Cabelos

continua após a publicidade

Longos, com volume, e ondulados voltam à moda. Tons claros ou castanho com nuances douradas, imitando o reflexo natural do sol realçam o visual de quem vai à praia. Na cabeça ainda valem lenços de seda e tiaras com cara de anos 70s. A novidade conquistou a cabeça de celebridades como Paris Hilton e também marcou a personagem de Alinne Moraes em Duas caras, a pérfida Silvia. A vilãzinha fashion desfilava roupas impecáveis quase sempre acompanhadas pelo acessório da vez: as tiaras. Indicada para mulheres de cabelo longo ou curto, a peça já bombou no inverno e agora promete agitar o verão também. Usada inicialmente como uma peça de sportwear, para o cabelo não atrapalhar as atletas, agora ela tem função mais decorativa.

Biquínis

Ele está maior até em marcas cariocas, famosas pelos modelitos mínimos, caso da BumBum. O sutiã da hora é o tomara-que-caia. A coleção da Cia Marítima, uma das marcas de moda-praia mais badaladas do País, teve inspiração nos anos 70s, com estampas florais como o modelo mostrado pela atriz Fiorella Matheis, além de estampas de animais, como onça e cobra. Os recortes valorizam as curvas, sem deixar vulgar. E o preto mostra que continua sendo, mesmo no verão, um coringa para se usado até mesmo na praia. Outra novidade: o maiô está de volta, meio disfarçado.

continua após a publicidade

Perfume

As fragrâncias ganham notas mais refrescantes com aromas que remetem ao bio, ao natural. O floral verde está em alta, caso do de chá verde, mas na forma de um odor não muito cru – há perfumes feitos com mais de 30 elementos diferentes. O ideal é escolher um que não tenha álcool que, com o sol, reage e pode provocar manchas na pele.

continua após a publicidade

Shorts

O shorts é a peça do alto verão. Eles podem ser usados tanto de maneira despojada, para o dia-a-dia, quanto em uma ocasião que exige mais elegância. Nos mais variados estilos, tecidos e combinações, eles chegam com tudo ao verão 2009. Luiza Brunet apostou na combinação com roupas de banho. Valem ainda vestidos e saias, de todos os comprimentos. “O curto comanda a noite”, diz a consultora Glória Kalil. Mais democrático, no entanto, foi o longo que ganhou a cena do dia.

Acessórios

A bolsa, eterna companheira da mulher, vem em formas de sacola média ou grande para o dia, e carteira para a noite. Destaque para os materiais naturais, como palha e algodão. Também estão em alta neste verão óculos românticos ou tecno.No pescoço, o colar de bolas.

Maquiagem

Rímel nos cílios, delineador nos olhos e batom vermelho, como foi a aposta da top Ana Beatriz Barros. Tudo isso faz a maquiagem do verão, mas é importante equilibrar. Olhos muito marcados pedem boca apagada, e vice-versa. Caso contrário, fica-se com visual over, assim como o da Amy Winehouse. E quem quiser ousar na cor do batom, não precisa ter medo de errar, porque este verão será a estação das bocas. O batom é a grande sensação da maquiagem e volta com força total na temporada. Para as mulheres que querem “aumentar” os lábios, uma dica é apostar nas cores vivas e claras, com aplicação de lápis de contorno claro.

Deixa rolar

Riqueza de conflitos. É isso o que mais atrai Paula Burlamaqui na hora de aceitar um papel. Por isso mesmo, Stela, sua personagem em A favorita, tornou-se ainda mais interessante para ela. Longe de ser apenas uma mulher misteriosa que chegou à fictícia cidade de Triunfo com dotes culinários e abrir um restaurante, Stela carrega uma boa dose de elementos dramáticos. Afinal, depois de despertar o interesse de metade dos homen,s da cidade, descobriu-se que ela é homossexual e parece nutrir uma paixão platônica por Catarina, vivida por Lília Cabral. “Gostaria que elas tivessem uma relação. Seria interessantíssimo para mim. Estamos no século XXI e o preconceito não é mais como antigamente”, aponta.

A personagem dá seqüência à boa fase da carreira de Paula. Apesar de ter quase 20 anos de profissão ela estreou como a Bia de Sexo dos anjos, em 1989, a atriz de 41 anos penou para conquistar bons papéis. “Fiz várias novelas que não mostraram quem eu era”, dispara. A “grande chance” veio com a Islene, de América, em 2005, que tinha de batalhar para sustentar sozinha a filha Flor, de Bruna Marquezine. “Antes da Islene, nunca tive a oportunidade de fazer um papel bom aqui dentro”, comenta sobre o trabalho que lhe garantiu o primeiro contrato longo com a Globo. Logo em seguida, em 2006, Paula deu vida à não menos sofrida Teresa, de O profeta, que passou boa parte da trama em busca da filha desaparecida. Uma hipótese para tal demora no reconhecimento profissional é a beleza da atriz, que surgiu na mídia ao vencer o concurso Garota do Fantástico, em 1987. Mas, embora afirme ter sentido preconceito por parte de alguns, Paula acredita que os atributos físicos não a atrapalharam. “Acho que a beleza não atrapalhou. Muita gente torceu o nariz para mim, mas eu estudei, me esforcei”, pondera. Quando a novela terminar, dia 16 de janeiro, Paula pretende voltar ao teatro e também gostaria de voltar ao cinema.

Fabíola Tavernard – PopTevê

Presentinho

Paris Hilton deu mais uma prova de que dinheiro não é problema quando se trata de satisfazer seus mimos. A patricinha – freqüentemente comparada à Barbie – se deu de Natal nada menos do que um Bentley pink. O modelo, um Continental GT, custou 135 mil libras, cerca de R$ 472 mil, segundo o jornal Daily mail. Depois de comprar o carrão, Paris dirigiu até uma oficina de customização de carros. Lá, o veículo recebeu uma pintura rosa e retoques no interior.