A Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal pediu ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) a suspensão do campanha publicitária da Hope, com Gisele Bündchen mostrando a “melhor maneira” de contar más notícias ao marido.

continua após a publicidade

No filme, primeiro, Gisele aparece usando roupas normais para falar que bateu o carro. A estratégia é classificada como “errada” e em seguida a forma “correta” é mostrada: a modelo repete a notícia, usando apenas lingerie. “Você é brasileira, use seu charme”, termina o comercial.

A secretaria afirmou que recebeu diversas manifestações de indignação. Foram enviados dois ofícios: um ao Conar, pedindo a suspensão da propaganda, e outro ao diretor da Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, manifestando repúdio à campanha.

Para a secretaria, “a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual”.

continua após a publicidade

A empresa

Em nota, a Hope diz que “a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia”.

continua após a publicidade

“Foi exatamente para evitar que fôssemos analisados sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher que utilizamos a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente”.

Amélia Bundchen

A revista Carta Capital foi a primeira a manifestar repúdio à propaganda. “Hope ensina”, a campanha da Hope Lingerie estrelada pela top, foi tema de um artigo publicado na revista que alertava sobre os perigos da exposição de estereótipos que, a muito custo, os movimentos em defesa da mulher conseguiram combater.

Por conta desta e de outra campanha – da SKY – onde aparece como dona de casa submissa, Gisele é tratada pela revista como “amélia Bundchen”.

Fora do ar

A Caixa Econômica Federal fará nova versão da peça publicitária sobre os 150 anos da instituição para corrigir a representação de Machado de Assis, que no vídeo foi interpretado por um ator branco. O escritor era mulato e por causas dos protestos o comercial foi tirado do ar. De acordo com comunicado divulgado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), a Caixa comunicou a decisão de refazer a peça em ofício onde ressalta o “pedido de desculpas pela caracterização inadequada do escritor”.

Retorno

Eliana já voltou ao trabalho. A apresentadora postou, ontem, no Twitter, que estava a caminho do SBT para gravar seu programa. “Bom dia a todos, já estou chegando no SBT. Queridos amigos e fãs, obrigada por todo o carinho, recadinhos, presentes e amor. Vamo que vamo. Hoje o programa será muito bacana”, escreveu.

A apresentadora estava de licença-maternidade desde que deu à luz Arthur, dia 10 de agosto, fruto de seu relacionamento com o músico João Marcelo Bôscolli. O programa estava sendo apresentado por artistas.

Picante

Larissa Riquelme fez declarações picantes à revista Bailando. Musa da Copa do Mundo de 2010, a paraguaia revelou qual é a sua maior fantasia. “Minha fantasia é fazer amor no estádio do San Lorenzo (clube que Marcelo Tinelli, apresentador do programa Bailando Por Un Sueño, o Dança dos Famosos argentino, e seu atual namorado, é torcedor)”, disse Larissa. E não foi só na entrevista que Larissa deixou os marmanjos babando. A paraguaia enlouqueceu a rapaziada durante sua apresentação de pole dance (dança do poste) no Bailando Por Un Sueño. Ao som de Bon Jovi, a musa fez uma performance, chegando a tirar parte da roupa, ficando apenas com os mamilos cobertos por protetores.

Campanha

Vales,ca Popozuda venceu a prova do fazendeiro, na madrugada de ontem e está entre os quatro finalistas de A Fazenda.

Thiago Gagliasso e Raquel Pacheco perderam e disputam a roça hoje à noite, ao vivo, na Record. Enquanto isso a torcida deles se mobiliza na internet. Pelo twitter, o ator Bruno Gagliasso, irmão de Thiago pede para os fãs votarem na Raquel.

Ele tem apoio de outros globais. Contra ele, um ex peoa, Dani Bolina, que instiga seus seguidores a “expulsar o ator que maltrata animais”.

