Menina dos olhos

Quando começou a gravar a minissérie JK, como a jovem Sara Kubitschek, Débora Falabella já sabia que iria dar vida à personagem título de Sinhá Moça. Na nova novela das seis que estréia amanhã, na Globo, que se passa em 1886, Débora vive a mocinha que confronta o pai, um fazendeiro escravocrata, com idéias abolicionistas. ?As duas são de épocas muito diferentes. A Sara tem sotaque mineiro, que nem eu. A Sinhá possui outros trejeitos?, compara a atriz.

Para compor a inquieta Sinhá Moça, a atriz não fez questão de ver a primeira versão da novela. Tampouco conversar com a atriz Lucélia Santos, que interpretou a mesma personagem na trama de 1984. Segura do seu potencial, ela acredita que o importante é fazer com que o público se identifique com a mocinha de ideais libertários. ?Algumas semelhanças sempre existem. Mas eu quis fazer algo diferente?, explica a atriz que está adorando este novo olhar sobre a obra. ?Se quisessem a mesma coisa, teriam exibido a novela novamente?, deduz.

Com recém-completados 27 anos, esta é a primeira protagonista de Débora na Globo. Entretanto, ela já interpretou papéis memoráveis como a drogada Mel, de O clone, em 2001, e a ?moderninha? Maria Eduarda, de Senhora do destino, em 2004. ?Já fiz protagonistas dentro de núcleos. Mas este é um papel-título. Haja responsabilidade?, comenta. ?Acho que ele veio na hora certa?, comemora a atriz.

Ela realmente não tem do que reclamar. Foi apontada por Denise Saraceni, diretora-geral da Globo, como um dos maiores talentos da emissora. E desde que apareceu na telinha, em Chiquititas, do SBT, em 1997, não parou mais.

De lá para cá já fez quatro novelas na Globo e apareceu em sucessos cinematográficos como

A dona da história, de 2004. Além de Sinhá Moça, Débora faz seu ?début? na tevê paga no comando do Cineview, programa sobre as novidades do cinema que também estréia amanhã, nos canais Multishow e Telecine. ?Não estou com tempo para mais nada?, afirma a atriz, que deve ficar até meados do mês no espetáculo A serpente, em cartaz em São Paulo.

?Criei outra personagem?

Como você se preparou para viver Sinhá Moça, já que não viu a primeira versão?

Acho que isso me deu liberdade para criar uma outra Sinhá Moça, de acordo com a minha maneira de interpretar. Além de uma pesquisa completa da época, eu tive aulas de boas maneiras e aprendi a gesticular e falar de maneira diferente. Inclusive porque, com o espartilho, a respiração muda, a interpretação muda.

E o texto do Benedito é feito para o ator. Em apenas cinco capítulos ele define o personagem, o que facilita muito o trabalho.

Como você define Sinhá Moça?

Ela é uma jovem que vai estudar na capital e volta à cidade com idéias abolicionistas, contrariando o pai, que é fazendeiro e precisa dos escravos para sustentar seu negócio. Apesar da pouca idade, ela pode ser considerada revolucionária. Ela conviveu com os escravos, tem carinho por essas pessoas e não quer vê-las em uma situação indigna.

Você acabou de sair de JK, também um trabalho de época. O que você prefere fazer?

Gosto dos dois. Acho que papéis bons existem e pronto! Mas, quanto mais distante o personagem é, mais interessante ele se torna. Acho que é mais difícil até quando é muito próximo. Quando visto o figurino, me transporto para aquela época. É a oportunidade de realmente fazer parte daquele universo.

Mas tenho que confessar que no dia-a-dia prefiro uma calça jeans.

