Quando botou os pés em Belo Horizonte para gravar algumas cenas de JK, Débora Falabella sentiu um pulsar diferente. Era a primeira vez que a atriz mineira interpretava uma conterrânea na tevê. Ninguém menos que a jovem Sarah Kubitschek, que mais tarde viria a se tornar uma das primeiras-damas mais populares do país. ?Senti um orgulho danado de contar parte da história desse mineiro e de como essa terra foi determinante para ele ser quem foi?, derrama-se a mocinha, com seus gestos econômicos e sua fala comedida. Ao andar pelas ruas de Tiradentes, no interior de Minas, onde aconteceram boa parte das gravações, Débora se surpreendeu com a quantidade de informações que obteve sobre o casal Sarah e JK. Gente comum, que se gaba de ter conhecido de alguma forma essas duas figuras, acabou auxiliando o processo de composição de Débora. ?Por onde andava, ouvia ?causos?. Sabe como é mineiro. Adora contar uma história. Minhas tias mesmo foram amigas da Sarah?, revela a atriz. Aos 26 anos, Débora vai interpretar a primeira-dama até os 38 anos. Depois passa a tarefa a Marília Pêra, que já faz Sarah na última fase da minissérie. ?O bacana de fazer esta fase jovem é vê-la bem no início, os traços de personalidade. É legal construir e deixar isso para a Marília concluir?, avalia Débora, que já fez algo parecido no filme A dona da história, de Daniel Filho, no qual dividia a personagem com Marieta Severo. ?Eu e Marília ainda não conversamos sobre ela, mas isso vai acontecer?, afirma. Para construir a personagem, Débora recorreu a livros sobre Juscelino, sobre História do Brasil e chegou a conversar com parentes de Sarah. Tudo para ser fiel à personagem. ?Mas, o mais importante, é contar a história de uma maneira bonita e acreditar no que está sendo mostrado, do que me preocupar com detalhes tão difíceis de obter?, argumenta.
?Ela foi inteligente para evitar encarar a política?
Quais cuidados se toma ao interpretar um personagem que realmente existiu?
Ela é uma personagem da nossa história antes de tudo. É complicado, porque tem de obedecer uma história, as características dela. Por outro lado, também é fácil porque eu sei como ela era e isso já me conduz. Não preciso criar muito em cima. Mas, claro que tem a visão do ator. Juntando a minha personalidade, o jeito que sou e a minha interpretação dela, com o que eu conheci sobre a história, dá uma mistura boa. A dificuldade está justamente em fazer uma personagem sobre a qual as pessoas podem falar se eu pareço ou não com ela, se estou sendo fiel à Sarah.
Como você definiria a primeira-dama?
Todo mundo a conhece quando ela já era primeira-dama, uma mulher atuante. Mas a fase que eu faço mostra uma moça saída da adolescência apaixonada pelo futuro marido. Ela era muito discreta. Não se sabe muito a fundo como era a vida dela antes do JK. Sei que vinha de uma família tradicional e que odiava política. Também era determinada e possuía uma personalidade forte. Ela foi inteligente o suficiente para subverter esse incômodo que a política lhe trazia. Acompanhou e apoiou o presidente porque, em primeiro lugar, era o homem que ela amava.
Foi mais confortável não ter de tirar o sotaque para interpretar uma personagem?
Ah, foi. Todo mundo pensa que mineiro só fala ?uai? e ?sô?. Não é só isso.
Você já está se preparando para fazer a protagonista de Sinhá moça?
Não, só estou pensando na minissérie. Estou totalmente focada nessa história. Prefiro pensar numa coisa de cada vez.
O bom moço das seis
Rodrigo Phavanello só teve boas surpresas com Roberval, seu personagem em Alma gêmea. Inicialmente rejeitado por Dalila – que o considerava bobo e passivo -, Roberval aos poucos foi conquistando o amor da personagem vivida por Fernanda Machado. E Rodrigo já percebe a torcida dos telespectadores da novela para que o casal fique junto. ?No início a coisa foi forçada, mas ele conquistou a Dalila. Além disso, ele nutre um amor muito grande pela menina?, entrega o ator, referindo-se à filha de Dalila e Raul, de Luigi Baricelli. Rodrigo acha que o público ?acolheu? Roberval e que sua participação na trama cresceu por conta disso. ?O Roberval é ingênuo, apaixonado e verdadeiro?, justifica. Apesar de estreante em novelas, o ator, de 29 anos, está mais do que acostumado aos holofotes, já que entre 1992 a 1999 foi integrante do grupo Dominó. A música Baila comigo – cantada em espanhol – tornou-se um hit do verão europeu, o que rendeu aos meninos um período de três anos entre França e Itália.
Há sete anos, o ator optou por deixar o grupo. Para se ?livrar? definitivamente do rótulo de ex-Dominó, decidiu, literalmente, sair de cena. Trocou São Paulo pelo Rio de Janeiro, onde gosta de curtir a praia ao lado dos amigos. Devidamente matriculado em um curso de teatro, fez uma pequena participação no infantil Sítio do pica-pau amarelo, também da Globo, e logo depois foi chamado para o teste de Alma gêmea. Após dois meses de espera e muita ansiedade, soube que tinha conseguido o papel. ?Foi uma das melhores notícias da minha vida?, comemora.
Raio-x
Nome: Rodrigo Phavanello;
Nascimento: 14 de dezembro de 1976 em Campinas, São Paulo;
Na tevê: minisséries, documentários e filmes;
Ao que não assiste na tevê: programas de auditório;
Nas horas livres: praia com amigos e a companhia do meu cachorro, o Chico;
No cinema: Dois Filhos de Francisco, de Breno Silveira;
Música: gosto de pop-rock nacional, como Jota Quest;
Livro: a Bíblia;
Prato predileto: gosto muito de arroz e feijão, mas também adoro comida libanesa;
O melhor do guarda-roupa: uma bermuda jeans bem velhinha que uso sempre;
Perfume: gosto muito do Hugo Boss, pois me lembra uma fase boa da minha vida;
O pior presente: a intenção é o que vale;
Mulher bonita: minha irmã, Andrea;
Homem bonito: meu pai;
Cantor: Caetano Veloso, Fábio Jr., Roberto Carlos e Sting;
Cantora: Whitney Houston e Ivete Sangalo;
Ator: Luiz Gustavo;
Atriz: Fernanda Montenegro;
Animal de estimação: o Chico, um cocker spaniel americano;
Escritor: Paulo Coelho;
Arma de sedução: um olhar diz tudo;
Melhor viagem: para a Tunísia, em 1999;
Sinônimo de elegância: Lady Di;
Gula: chocolate;
Inveja: acho uma coisa muito do mal;
Ira: com falsidade;
Luxúria: Paris;
Cobiça: um apartamento em Paris;
Preguiça: malhar;
Vaidade: gosto de m e cuidar, mas nada exagerado;
Mania: mexer no cabelo;
Filosofia de vida: viver em paz!.
Pagode
No Tudo é possível de hoje, os grupos de pagode Jeito Moleque e Inimigos da HP agitam a galera com os sucessos que estão embalando o verão brasileiro. No quadro Saindo com a sogra, o candidato a genro Abdias passeia com três sogras para escolher uma pretendente. O programa mostra ainda os vídeos mais engraçados da internet. Às 14h, na Record.
Preconceito
Na sessão Fim de noite, o SBT apresenta Hope, a cidade em conflito, com Jena Malone, Christine Lahti, J.T. Walsh, Jeffrey D. Sams e Catherine O?Hara. Lilly Kate, de 12 anos, vive uma vida limitada e modesta no sul dos Estados Unidos, morando na casa dos tios, com a mãe inválida. A vida da garota muda quando um estranho chega à cidade trazendo fantasmas do passado. Jediah Walker foi aluno da mãe de Lilly, e aos poucos a garota vai descobrindo a grande mulher que ela foi. Seguindo seu exemplo de luta contra o racismo, Lilly decide testemunhar contra o tio, responsável por um acidente que provocou a morte de um garotinho negro. À 00h45, no SBT.
Cegueira
No Domingo espetacular, a repórter Tatiana Chiari viajou até o Tocantins para investigar a cegueira misteriosa que aflige duas cidades às margens do Rio Araguaia. Centenas de crianças começaram a ter problemas oculares e muitas ficaram cegas.
O programa mostra também o caso de uma mulher que ficou presa um ano e três meses porque furtou um queijo e dois pacotes de bolacha e levanta uma polêmica: será que a lei favorece alguns e é mais dura com outros? Às 18h, na Record.
Humor
Em A praça é nossa, com Carlos Alberto de Nóbrega, Xitãoró e Xorãozinho estão de volta com suas melodias engraçadas. Donana, a senhora aposentada mais querida da praça, vai contar para Carlos Alberto seus problemas com o marido Astolfo. E no quadro Shop man, Oscar Pardini ataca novamente como vendedor chato que quer a todo custo vender seus produtos inúteis. Às 15h, no SBT.
Ação
A sessão Oito e meia no cinema Cinespecial exibe In hell, do diretor Ringo Lam, com Jean-Claude Van Damme, Lawrence Taylor e Marnie Alton. Um engenheiro americano que trabalha na Rússia é injustamente condenado pelo assassinato da esposa. Ele é mandado para uma prisão de segurança máxima, que guarda os criminosos mais perigosos do país, e precisará sobreviver a esse inferno. Às 20h30, no SBT.
Verdade
O Fantástico volta a apresentar, a partir de hoje, o quadro Um dos três. A novidade é que o primeiro da série vai reunir três atores conhecidos do grande público: Lázaro Ramos, Mauro Lúcio Filho e Pedro Cardoso. Eles contarão uma história que aconteceu com um deles e o público terá que descobrir qual dos três está falando a verdade. Também estréia hoje o quadro Fantástico som da rua, que vai mostrar artistas que apresentam sua música nas ruas.
Às 20h30, na Globo.
Dos deuses
Quem já fez muita dieta até encara aqueles cardápios que se repetem todos os dias. Quem não é do ramo, no entanto, abandona uma dieta dessas na hora. Para emagrecer, a pessoa que não vive fazendo regimes, mais do que elas, precisa buscar alternativas fáceis de preparar, não fiquem repetitivas, sejam gostosas e de baixas calorias. Se você resolveu seguir a dieta de South Beach, que a Tribuna Pop publicou semana passada, conforme o prometido, apresentamos hoje algumas receitas desse tipo, para ajudar no seu projeto de se livrar de três a seis quilos em duas semanas. Pra quem precisa viver todo esse tempo sem pães, massas e doces, são legumes e ovos dos deuses.
Abobrinha recheada
Ingredientes
2 abobrinhas médias tipo italiana
1 sachê de caldo em pó light sabor legumes
2 xícaras de chá de água fervente
1 xícara de chá de ricota amassada
1 tomate, sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos
Sal, pimenta-do-reino, orégano e manjericão fresco a gosto
Modo de fazer
1- Retire as pontas das abobrinhas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. 2 -Em uma panela média, dissolva o caldo de legumes na água fervente, acrescente as abobrinhas e cozinhe, até que o garfo entre nela sem dificuldades. Escorra, e com o auxílio de uma colher pequena, retire o miolo, deixando cerca de 1 cm de polpa.
3 – Em uma tigela, junte a ricota, o tomate e o miolo das abobrinhas picado. Tempere com sal, pimenta do reino, orégano e manjericão.
4 – Recheie as abobrinhas com a mistura de ricota. Acomode-as em assadeira ou refratário untado e leve ao forno médio pré-aquecido a temperatura de 180ºC. Deixe por 15 minutos ou até que estejam douradas. Sirva em seguida.
Calorias
Cada metade tem 92 calorias.
Tomates recheados
Ingredientes
4 tomates médios, redondos e baixos
sal a gosto
2 latas de atum light
6 colheres de sopa de maionese light
2 colheres de chá de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebola picada
Modo de fazer
1 – Corte uma tampa nos tomates e retire polpa e sementes, com o auxílio de uma colher.
2 – À parte, em uma vasilha, misture o atum light, a maionese light, a salsinha, a cebola, o sal e a polpa retirada dos tomates, até formar uma pasta homogênea. Recheie os tomates e acomode-os em um refratário pequeno. Sirva em seguida, acompanhado de folhas de alface.
Calorias
Cada tomate recheado tem 151 calorias.
Chuchu recheado
Ingredientes
2 chuchus médios
1 colher e margarina light
1 cebola pequena picada
250 g de carne moída
4 azeitonas verdes picadas
1 tomate, sem pele e sem sementes, cortado em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de salsa picada
2 ramos de tomilho
3 fatias de mussarela light picadas
Modo de fazer
1 – Corte os chuchus ao meio, no sentido do comprimento, e cozinhe-os no vapor ou em água fervente, por aproximadamente 10 minutos, até que o garfo entre sem dificuldades.
2 – Escorra, e com o auxílio de uma colher pequena, retire o miolo, deixando cerca de 1 cm de polpa. Reserve.
3 – Em uma panela média, derreta a margarina e refogue a cebola até que esteja transparente. Junte a carne moída e frite, durante uns dez minutos, até que esteja dourada, mexendo com uma colher de pau para que bem solta.
4 – Acrescente a polpa retirada do chuchu, as azeitonas, o tomate, e tempere com sal, pimenta do reino, salsa e tomilho.
5 – Recheie os chuchus com a mistura de carne. Acomode-os em uma assadeira ou refratário untado, polvilhe a mussarela picada e leve ao forno médio pré-aquecido em alta temperatura, deixando por 15 minutos ou até que estejam dourados.
Calorias
Cada metade tem 133 calorias.
Omelete recheada
Ingredientes
4 ovos
Sal a gosto
Meia colher de sopa de margarina light
1 tomate, sem semente, cortado em cubinhos
Meia xícara de chá de queijo tipo minas ralado
Orégano a gosto
Modo de preparo
1 – Com o auxílio de um garfo, bata ligeiramente os ovos temperados com sal.
2 – Em uma frigieira média, de 20 cm de diâmetro, aqueça a margarina light e despeje os ovos batidos.
Cozinhe a omelete, puxando a mistura de ovos da lateral para o centro, com a ajuda de uma espátula. Quando as bordas estiverem cozidas e o centro ligeiramente úmido, vire a omelete como auxílio de uma tampa.
3 – Sobre a omelete acomode o tomate, o queijo e tempere com sal e orégano.
4 – Dobre a omelete ao meio e sirva em seguida.
Calorias
Dividida, a omelete fica com quatro porções de 155 calorias cada uma.
Variações
A omelete, assim como os ovos cozidos, pode ser grande aliada na dieta de South Beach. Para variar, você pode usar três fatias de presunto picado, ou meia xícara de ricota.
Ricota e presunto, os dois juntos, fazem uma combinação ótima.
Outra sugestão é misturar os ovos batidos com brócolis ou outros legumes cozidos e picados. Você também pode incrementar com cebolas fritas.
Comidinhas que bronzeiam
Gelado de manga
Ingredientes
1 copo de iogurte natural
1 copo de iogurte de mel
2 mangas bem maduras descascadas
10 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de açúcar
Modo de fazer
1 – Duas horas antes de servir a sobremesa, distribua o copo de iogurte natural em uma fôrma de gelo e coloque para congelar.
2 – Depois de congelados, coloque os gelinhos de iogurte com a manga, o leite, o iogurte de mel e o açúcar no liquidificador. Bata bem e sirva em seguida.
Calorias
Cada uma das seis porções geradas pela receita tem 115 calorias.
Suco de papaia com limão
Ingredientes
1 copo de água
Suco de 1 limão
1/2 papaia
4 pedras de gelo
Adoçante a gosto
Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador até o gelo desmanchar.
Calorias
A receita gera duas porções, cada uma tem 30 calorias.
Pastinha de cenoura
Ingredientes
1 cenoura grande
1 cebola média
1 colher de sopa de salsa
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1/3 xícara de chá de azeite
Sal a gosto
Modo de fazer
1- Cozinhe a cenoura e a cebola em um pouco de água. Quando estiverem bem molinhas, desligue o fogo e escorra. Corte-as em rodelas.
2 – Coloque os legumes no liquidificador, sem a água, junto com a salsa e as colheres de azeite.
3 – Enquanto bate os legumes, acrescente aos poucos, em fio, a xícara de azeite. À medida que for batendo, a mistura deve engrossar.
4 – Pare de bater quando a pasta estiver homogênea, e salgue a gosto.
Calorias
A receita rende 8 porções, e cada uma tem 165 calorias.