Shopping

Em setembro de 2012 Curitiba ganha o mais novo Shopping: o Pátio Batel, do Grupo Soifer. Com a idéia de ser um empreendimento diferenciado, Salomão Soifer, presidente do grupo, anunciou ontem, a primeira marca internacional do shopping: a mexicana Cinépolis, quarta maior operadora de cinemas do mundo.

O Complexo Cinépolis em Curitiba prevê entre 7 e 10 salas de cinema, divididas em salas comuns, salas 3D, salas VIP, com poltronas de couro com reclinação elétrica, serviço de garçom e cardápio exclusivo, além da primeira sala 4DX do Brasil. As instalações da 4DX são para gerar sensações no público e por isso são equipadas com superventiladores, luzes, raios laser, fumaça, aromas, borbulhas e poltronas com vibração, queda e balanço.

“Escolhemos Curitiba para apresentarmos aos brasileiros o que temos de mais especial em termos de tecnologia em cinema”, diz Eduardo Acuña, presidente da Cinépolis para a América Latina.
Claudia Slaviero

Rock

A cantora Pitty e Dado Villa-Lobos – ao fundo, na guitarra -passaram o som ontem junto com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Os músicos abrem a programação de hoje no Palco Mundo do Rock in Rio, numa apresentação especial em homenagem a Legião Urbana. Stevie Wonder fecha a programação. Ele deve entrar no palco de madrugada, entre 1h10 até 3h30.

Encalhou

Com preços variando entre R$ 500 e R$ 1.400, metade dos cerca de 10 mil ingressos para os shows de João Gilberto no Rio, em São Paulo, Brasília e Porto Alegre, em comemoração aos seus 80 anos, está encalhada. As vendas começaram há uma semana.

Ano novo

Começa hoje o ano de 5772 para os judeus. A data celebra o aniversário da criação do Homem, no 6º dia da Criação do Mundo.

Morreu

Redson, vocalista do Cólera, morreu ontem aos 49 anos. Edson Lopes Pozzi fundou a banda Cólera em 1979. O grupo foiou um dos precursores do punk rock brasileiro.

Na praça

Tibúrcio é um típico gaucho cheio de histórias pra contar. Sua região, sua família, seus costumes… O personagem do humorista Beto Gabriel aparece hoje no “A Praça é Nossa”, programa do SBT comandado por Carlos Alberto de Nóbrega, às 23h

Banda

As inscrições para o concurso que vai levar um artista ou uma banda para abrir o Planeta Terra Festival, em 5 de novembro, no Playcenter em São Paulo, estão abertas. O festival é a chance de se apresentar para cerca de 20 mil pessoas. A banda precisa enviar um vídeo cantando músicas próprias (que não tenham os direitos cedidos para nenhuma editora ou gravadora) até o dia 16 de outubro, às 21h, no site hitbb.planetaterra.com.br. Depois de uma seleção dos jurados, o público vai eleger os três finalistas, que serão anunciados em 28 de outubro.

Folhinha

Um time de artistas e cabeleireiros, unidos em prol da luta contra o vírus HIV, lança a 4ª edição do calendário “Cabeleireiros Contra AIDS”. Cada mês é ilustrado por uma artista diferente e por uma mensagem de prevenção. Entre as celebridades que posaram nesta edição estão Reynaldo Gianecchini, Larissa Maciel, Daniela Escobar, Geovanna Ewbank, Caio Blat, Bruna Linzmeyer, Lavínia Vlasak, Camila Pitanga, Monique Alfradique (fo,to), Cínara leal e Tainá Muller. Os cabeleireiros, responsáveis pela produção, são Jô Nascimento, Wanderley Estrella, Hans Haln e assistente Ely Rodrigues, Ivaldo Lima, Silene Olmo, Matheus Vieira, Célio Faria, John Miyata, César Augusto, Claus Borges, João Coscardo e Edy Clemente.

A renda dos calendários vendidos vai para a Sociedade Viva Cazuza (www.sociedadevivacazuza.org.br).