Dedicação precoce

Marina Ruy Barbosa assume que não concorda muito com diversas atitudes de Sabina. Na pele da cada vez menos serelepe personagem de Belíssima, da Globo, a atriz condena o comportamento da pequena grega. ?Ela não devia ficar contra a mãe e agora poderia conversar mais com ela, acabar com essas desconfianças e ajudar a Vitória?, opina Marina, percebendo que a personagem tem amadurecido ao longo da trama. Depois de perder o pai, a avó e ter a mãe – vivida por Cláudia Abreu – esfaqueada na cadeia, Sabina acabou ?ficando adulta? antes do tempo. ?Ela era brincalhona e moleca. Agora está muito sofrida para a idade dela?, constata a atriz de 10 anos.

E não é só o amadurecimento da personagem que impressiona. Basta conversar alguns minutos com Marina para perceber a dedicação da pequena atriz, que conquistou o papel após testes com mais de 500 meninas. Mas sua estréia em novelas aconteceu há dois anos, quando fez um anjo em Começar de novo, que lhe rendeu o convite para o teste na trama das oito. ?Sempre quis ser atriz. Quando eu era pequena, queria abrir a tevê para entrar e fazer parte dela?, lembra.

Por isso, Marina garante que leva tão a sério a profissão que escolheu e que pretende se aprimorar prestando vestibular para cinema daqui a alguns anos. Na hora de decorar os textos e ensaiar as falas e choros da personagem, a atriz mirim não perde a concentração e assegura que já aprendeu técnicas para ?incorporar? a personagem. ?Eu consigo me envolver com os sentimentos da Sabina, me coloco no lugar dela e a emoção flui?, explica, com discurso de gente grande.

A mesma disciplina empregada na composição da personagem, com aulas de grego, de dança grega e até de canções tradicionais da Grécia, Marina utiliza nos estudos. Cursando a quarta série do ensino fundamental, a atriz consegue manter boas notas mesmo com o intenso ritmo de gravações. Isso sem falar que nas horas vagas ainda arruma tempo para se dedicar a outra paixão: cuidar de gatos de rua até encontrar pessoas interessadas em adotá-los. ?Eu coloco no meu site, o marinaruybarbosa.com ou adoteumgatinho.com.br. Estão todos vacinados e desvermifugados?, avisa.

Raio-X

Nome: Marina Souza Ruy Barbosa;
Nascimento: 30 de junho de 1995, no Rio de Janeiro;
Na tevê: novelas, canais infantis e Animal planet;
Ao que não assiste na tevê: programas violentos;
Nas horas livres: ando de bicicleta, brinco de boneca e jogo no computador;
No cinema: Os outros, de Alejandro Amenábar;
Música: As aparências enganam, interpretada por Elis Regina;
Livro: As rosas inglesas, da Madonna;
Prato predileto: bacalhau;
Mulher bonita: Cláudia Abreu;
Homem bonito: Marcello Antony;
Cantor: Roberto Carlos;
Cantora: Marisa Monte;
Ator: Tony Ramos;
Atriz: Fernanda Montenegro;
Animal de estimação: minhas gatas Rute, Raquel e Penélope;
Escritor: Monteiro Lobato;
Programa de índio: ir à praia no domingo;
Melhor viagem: para a Grécia;
Melhor notícia: ter passado no teste para fazer Belíssima;
Inveja: de nada;
Gula: doces: torta alemã e brigadeiro;
Ira: de quem maltrata os animais;
Cobiça: ter uma casa de praia na Grécia;
Preguiça: de acordar cedo;
Vaidade: gosto de ir ao salão fazer hidratação nos cabelos. Sou vaidosa;
Mania: dormir com um copo d?água na cabeceira da cama;
Filosofia de vida: só somos felizes quando fazemos o que gotamos.

Ficção

MIB Homens de Preto 2 é a atração da Temperatura máxima hoje, com Tommy Lee Jones, Will Smith e Rip Torn. Depois de evitarem um desastre interplanetário, Kay retorna à vida civil e Jay permanece na agência do governo que monitora atividades alienígenas. Até que Jay desvenda um plano de uma alienígena que está no planeta. Às 13h05, na Globo.

Bruxinho

A sessão Oito e meia no cinema Cinespecial exibe hoje Harry Potter e a pedra filosofal, com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson. Harry Potter vive infeliz na casa dos tios. No seu 11.º aniversário ele recebe um convite para ingressar em Hogwarts, famosa escola para jovens bruxos, e descobre que é órfão de dois poderosos bruxos e também possui poderes mágicos. Enquanto dá início aos seus estudos de magia, o jovem bruxo aprende a jogar quadribol, participa de uma emocionante partida de xadrez e ao lado de seus amigos Ron e Hermione passa a investigar estranhos acontecimentos em Hogwarts. Às 20h30, no SBT.

Política

O Domingo espetacular chega hoje ao programa número 100 e lança a pergunta: Quais os maiores erros dos presidentes brasileiros? Na reportagem da semana, Paulo Henrique Amorim aborda quais são os riscos da gripe aviária chegar ao Brasil. Os repórteres do programa mostram ainda a festa de debutante das índias da tribo Tembé, no Pará. No meio da floresta o ritual do ?mingau de moça? que marca a passagem da fase menina para a vida adulta. Às 18h, na Record.

Radical

No Top report, Caroline Bittencourt entrevista o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, que mostra os penteados volumosos que deixam as madeixas com um ar moderno. Em outra matéria, o assunto é o vôo de asa delta, um esporte radical que tem pouco mais de 30 anos de existência e vem conquistando cada vez mais adeptos. E o campeão mundial de pipas, Ken Yamazato, fala como é ganhar a vida com uma brincadeira de infância. Às 22h, na RedeTV!.

Negócios

O Pequenas empresas grandes negócios mostra a história de executivos que trocaram altos cargos pelo simples prazer de ter o próprio negócio. Em outra matéria, o programa destaca o município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, onde comunidades usam a antiga técnica de fazer peças com barro como fonte de renda. Às 7h30, na Globo.

Pôquer

O SBT estréia hoje o programa Torneio mundial de pôquer. Serão 15 episódios mostrando todas as partidas do campeonato. À meia-noite e meia, no SBT.

Novelândia

Uma seleção de famosos que começou o ano fazendo dinheiro na moda compõe esta especial da seção Estilo pop. Para completar, o destaque fica por conta do shopping paulistano que é uma verdadeira novelândia. É de lá que vem boa parte das roupas desejadas e consumidas especialmente por mulheres que querem modelitos iguais aos que as artistas usam nas novelas.

No bairro do Brás, em São Paulo, o shopping Mega Pólo Moda só atende lojistas e revendedores de moda. Das 400 lojas distribuídas entre 90 mil metros quadrados, pelo menos 70% trabalham na venda de roupas e acesssórios produzidos a partir da moda que as novelas divulgam.

Na vitrine da foto, por exemplo, os vestidos tipo hippie que ficaram conhecidos como os que a Cláudia Abreu usa no papel de Vitória, em Belíssima. Os estilistas e as revistas de moda já haviam previsto que o modelo seria o hit do verão antes da novela começar, mas como tevê é tudo…

É importante lembrar que o novelê tira a moda dos estilistas e das indústrias do setor. Só que o povo chega às lojas pedindo aquela blusa que a atriz fulana de tal usa na novela. Daí o sucesso de uma década dessa novelândia, que atrai cerca de 5 mil lojistas por dia, e tem até hotel dentro do shopping para facilitar a vida deles.

