Moda com sotaque curitibano

Muito mais do que um desfile de modas e tendências, o Crystal Fashion em Curitiba é o grande evento para reunir celebridades, modernetes, gente descolada e, claro, patricinhas e socialites interessadas em saber em quais peças investir seu dinheiro e assim reinventar o guarda-roupas. Talvez mais que isso: também ver, ser vista e, de preferência, fotografada para colunas sociais e sites badalados.

A semana de moda da cidade, que terminou ontem, foi marcada por personalidades de todas as grandezas, que contribuíram para colorir os lounges, estandes e desfiles.

Danielle Blaskievicz

Ricardo Pacak/DivulgaçãoMontada em uma supermoto, a atriz Deborah Secco chegou arrasando para o desfile da paranaense Puramania. Moda urbana, com jeans bem marcado ao corpo se mistura à malharia e aos tricôs para encarar o inverno. Com seu jeito descolado e ao mesmo tempo chique, Deborah empresta sua imagem à grife pela segunda vez consecutiva.

tribpop02130408.jpgO desfile mais disputado de todo o Crystal Fashion foi o da TNG, na quarta-feira, que teve a presença da mais nova celebridade instantânea produzida pelo Big Brother Brasil, o músico Rafinha, vencedor do reality show. Além da imprensa, que sempre marca presença nestes eventos, a platéia era formada principalmente por jovenzinhas munidas com suas câmeras digitais para flagrar o moço que distribuía beijinhos no ar enquanto desfilava. Curiosamente, porém, mães e avós também estavam lá para tietar o garoto, reforçando o coro das meninas.

Rafinha, literalmente, encarnou o tema da nova coleção da TNG: ?Se a vida é um teatro, a moda também pode ser?. O moço, que na televisão parecia ser a pessoa mais meiga do mundo, ao vivo perdeu o encanto. Diante dos jornalistas, não fez mais que distribuir sorrisos e posar para algumas fotos. Foi monossilábico, limitando-se ao ?maneiro?, ?legal?. A ?desculpa? dada foi que, por causa do contrato com a Globo, ele não poderia falar com outras emissoras de televisão. No ano passado, entretanto, Diego Alemão – que desfilou para a mesma TNG – foi bastante simpático com a imprensa. Pura decepção!

tribpop04130408.jpgA Miss Brasil Natália Guimarães, que se prepara para passar sua faixa adiante, foi homenageada pelo Shopping Crystal Plaza e sua Associação de Lojistas. ?Senti até um arrepio?, brincou Natália, ao receber a homenagem das mãos da primeira-dama Fernanda Richa, na última terça-feira. Depois, a miss subiu na passarela para mostrar as roupas femininas da Rampage, que apresenta peças bem construídas e excelentes acabamentos.

tribpop03130408.jpgA primeira noite de desfiles da 18.ª edição do Crystal Fashion ganhou muitos pontos com a presença do ator Júlio Rocha na passarela para o desfile da Croqui, que abriu o evento. Além de mostrar as peças da coleção outono-inverno da marca, Júlio esbanjou simpatia para o público. Nos bastidores, ele contou que encara a passarela como mais um dos papéis que encarna. São 11 anos de profissão e agora um papel de destaque, como o motorista João Batista, em Duas caras. Nos próximos dias, seu personagem vai ganhar ainda mais destaque na trama, ao se aliar à vilã Sílvia, de Alinne Moraes. ?Tinha expectativa pequena em relação à novela, sempre me frustrava porque criava expectativa. Dessa vez, ganhei espaço?. Assim que acabar a novela, Júlio vai se dedicar às filmagens de um longa-metragem e também quer voltar a atuar no teatro.

Para o inverno, a Croqui mostrou que a estação terá cores sóbrias e brilhos. As peças chegam acinturadas e com decotes, dando feminilidade à estação do frio. Transparências, couro e matelassê, macacões junto a cardigans também estão entre as apostas da estação.

tribpop06130408.jpgA modelo e atriz Angelita Feijó emprestou sua elegância para a grife Liliana Castellaños, uma das boas novidades deste Crystal Fashion. A conceituada marca boliviana inaugura, no mês que vem, sua primeira loja no Brasil, no Shopping Crystal Plaza, em Curitiba. Liliana Castellaños é hoje uma das maiores expoentes latino-americanas no seleto mundo da alta moda internacional. Seus desenhos estão em butiques nas principais capitais do mundo. A coleção outono-inverno foi inspirada em Jaqueline Onassis, que transpirava elegância tanto nas roupas quanto nas atitudes. A grife investe nos casacões que tanto fazem sucesso entre as curitibanas nos dias mais frios do ano. Uma moda que com certeza vai pegar por aqui.

tribpop07130408.jpgO Hospital Vita montou um estande no Crystal Fashion e aplicou testes para avaliar o nível de estresse das pessoas que circulavam por lá – o ?estressômetro?. Entre os alvos da equipe do Vita estavam também os profissionais de moda que trabalharam durante o evento. Produtores de moda, estilistas e modelos foram avaliados pela equipe de psicologia do hospital. E, por incrível que pareça, a maioria deles mostrou que sabe usar o estresse a seu favor. Entre os entrevistados, 53% não têm estresse, ou seja, sabem adequar as reações físicas e psicológicas aos agentes estressores. Já entre os que apresentaram estresse no teste estão divididos da seguinte forma: 80% na fase de resistência, 10% no estágio de quase exaustão e outros 10% no estado de alerta.

?O estresse não é uma doença. É uma reação instintiva a um perigo ou a um desafio. E o que determina se o estresse é positivo ou negativo é a reação que cada pessoa tem diante dele?, explica Raquel Pusch, coordenadora do serviço de psicologia do Vita. Paulo Martins, coordenador-geral de produção do Crystal Fashion, diz que todo evento tem uma carga elevada de estresse e que é preciso ter controle, principalmente quando se trabalha com um grande número de pessoas. ?A exigência e a cobrança em eventos de moda são muito grandes e isso estressa emocionalmente. Por isso, é preciso trabalhar bastante o auto-conhecimento para agüentar a pressão?, destaca Martins.

tribpop05130408.jpgFora da passarela, Marcos Costa, o make-up artist da Natura, foi o grande ?acontecimento? do segundo dia do Crystal Fashion. Além de falar das tendências para maquiagem neste inverno, ele deu uma verdadeira ?aula? de maquiagem para as mulheres que passaram pelo lounge da Natura. Marcos aproveitou para dar dicas preciosas para maquiagens do dia-a-dia e também para datas especiais e eventos. A Natura aproveitou o evento de moda na capital paranaense para apresentar o novo gerente regional da empresa, Luís Bueno, que agora responde por todas as ações na região Sul. Segundo Bueno, o objetivo da descentralização administrativa da empresa de cosméticos se deve às diferenças regionais do Brasil. ?Assim podemos desenvolver ações direcionadas para os clientes, já que os públicos são muito distintos?, explica.

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