O senhor do castelo

Há pelo menos cinco anos, Francisco Cuoco não sabia o que era interpretar um homem sofisticado. Justo ele, que nas décadas de 70 e 80 era um dos galãs mais festejados do País por conta dos vários personagens sedutores que viveu – a maioria deles criados por Janete Clair. Passado o jejum, depois de ter feito um José Higino essencialmente rústico em América, Cuoco está de volta à cena em Cobras & lagartos. Na pele do milionário Omar Pasquim, o ator tem nova oportunidade de mostrar que a maturidade não lhe tirou o carisma. ?Acho que de alguma forma existe esse resgate mesmo?, admite.

A produção do bonitão septuagenário da novela das sete dá trabalho. Cuoco leva mais de uma hora para se ?materializar? em Omar. Lentes de contato verdes, bronzeamento artificial – à base de muita maquiagem -, cabelos penteados com precisão. Tudo para se tornar o estereótipo de um homem bem-sucedido e um tanto extravagante. ?Buscamos inspiração no Giorgio Armani e no Abílio Diniz, com essa coisa de esportes radicais?, explica o ator.

Depois de ter que pedir uma vaga no elenco da novela de Glória Perez, Francisco Cuoco se vê novamente à frente dos holofotes. E agora terá de se virar entre dois personagens: Omar e seu disfarce, o faxineiro Pereira, que entra em ação para descobrir quem são os animais rastejantes que querem destruir o empresário. ?É muito divertido, antes de mais nada. Tem dias em que começo Omar e termino Pereira?, brinca.

Pereira nem de longe possui o charme glamouroso de Omar. Cabelos castanhos, bigode e um figurino de dar dó fazem parte da caracterização. Para ambos os personagens, Cuoco acompanhou de perto a equipe de produção. ?Conversamos muito, ouvi sugestões. Acho que o resultado ficou muito bom?, orgulha-se o ator, que vê no ritmo ágil da novela um benefício. ?Por incrível que pareça, isso traz tranqüilidade. Sabemos muito bem o rumo tomado?, avalia.

?Futuro é o dia seguinte?

A experiência em viver dois personagens já não é nova. Aconteceu em 1987 na novela O outro. Qual a maior dificuldade em trabalhar duas personalidades distintas numa mesma história?

É deixar de ser um e se transformar em outro. Tem dias em que chego Omar e saio Pereira. A caracterização dá trabalho. Mas o ator vive de bons personagens. E este, sem dúvida, é um grande trabalho. O Omar tem esse lado empreendedor, é um homem bem-sucedido, chegou ao topo e passou por perdas. O grande amor, por exemplo, deu lugar a uma série de conquistas que nada somam na vida dele. Como Pereira, ele vai voltar às origens, reconhecer sua essência. Enquanto o Omar é um homem audacioso e poderoso, o faxineiro é introspectivo, é encabulado ao falar.

O que você faria se, assim com o seu personagem, tivesse três meses de vida?

Acho que nada muito diferente do que faço hoje. Talvez estivesse mais voltado para o lado espiritual. Na verdade, aos 73 anos, já não tenho muito essa visão de futuro a longo prazo. Futuro para mim é o dia seguinte, é viver um dia de cada vez.

Transplantes

O Domingo Espetacular visita o hospital brasileiro que é o campeão mundial de transplantes de rim. Na reportagem da semana, a história surpreendente do homem-abelha. Ele optou por viver isolado na mata e não tem medo do perigo: dorme ao lado de uma colméia com mais de 100 mil abelhas. Às 18h, na Record.

Malhação

O Pequenas empresas grandes negócios aborda um tema muito comum para cerca de três milhões de brasileiros: as academias de ginástica. O programa mostra como empresários do setor estão investindo no ramo e oferecendo novidades e serviços diferenciados para os clientes, que crescem a cada dia. Às 7h30, na Globo.

Magia

A sessão Cinespecial exibe hoje Harry Potter e a Câmara Secreta, com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson. Na casa de seus tios, Harry Potter recebe a visita do elfo doméstico Dobby, que lhe traz um recado. Ele pede que Potter não retorne à escola de magia e bruxaria de Hogwarts, pois  coisas terríveis irão acontecer.  Ignorando o aviso, o pequeno bruxo parte para Hogwarts, mas já na saída encontra dificuldades. Na escola, fatos estranhos começam após a chegada de Potter e culminam quando a escola inteira é envolvida e seus alunos aparecem petrificados. Além de todos os problemas, Harry tem que lidar com o novo e arrogante professor de defesa contra a arte das trevas. Às 21h, no SBT.

Humor

No episódio de hoje de Sob nova direção, Pit decide fazer uma inseminação artificial. Para isso, ela rouba o cartão do plano de saúde de Belinha. As duas seguem para a mesma clínica médica e Belinha acaba sendo inseminada sem saber e não entende porque seu corpo está passando por tantas mudanças. Pit fica na maior encrenca, sem saber como explicar a história para a amiga. Às 23h, na Globo.

Comédia

O pequeno Stuart Little é a atração da Temperatura máxima, Com Geena Davis, Hugh Laurie e Jonathan Lipnicki. O casal Little quer adotar uma criança para fazer companhia a seu filho George. No orfanato, eles se encantam por Stuart, um diminuto ratinho, e o levam para casa. O gato da família, no entanto, executa planos para se ver livre dele. Às 13h05, na Globo.

Ritmo brega

No Tudo é possível, Eliana faz um programa especial para o fenômeno musical Calypso, banda paraense que estourou nas rádios do país. Além de cantar seus grandes sucessos como A lua me traiu e Mistura de amor, Joelma e o resto da banda participam do Jogo da afinidade. Às 14h, na Record.

Turismo

O Planeta turismo de hoje vai a Bonito, no Mato Grosso do Sul. A equipe de reportagem visita a Estância Mimosa, onde é possível fazer caminhadas em trilhas e ainda curtir as cachoeiras da região, faz um rafting no Rio Formoso e depois passeia pela gruta do Lago Azul, um dos cartões postais de Bonito, com suas águas transparentes. Às 7h30, no SBT.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna