãs (foto). Eles revelam, na entrevista, que, apesar dos 27 anos de carreira, os cinco continuam muito unidos e pacientes uns com os outros e que o processo de criação é coletivo – todos dão sua opinião na hora de tomar decisões. A banda aproveita para falar que, no novo disco, volta a usar elementos da música eletrônica e que não traz músicos convidados: todos os instrumentos são tocados pelo próprio grupo. Quando não estão cantando, Branco Mello assume o baixo e Paulo Miklos, a guitarra. A entrevista com o Titãs vai ao ar na Globo News, a partir das 18h30.
Da Redação

continua após a publicidade

Cena curitibana

Amanhã, o Centro Europeu, escola de profissões e idiomas, promove o lançamento de cinco videoclipes de bandas curitibanas, produzidos pelos alunos de seu Curso de Cinema Digital. De acordo com o cineasta Fernando Severo, coordenador do curso, o grande diferencial das atividades fica por conta dos benefícios mútuos alcançados com a produção dos videoclipes. A festa de lançamento acontece no Jokers (rua São Francisco, 164, Centro), a partir das 20h, e marcará a estreia dos videoclipes das bandas Tonighters (foto), Locomotiva, Stereo 33, Residentes e Sound Service. Entrada gratuita até às 22h. Mais informações pelo fone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Nossa história

O Museu Paranaense, localizado no Alto São Francisco, em Curitiba, completa hoje 133 anos de criação. Em comemoração, uma extensa programação cultural, envolvendo música, palestras e exposições, está sendo oferecida ao público. Hoje, dia oficial do aniversário, irá ocorrer a abertura da exposição O encantamento primaveril nas obras dos Irmãos Kozák, com 20 aquarelas e pinturas com os temas florais e da Serra do Mar; e a palestra Museus e patrimônio cultural, às 19h, proferida pelo museólogo e historiador Lineu Bley.

Amanhã, às 15h, acontece a projeção de um documentário sobre a Serra do Mar, filmado em 1940, por Vladimir Kozák. A projeção será seguida de um debate. Todos os eventos têm entrada franca. “O Museu Paranaense é o mais antigo do Paraná e o terceiro mais antigo do Brasil”, lembra o diretor do Museu Paranaense e doutor em História, Euclides Marchi. O museu foi idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Cândido Murici e inaugurado no dia 25 de setembro de 1876.

continua após a publicidade

“Do ponto de vista histórico, o museu tem um dos acervos mais valiosos do Brasil. Ele conta com cerca de 400 mil peças, algumas bastante antigas (de até 8 mil anos atrás) e outras deste início de século XXI. Além disso, detém o acervo do antigo museu David Carneiro”, conta Marchi. O museu fica na rua Kellers, 289, próximo às ruínas de São Francisco. Abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 11h às 15h, sempre com entrada franca.
Cintia Végas