No polígrafo

No programa Nada além da verdade (SBT) de hoje, Ratinho recebe Nilzelena (na foto com o apresentador) e Stella, duas mães exemplares que vão revelar verdades nunca ditas antes. Nilzelena, de 40 anos, é proprietária de uma lan house. Casada há nove anos, ela tem duas filhas. Suas respostas são analisadas pela máquina da verdade. Ela tem que revelar segredos íntimos e encarar o jogo para ganhar o prêmio. Já Stella foi mãe aos 18 anos, mora com seu companheiro, Marcio, e o filho. Stella passa pelo polígrafo e tem de responder perguntas embaraçosas. Em busca do prêmio de R$ 100 mil, ela está diante de um grande desafio: revelar a verdade ou não.
Da Redação

Pra ser alguém na vida

Conhecido tanto pelas músicas de letras polêmicas quanto pelo engajamento em movimentos sociais, o cantor e compositor Gabriel O Pensador (foto) é um dos destaques da 9.ª Feira de gestão da FAE Business School, que ocorre de 28 de setembro a 2 de outubro, em Curitiba. Um dos maiores nomes do rap e pop brasileiro fala sobre “O papel da juventude nas transformações sociais”, na palestra de abertura do evento (dia 28, 16h).

Além de provocar discussões com a sua arte, Gabriel arregaçou as mangas e criou, há cerca de seis anos, uma organização não-governamental de combate à evasão escolar na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro – a maior da América Latina, com mais de 200 mil habitantes. Aproximadamente 30 crianças e jovens entre 8 e 18 anos recebem aulas de rap, break, discotecagem, português, matemática, cidadania, informática e artes plásticas. A ideia da ONG nasceu da preocupação do rapper com os “pequenos malabaristas” das ruas da cidade. “Sempre que batia um papo com eles nos sinais, eu perguntava se estavam estudando e insistia em ouvir a verdade: alguns estavam abandonando a escola, outros nunca tinham visto uma sala de aula. Como convencê-los da importância do estudo e da possibilidade de “ser alguém’ na vida sem se deixar seduzir pelos atalhos do crime? Dizer que eles eram capazes não adiantava, era preciso dar um jeito de lhes fazer descobrir isso (e mais um monte de coisas) na prática”, conta.

A crítica social e política estão presentes em boa parte de suas composições. “Temos que criticar e não nos acostumarmos com a realidade. O papel da população não é só votar e sim estar a par de como os governantes que elegemos estão nos representando”, afirma. A 9.ª Feira de gestão traz cinco painéis de gestão e dez palestras magnas. Mais informações no www.fae.edu/feiradegestao.
Da Redação

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna