As mães-atrizes podem ser famosas na telinha, mas, dentro de casa, no papel de mãe, elas enfrentam os mesmos desafios de outras mulheres, reconhecem seus limites e sentem medo em relação à educação e ao futuro dos filhos. Em homenagem ao Dia das Mães, no próximo domingo, selecionamos três atrizes que estão passando por diferentes fases da maternidade para a seção Banca Mix Especial da Tribuna Pop de hoje.
Aos 27 anos, Carolina Dieckmann está na fase de encarar os questionamentos e as negativas do pequeno Davi, 7 anos. Em entrevista à revista Claudia deste mês, onde é capa ao lado do filho, Carolina conta que é mãe linha-dura e costuma insistir com o filho para ele comer verduras, mas o menino sempre tenta enrolar a mãe. Para a tarefa, Carolina diz que até se exalta, o que certa vez provocou uma reação inusitada dele: ?Calma, mãe, você já entrou na personagem??, questionou o garoto, referindo-se a Leona, sua personagem em Cobras e lagartos. Perplexa e ao mesmo tempo orgulhosa com o raciocínio rápido do garoto, deu uma resposta à altura: ?Por acaso seu pai ficou cego para viver o Jatobá??, retrucou a atriz, sobre o papel do ex-marido, Marcos Frota, que interpretou o cego Jatobá na novela América.
Carolina não se acanha ao afirmar que, quando acha necessário, dá palmadas no filho, sempre no bumbum, nunca no rosto ou na mão. ?O Marcos é o bonzinho na educação do Davi e eu me preocupo em botar limites?, revela, lembrando, no entanto, que é muito raro isso acontecer e que se policia para não agir por impulso. ?A agressividade muda o sentido da palmada, que é apenas um ?se liga?. Me criticam quando digo que ajo assim, mas pesquisas mostram que faz bem. Acredito nelas?, salienta a atriz.
Empolgada
Maria Fernanda Cândido é mãe há apenas três meses, mas garante que já criou uma forma de comunicação bem clara com o pequeno Tomás, que nasceu no dia 23 de janeiro, pouco mais de um mês antes da data prevista. ?Eu e meu filho já nos entendemos em uma troca de olhar?, afirma à Caras. Casada com o empresário francês Petrit Spahija, que atua no ramo imobiliário, Maria Fernanda diz que hoje sua rotina é a rotina de seu filho, que, segundo ela, é bastante agitada. Em função disso, ela ainda não sabe quando voltará à telinha: ?Ainda não consigo pensar em trabalho e não tenho nenhum projeto por enquanto?, explica a nova mamãe.
Ansiosa
A filha de Gabriela Duarte só vai nascer em agosto, mas desde que soube da gravidez, no final do ano passado, a atriz tem se dedicado exclusivamente ao seu primeiro rebento. ?Tudo o que leio, penso e faço tem a ver com a minha filha, e é ótimo. Eu sentia a necessidade de não pensar tanto em mim?, comenta ela, em entrevista à Caras desta semana.
Gabriela está longe dos sets de gravação desde o fim da novela América, no ano passado. Agora, ela se dedica totalmente ao papel de mãe, inclusive na hora de pensar em trabalho. Há cerca de um mês, ela e a mãe, a atriz Regina Duarte, tornaram-se estrelas da campanha publicitária da Vivo para o Dia das Mães. Apesar da profissão em comum, Gabriela acha que os seus desafios como mãe serão diferentes dos de Regina Duarte: ?Minha mãe tinha um ritmo de trabalho mais acelerado. Já para mim, emendar duas novelas nunca funcionou?, afirma a atriz, que está de malas prontas para uma viagem à Europa, acompanhada do marido, fotógrafo Jairo Goldflus, com quem está casada há cinco anos.