Na seleção das ?Malvadas de 2005?, Nazaré, de Senhora do Destino, interpretada por Renata Sorrah, conquistou disparado o primeiro lugar. Nazaré era uma prostituta que, para melhorar de vida, seduziu Luís Carlos Tedesco (Tarcísio Filho) e afirmava estar grávida dele. Para justificar a gravidez, roubou a filha de Maria do Carmo (Susana Vieira).
Depois, com uma frieza digna de psicopata, matou o marido, assim como todas as pessoas que descobriram suas malvadezas e ameaçaram seu caminho. Entre suas vítimas fatais estavam o taxista Gilmar (Roberto Bontempo) e a prostituta Djenane (Elisângela).
Quem também sofreu com as loucuras de Nazaré foi sua enteada Cláudia (Leandra Leal). Mas nem mesmo sua ?filha? Isabel (Carolina Dieckmann) escapou, ao ter sua filha recém-nascida raptada pela falsa mãe. A vilã, depois de azucrinar a vida de meio mundo e ameaçar jogar o bebê de uma ponte, acaba se suicidando, jogando-se ela mesma da ponte sobre o Rio São Francisco.
Engenhosa
Das vilãs que estão em atividade na telinha, Cristina, de Alma gêmea, interpretada por Flávia Alessandra, é, provavelmente, a mais odiada pelo público. Tanto é que atriz chegou a ser a campeã de cartas na Globo, muitas delas criticando a personagem e algumas até a aconselhando a se tornar uma pessoa melhor.
Até agora, a fala suave e os gestos delicados de Cristina conseguiram enganar muita gente, inclusive Rafael (Eduardo Moscovis), que se casou com ela acreditando que ela estivesse esperando um filho seu. Mas, para conseguir o homem que ama, e o dinheiro dele também, ela mandou matar a própria prima, Luna (Liliana Castro) e fez mil armações para afastar Serena (Priscila Fantin) de Rafael. Depois, com a ajuda da mãe, envenenou Guto (Alexandre Barillari), seu cúmplice e autor dos tiros contra Luna.
Jararaca
Neuza Borges, no papel de Dona Diva, em América, atraiu o ódio de muita gente, principalmente das mulheres, ao encarnar a ?sogra jararaca? e mãe superprotetora do Feitosa (Aílton Graça). Até a falsa beata Creusa (Juliana Paes) desandou a falar o que pensava da sogra, assim que foi desmascarada por ela.
Dos olhos e da língua ferina de Diva, nem mesmo seus vizinhos e amigos escapavam. Mas quem sofreu mesmo nas mãos dela foi Islene (Paula Burlamaqui), que amargou um bom tempo longe de Feitosa e foi obrigada a vê-lo se casando com Creusa graças às armações de Diva.
Poderosa
A rica e poderosa Bia Falcão, de Belíssima, interpretada por Fernanda Montenegro, está com os dias contados na novela, pois, em breve, será assassinada. A matriarca dominadora e pretensiosa não esconde a decepção de que a neta, Júlia (Glória Pires), não seja como a mãe, bonita e refinada.
O neto Pedro (Henri Castelli), assassinado na Grécia, também não teve sossego antes de morrer, pois a avó era contra seu casamento com Vitória (Cláudia Abreu) e fez de tudo para dissuadi-lo. Enquanto estiver na telinha, Bia Falcão vai continuar incomodando muita gente, principalmente Vitória. Graças à empresária, a jovem será acusada da morte de Pedro.
Dissimulada
Interesseira e ambiciosa, o único objetivo da fútil e dissimulada Sofia, de Os ricos também choram, interpretada por Ludmila Dayer, é se casar com Alberto (Márcio Kieling). Só que o grande amor do rapaz é Mariana (Thaís Fersoza), meia-irmã de Sofia.
Mesmo depois de Alberto ter sido dado como morto na guerra, o ódio que Sofia tem de Mariana não diminui e ela continua tentando prejudicá-la. Em uma de suas armações, Sofia acusa Mariana de tentar envenená-la, fazendo com que a jovem vá parar atrás das grades.
Exploradora
Vanessa Gerbelli parece ter tido umas boas aulas com a Nazaré, de Renata Sorrah. Na pele de Elza, de Prova de amor, ela não se contenta apenas em seqüestrar um bebê na maternidade – um dos gêmeos da médica Joana (Bianca Rinaldi). Endividada, Elza leva Joãozinho (Pedro Malta) para sua casa para tentar aplicar um golpe contra um ex-namorado rico, dizendo que Joãozinho era seu filho.
Assim que Joãozinho cresce um pouco, ela o usa para pedir esmolas nos sinais de trânsito. Destino parecido tem a pequena Nininha (Júlia Magessi), filha de Clarice (Lavínia Vlasak) e Daniel (Marcelo Serrado), que também é seqüestrada por Elza e passa a viver da mendicância.
Venenosa
A rica e invejosa Adelaide, de Essas mulheres, interpretada por Adriana Garambone, não podia faltar na seleção ?Malvadas 2005?. Adelaide disputou com a romântica Aurélia (Christine Fernandes) o amor de Fernando Seixas (Gabriel Braga Nunes). Na tentativa de ser feliz ao lado do homem que ama, ela usou todos os artifícios necessários, não se importando com o sofrimento que causaria a outras pessoas. Depois de tentar envenenar Aurélia, Adelaide leva uma surra de Lemos (Paulo Gorgulho), que a obriga a engolir veneno também.