Vitrine dos lançamentos do setor joalheiro, a Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins) adiantou as tendências da moda em acessórios para o inverno 2007, além de opções para o Dias das Mães e Dia dos Namorados. As peças mostradas na feira infuenciam o mercado de bijoux e são reconhecidas entre os melhores designs do mundo.
Prova disso é que no ano passado um par de brincos da coleção Impulso, de Antônio Bernardo, foi premiado no iF Product Design Award. O concurso, que é anual, reúne o que há de mais bonito e moderno entre os lançamentos mundiais. E os designs de jóias brasileiras sempre fazem sucesso pela criatividade e originalidade.
A 44ª edição da feira, promovida pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, foi em São Paulo e de lá a gente trouxe as novidades. A pedra da vez é a esmeralda.
Os braceletes estão de volta. E pode apostar: nesse inverno, o luxo é abusar de colares longos.
?As jóias funcionam como verdadeiras aliadas da personalidade das consumidoras. Hoje, podem ser usadas a qualquer hora e é, na maioria das vezes, o desejo de usá-las que determinará que roupa e que decote, a mulher escolherá para que possa conseguir o melhor look?, explica Regina Machado, consultora de estilo do IBGM.
Guia de tendências
Metal
O ouro amarelo polido reassume o seu lugar nas vitrines dos mais destacados joalheiros. O ouro rosa, que chegou com tudo na última temporada, ainda tem espaço.
Cor
Cores que remetem ao inverno, como cinza, preto, preto e branco e até o branco dominam os looks (pérolas negras, quartzos esfumaçados, pérolas brancas). As tonalidades esverdeadas, da esmeralda, também complementam a tendência.
Pedra
Entre as pedras, destaque para as esmeraldas, que reaparecem atualizadas com detalhes de design fashion. As pedras pretas e esfumaçadas como o ônix, a ágata, a pérola negra e o quartzo fumê também aparecem nas novas coleções.
Forma
Formas arredondadas, ovais, retangulares e quadradas. Todas inteiriças, geométricas e bem lapidadas.
Invista nas bolsas
A tendência ?ão? do verão – bolsão – ganha fôlego com o aval dos estilistas mais copiados do mundo e vai chegar ao nosso inverno acompanhada de mais um acessório ?ão?: saltão, que aparece nas botas, no tornozelo e nos sapatos.
Um balanço da Milano Moda Donna, a semana de moda prêt-à-porter feminina de Milão (Itália) que terminou ontem, faz a gente pensar em comprar uma.
As bolsas grandes são uma febre. Os lançamentos Balenciaga e Prada, desenhados especialmente para a Madonna, e as versões mostradas no São Paulo Fashion Week de inverno, tiveram o aval de marcas famosas: Fendi, Ferragamo, Armani, Anna Molinari, só para citar alguns estilistas que incluíram o item na coleção.
A vantagem da maxi bolsa é poder carregar tudo, mas tudo mesmo! Veja o tamanho que eles propõem… já a outra atração dos desfiles pode incomodar. Pelo menos esta foi a sensação de uma beldade que experimentou os sapatos, altíssimos: Gisele Bündchen.
Há mais de cinco anos a top mais famosa do mundo não desfilava no Hemisfério Norte.
A modelo fez três entradas em roupas complexas e muito estruturadas para a Dolce & Gabbana. ?Na última entrada quase escorreguei. Achei que ia cair. Você viu o tamanho do sapato? Enorme!?
A modelo segurou o vestido, levantando-o um pouco durante todo o percurso na passarela. ?Prefiro usar uma roupa mais casual?, contou.
Guia de Milão
Armani manteve os vestidos acima dos joelhos na linha principal e os encurtou para o desfile da Emporio Armani, mas preservou a saia balonê nos dois desfiles. Gucci trouxe vestidos pretos até o chão, enfeitados com enormes folhas de prata. Para o dia, sugere saias abaixo dos joelhos e peles pretas com manchas castanhas em punhos e golas. Combinou tudo com botas altas e bolsas de alças curtas. Na coleção da Prada há saias de pelúcia verde e laranja e meias 3/4. As famosas bolsas da marca são pequenas e em couro. A marca inglesa Burberry Prorsum privilegia os casacos que podem ser usados como vestido com cinto. As botas de cano curto têm saltos altíssimos e cadarços. Ferragamo apostou sobretudo em carteiras (tendência em Milão), sempre em tamanhos grandes.
Novidades
Esfoliante Corporal Oliva, da Racco, vem com partículas naturais de murumuru e extrato de oliva. O esfoliante vira uma espuma de banho que remove as células mortas e prepara a pele para a hidratação.
Ekos Guaraná, da Natura, é uma linha de banho energizante. Os produtos têm extrato de sementes de guaraná e o sabonete esfoliante tem também sementes moídas de maracujá.
Kit-sobrevivência, do Boticário, de um lado é lápis retrátil preto para olhos, e do outro, um gloss cor de boca sabor tuti-frutti.
Body Care Pêlos Menos Visíveis, da Neutrogena, à base de soja, diminui a velocidade de crescimento dos pêlos, tornando-os mais claros e finos.
Serum Retin-Ox+, da Roc, tem retinol, minerais (cobre, zinco e magnésio) e vitamina E. Promete preencher rugas, de dentro para fora, e hidratar a pele.
Uniform Skin, da Nivea, tem ácido dióico, que clareia manchas de pele, e vitamina C, que combate o envelhecimento.
A versão para o dia tem filtro solar 15.