Há pelo menos cinco anos, Francisco Cuoco não sabia o que era interpretar um homem sofisticado. Justo ele, que nas décadas de 70 e 80 era um dos galãs mais festejados do País por conta dos vários personagens sedutores que viveu – a maioria deles criados por Janete Clair. Passado o jejum, depois de ter feito um José Higino essencialmente rústico em América, Cuoco está de volta à cena em Cobras & lagartos. Na pele do milionário Omar Pasquim, o ator tem nova oportunidade de mostrar que a maturidade não lhe tirou o carisma. ?Acho que de alguma forma existe esse resgate mesmo?, admite.
A produção do bonitão septuagenário da novela das sete dá trabalho. Cuoco leva mais de uma hora para se ?materializar? em Omar. Lentes de contato verdes, bronzeamento artificial – à base de muita maquiagem -, cabelos penteados com precisão. Tudo para se tornar o estereótipo de um homem bem-sucedido e um tanto extravagante. ?Buscamos inspiração no Giorgio Armani e no Abílio Diniz, com essa coisa de esportes radicais?, explica o ator.
Depois de ter que pedir uma vaga no elenco da novela de Glória Perez, Francisco Cuoco se vê novamente à frente dos holofotes. E agora terá de se virar entre dois personagens: Omar e seu disfarce, o faxineiro Pereira, que entra em ação para descobrir quem são os animais rastejantes que querem destruir o empresário. ?É muito divertido, antes de mais nada. Tem dias em que começo Omar e termino Pereira?, brinca.
Pereira nem de longe possui o charme glamouroso de Omar. Cabelos castanhos, bigode e um figurino de dar dó fazem parte da caracterização. Para ambos os personagens, Cuoco acompanhou de perto a equipe de produção. ?Conversamos muito, ouvi sugestões. Acho que o resultado ficou muito bom?, orgulha-se o ator, que vê no ritmo ágil da novela um benefício. ?Por incrível que pareça, isso traz tranqüilidade. Sabemos muito bem o rumo tomado?, avalia.
?Futuro é o dia seguinte?
A experiência em viver dois personagens já não é nova. Aconteceu em 1987 na novela O outro. Qual a maior dificuldade em trabalhar duas personalidades distintas numa mesma história?
É deixar de ser um e se transformar em outro. Tem dias em que chego Omar e saio Pereira. A caracterização dá trabalho. Mas o ator vive de bons personagens. E este, sem dúvida, é um grande trabalho. O Omar tem esse lado empreendedor, é um homem bem-sucedido, chegou ao topo e passou por perdas. O grande amor, por exemplo, deu lugar a uma série de conquistas que nada somam na vida dele. Como Pereira, ele vai voltar às origens, reconhecer sua essência. Enquanto o Omar é um homem audacioso e poderoso, o faxineiro é introspectivo, é encabulado ao falar.
O que você faria se, assim com o seu personagem, tivesse três meses de vida?
Acho que nada muito diferente do que faço hoje. Talvez estivesse mais voltado para o lado espiritual. Na verdade, aos 73 anos, já não tenho muito essa visão de futuro a longo prazo. Futuro para mim é o dia seguinte, é viver um dia de cada vez.
Transplantes
O Domingo Espetacular visita o hospital brasileiro que é o campeão mundial de transplantes de rim. Na reportagem da semana, a história surpreendente do homem-abelha. Ele optou por viver isolado na mata e não tem medo do perigo: dorme ao lado de uma colméia com mais de 100 mil abelhas. Às 18h, na Record.
Malhação
O Pequenas empresas grandes negócios aborda um tema muito comum para cerca de três milhões de brasileiros: as academias de ginástica. O programa mostra como empresários do setor estão investindo no ramo e oferecendo novidades e serviços diferenciados para os clientes, que crescem a cada dia. Às 7h30, na Globo.
Magia
A sessão Cinespecial exibe hoje Harry Potter e a Câmara Secreta, com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson. Na casa de seus tios, Harry Potter recebe a visita do elfo doméstico Dobby, que lhe traz um recado. Ele pede que Potter não retorne à escola de magia e bruxaria de Hogwarts, pois coisas terríveis irão acontecer. Ignorando o aviso, o pequeno bruxo parte para Hogwarts, mas já na saída encontra dificuldades. Na escola, fatos estranhos começam após a chegada de Potter e culminam quando a escola inteira é envolvida e seus alunos aparecem petrificados. Além de todos os problemas, Harry tem que lidar com o novo e arrogante professor de defesa contra a arte das trevas. Às 21h, no SBT.
Humor
No episódio de hoje de Sob nova direção, Pit decide fazer uma inseminação artificial. Para isso, ela rouba o cartão do plano de saúde de Belinha. As duas seguem para a mesma clínica médica e Belinha acaba sendo inseminada sem saber e não entende porque seu corpo está passando por tantas mudanças. Pit fica na maior encrenca, sem saber como explicar a história para a amiga. Às 23h, na Globo.
Comédia
O pequeno Stuart Little é a atração da Temperatura máxima, Com Geena Davis, Hugh Laurie e Jonathan Lipnicki. O casal Little quer adotar uma criança para fazer companhia a seu filho George. No orfanato, eles se encantam por Stuart, um diminuto ratinho, e o levam para casa. O gato da família, no entanto, executa planos para se ver livre dele. Às 13h05, na Globo.
Ritmo brega
No Tudo é possível, Eliana faz um programa especial para o fenômeno musical Calypso, banda paraense que estourou nas rádios do país. Além de cantar seus grandes sucessos como A lua me traiu e Mistura de amor, Joelma e o resto da banda participam do Jogo da afinidade. Às 14h, na Record.
Turismo
O Planeta turismo de hoje vai a Bonito, no Mato Grosso do Sul. A equipe de reportagem visita a Estância Mimosa, onde é possível fazer caminhadas em trilhas e ainda curtir as cachoeiras da região, faz um rafting no Rio Formoso e depois passeia pela gruta do Lago Azul, um dos cartões postais de Bonito, com suas águas transparentes. Às 7h30, no SBT.