Guga urbano

O ex-tenista número um do mundo contratou um estilista conhecido para lançar a marca Guga Kuerten. Montou loja em sua terra natal, Florianópolis, em Santa Catarina, no final do ano, e aproveita o movimento de verão para promover o negócio entre os turistas: criou uma Kombi, chamada de Caronão do Guga, que fica na porta dos hotéis e transporta os interessados até lá. A top Gisele Bündchen aproveitou os dias de férias na casa do amigo Guga para escolher biquínis e cangas da linha feminina, mas a estréia das criações coordenadas por Jum Nakao fez bonito especialmente nas peças masculinas.O estilo, definido como urbano e descontraído, reuniu o que há de pop para o verão dos rapazes, e que se mantém entre as tendências para a próxima estação. Apostou na mistura da alfaiataria com o esportivo, no camuflado, na risca-de-giz, e na combinação de camisetas com camisas. Além disso, a marca investe nos uniformes para a prática do tênis, origem da marca Guga Kuerten, que já nasce na condição de querida pelos brasileiros.

A primeira coleção ficou concentrada na loja própria, mas a expectativa é de que em breve as peças para o Outono/Inverno cheguem às chamadas lojas multimarcas de todo o País, inclusive de Curitiba, conforme informou a assessoria de imprensa da marca. A cidade ficou de fora, no entanto, da lista de cidades que já conta com vitrines promocionais da marca.

Sem Concorrência

Gisele Bündchen, a brasileira que está na topo da lista das modelos mais pagas do mundo, começou o ano promovendo a Colcci em evento de moda Outono/ Inverno e, logo depois, já posava como garota-propaganda da francesa Louis Vuitton, querida pelas mulheres que amam ou sonham com marcas famosas. Num evento chiquetérrimo, realizado em São Paulo, a modelo até cantou com Gilberto Gil, Preta Gil e Hebe Camargo. Só trezentos convidados especiais assistiram ao show da modelo que é dona de R$66 milhões de patrimônio.

Da sorte

A atriz Juliana Silveira, protagonista de Floribella, na Band, relança a linha Bamba que leva o nome da novelinha infanto-juvenil. Renovado para a segunda temporada da novela, o tênis que a personagem usa como amuleto para dar sorte já foi sucesso de vendas ano passado, na primeira temporada.

Agora são três modelos ilustrados com o coração, que marca a abertura da nova fase, e em cores vibrantes: amarelo, vermelho e na combinação azul e branco. Outras novidades são as meias para combinar e o bastão de tinta especial para que a dona do sapatinho Cinderela moderna dê seu toque pessoal às peças.

Além do desfile

Namorada do ator Rodrigo Santoro, a modelo Ellen Jabour começa 2006 indo além dos desfiles. O contrato para a apresentação do programa de celebridades no canal pago Multishow acabou em dezembro, e enquanto tenta uma vaga no Video Show, da Globo, ela realiza dois sonhos antigos. Estréia tanto como atriz, em participação especial no começo da nova novela global das sete, Cobras e lagartos, como no que sempre quis do mundo da moda.

Cursando faculdade na área, Ellen deixa de ser apenas garota-propaganda e passa também a assinar as peças que há anos promove para uma mesma marca. A coleção Equus special collection Ellen Jabour chega em abril às vitrines, inclusive na loja que a marca mantém aqui, no Shopping Curitiba.

?Criei peças maleáveis, que podem ser usadas tanto durante o dia como à noite. Abusei de detalhes, como mangas soltas, amarrações, cores fortes?, adianta Ellen. As calças jeans serão justas e de cintura baixa, com a coleção incluindo brilho, botões e tecidos diferenciados.

Tipo MTV

A VJ Carla Lamarca é a estrela da campanha Outono-Inverno da Levi?s. Video jockey do canal pago MTV, de programação musical dirigida especialmente a jovens roqueiros, a loirinha brasileira enfeita o catálogo de moda que a marca pretende distribuir entre 16 países da América Latina.

Tem gente que não entende o que Carla Lamarca fala quando apresenta os clipes, mas nessa comunicação de moda ela não fala. Faz a pose adequada nas fotos tiradas em Buenos Aires, na Argentina, para propor a idéia de que, em moda, ser original é lançar estilo que define tendência. Ou seja, sai na frente e com o que continua na moda nas estações seguintes…

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna