Com o futebol na agenda do mundo do todo, o rei Pelé é o destaque desta primeira edição da seção especial Famosos na Copa. Aos 65 anos, o especialista no assunto, Edson Arantes do Nascimento também anda com a agenda cheia, tanto com compromissos profissionais como familiares.
No campo familiar, andou acompanhando a mulher, a cantora Assíria, na disputa do prêmio máximo da música gospel, em Nashville, nos Estados Unidos. Além disso, acrescentou um brilho a mais na festa de 15 anos de Gemima, a Gegê, do primeiro casamento de Assíria.
Nos próximos meses, sua majestade participa da Copa do Mundo 2006, lança o primeiro CD e aparece pescando e tocando violão no documentário Puro espírito do Brasil, patrocinado por uma cachaça. ?Estou falando do meu país. Não faço nenhum endosso de bebida alcoólica?, diz ele que, quando fala de si mesmo, menciona ?o Pelé?.
De 6 de junho a 9 de julho, em Berlim, na Alemanha da copa, o Pelé padrasto da debutante Gemima, pai de Jenifer, Kelly Cristina, do problemático Edinho, e dos gêmeos Joshua e Celeste, de 9 anos, é personagem de exposição movida a alta tecnologia e organizada pela Prime, empresa dele que tem a função de promovê-lo no mundo.
Chamada de Peléstation ou Estação Pelé -experimente a lenda em ação, a exposição multimídia contará com um estádio virtual e projetará imagens de 40 metros com trechos de filmes de jogos e a história do astro que o futebol elegeu como o melhor atleta de todos os tempos e atleta do século.
Público local e turistas conhecerão a história do garoto de Três Corações, em Minas Gerais, que morou em Bauru e depois em Santos para se tornar o mito Pelé, autor de 1.281 gols em 21 anos de carreira.
Embalada em beleza
Quem viveu os tristes anos 90 em que a seleção brasileira amargou derrotas e mais derrotas, se lembra que Bebeto entrou para a galeria dos gestos históricos dos astros do futebol. Ele marcava gols em homenagem aos filhos recém-nascidos e saía em disparada pelo campo, movimentando os braços do jeito que se faz ao embalar um bebê.
Tetracampeão mundial de futebol, com o título conquistado em 94 nos Estados Unidos, Bebeto chega à Copa de 2006 com 41 anos, nas condições de empresário bem-sucedido na área esportiva em que sempre atuou, e de pai derrotado nas decisões tomadas dentro de casa. Stéphanie Oliveira, de 14 anos, 1,77 m e 55 quilos, resolveu seguir a carreira de modelo e se prepara para viver no exterior.
?Tenho mais ciúme da minha filha do que da minha mulher?, diz ele, que foi parceiro inseparável de Romário, e não gosta nada da profissão que a filha escolheu, e nem da idéia de que te-la vivendo sozinha em outro país. ?Ele é muito radical e muito machista?, contou à revista Caras a mulher dele, Denise, de 37 anos, mãe também de Bebeto Filho, de 16 anos, e Matheus, de 11 anos.
O melhor, lo mejor, the best
O melhor no Brasil, lo mejor na Espanha e the best no mundo. A expressão muda conforme a língua vigente em cada lugar do Planeta, mas o fato é o mesmo. Aos 26 anos, Ronaldo de Assis Moreira, famoso como Ronaldinho Gaúcho, integra a seleção brasileira que vai à Copa do Mundo de 2006 na condição de melhor e mais caro jogador do mundo, goleador de criatividade única nos tratos à bola.
Por conta disso, enfrentará em campo pressões gigantes, mas nada que assuste o jovem, que adora jogar, inclusive nas horas vagas, e não dá sinais de preocupação, ao contrário do técnico Carlos Alberto Parreira, que pensa em soluções para protegê-lo dos ataques e da má fé dos adversários.
Trabalhando na Europa há cinco anos, a maior parte vividos na Espanha, em 2005 Ronaldinho abraçou sem medo de ser feliz o filhote que é produto de relacionamento com uma dançarina do Domingão do Faustão. Com pouco mais de um ano de idade, João e a mãe, Janaína Nattielle Viana Mendes têm viajado à Espanha com uma certa freqüência.
Superfamília, Ronaldinho também adora música e é muito bem empresariado pelo irmão, conhecido como Assis, no esforço para faturar tudo o que pode com o uso da imagem de campeão querido pelas crianças, homens e velhinhos do Planeta. A expectativa do mercado esportivo é de que o jogador fature R$31 milhões este ano.
Fora o salário e a publicidade para marcas multinacionais que o disputam com cachês milionários, ele também está lançando sua própria marca, que já conta com uma chuteira toda cheia de firulas douradas à altura dos seus pés de ouro.
Para se divertir, gravou, recentemente, a faixa Goleador, com o seu grupo Sambatri, chegado em samba e pagode, que fará parte de uma coletânea de músicas para embalar a copa.
Além disso, virou gibi, que acaba de chegar às bancas, com direito a ter sua própria turma na Turma da Mônica de Maurício de Souza. Pode não render nas vendas, mas como o faz bonzinho, rende boa fama, e por conseqüência, grana!
TOC
Lembra daquela doença chamada de Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecida pelas iniciais TOC, que atinge o rei da música brasileira, Roberto Carlos? Ele está se tratando com psicologia e já faz até variações nas cores das roupas que usa em seus shows.
Já o craque inglês David Beckham, que admitiu recentemente ser vítima da TOC, vai levar as manias que adquiriu por conta da doença inteirinhas nas viagens pela Alemanha da Copa de 2006.
Mais conhecido pelo perfil excessivamente vaidoso que o coloca no conceito já desgastado de metrossexual, o jogador casado com a ex-Spice Girl Victoria, contou à tevê britânica que tem mania de arrumar os quartos dos hotéis em que se hospeda, além de ajeitar em linha reta todas as garrafas que vê pela frente. Fora isso, ele disse que também é obcecado por tatuagens e relaciona este fato com masoquismo.
Com 1,83 m de altura, a estrela da equipe inglesa é um mix de popstar e ídolo do esporte. Durante os últimos anos foi o jogador mais caro do mundo, agora superado pelo brasileiro Ronaldinho Gaúcho. Sua vida particular é tão pública quanto seus gols pelo Real Madrid e pela seleção de seu país.
Embaixadona
A neve e as temperaturas negativas ainda castigavam os europeus quando a revista Caras, especializada no noticiário de celebridades, começou a promover o que vem chamando de sua embaixada na copa.
Um castelo construído em 1.222 para os barões de Fürstenberg, a embaixada fica em Attendorn, a 90 quilômetros de Colônia. Tem 42 quartos com vista para as colinas.
O ator Murilo Rosa, em férias na Europa após o papel de Dinho na novela América, foi o primeiro famoso brasileiro a conhecer o lugar, adaptado com novas tecnologias, que ele definiu como ?deslumbrante?.
Uma capela dedicada a São Jorge, sala de armaduras transformada em bar, e spa que a Nivea vai manter com sauna, massagens e cascata, devem distrair os hóspedes vips convidados pela revista.
Do lado de fora, eles terão quadras de tênis, campo de golfe, e pista de equitação. Para exercitar os neurônios, poderão aprender sobre a cultura alemã com o diretor do lugar, Thomas Bilsing, como fez o ator, impressionado com as peças de época que viu não só na decoração como também no museu do castelo.