Letras

A Turquia é o país homenageado da 60.ª Feira Internacional do Livro de Frankfurt, Alemanha, a maior do gênero, que começa hoje e vai até domingo, com a presença de cem editoras e mais de 350 autores do país. Entre os 2.700 eventos à disposição do público um chama atenção: a festa de Paulo Coelho.

Hoje à noite, o mago e mais de 30 de seus editores pelo mundo comemoram com ele os 100 milhões de exemplares de livros já vendidos. O escritor também vai receber na feira o diploma oficial do livro Guinness de Recordes, como o escritor vivo mais traduzido do mundo.

A celebração terá um um porém: a ausência do ministro da Cultura, Juca Ferreira. O cantor e compositor Gilberto Gil, que havia sido convidado quando ainda era ministro, confirmou sua presença. Já Ferreira alegou uma mudança na sua agenda para não ir, o que provocou um artigo de Coelho, em seu blog, intitulado “A Deselegância do ministro”, pedindo o convite de volta.

“Será entregue ao primeiro mendigo ou desempregado que passar na porta. Pelo menos, ele se divertirá um pouco”, escreveu Coelho, citando uma parábola do Novo Testamento em que um homem, diante da recusa de seus amigos, convida mendigos e desempregados para seu banquete.

Imagens

Ísis Valverde anda faturando alto. Depois do sucesso como Rakelli, o cachê da atriz triplicou. Ela já chegou a receber propostas de R$ 250 mil para estrelar uma campanha, mas não conta qual. Por enquanto a bela se esmera em exibir a morenice – recém-adquirida nas gravações da próxima novela global Caminho das Índias – nos anúncios de uma marca de bronzeadores.

Outra que anda aproveitando o sucesso é a miss Brasil Natália Anderle. A modelo gaúcha é a protagonista da sessão minha primeira vez da revista masculina Maxim (foto). A revista destaca ainda os dotes de outra bela: Michele Alves, clicada em poses sensuais na praia, vestindo apenas a parte de baixo de um biquíni e uma blusa transparente.

Apesar do corpo escultural, Michele declarou em entrevista à publicação que seus predicados não ficam apenas no corpo. Fluente em português, espanhol, italiano, francês e inglês, ela passou em primeiro lugar num vestibular de engenharia.

A atriz e, agora, apresentadora do Multishow Leticia Birkheuer também reviveu seus tempos de top num ensaio de moda para a revista francesa Citizen K., que acaba de chegar às bancas na Europa. Quase irreconhecível, com uma maquiagem escura, a bela posou sempre ao lado de um cachorro para o ensaio que leva o título O cachorro e a loba.

Gosto duvidoso

Madonna não se cansa de causar polêmica. A última dela foi sutil, mas já teve repercussão: um protesto da associação de mães americanas contra a violência. O motivo? Elas acreditam que a cantora promoveu a violência ao escolher um acessório fashion na exibição de seu primeiro filme, Sábios e sujos, em Nova York, anteontem à noite. Madonna usou um par de sapatos com armas no lugar dos saltos. O modelo da coleção Cruise, da Chanel, foi idéia do estilista da grife Karl Lagerfeld, que aparece na campanha segurando um par idêntico ao pretinho que a diva pop escolheu.

Aposta global

“Quando vi o Bando de Teatro Olodum pela primeira vez, pensei que o trabalho do grupo se encaixaria bem na TV. Me identifiquei de imediato porque esse tipo de humor popular encanta muito”, declarou o diretor Guel Arraes, ontem, no lançamento da série Ó paí, ó, que estréia na Globo dia 31.

A atração gravada em Salvador reúne Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele e Stênio Garcia, mais os atores do Bando de Teatro Olodum. O grupo, onde Lázaro começou a carreira, está estreando na televisão e já recebeu elogios dos colegas. “A paisagem humana representada na série pelo Bando é, a alma deste trabalho”, garante Matheus Nachtergaele, que interpreta o “Queixão” (foto) na série adaptada do cinema.

Conteúdo

A diretora-geral Monique Gardenberg sintetizou o que será exibido na TV: “Vários assuntos sérios e graves serão tratados com humor, de uma maneira leve, como a falta de vagas em hospitais da rede pública e a adoção de crianças por casais homossexuais. Fico muito feliz de estar trazendo algo para a TV que não venha do eixo Rio-São Paulo e sim, da Bahia. Acredito que O paí, ó seja um conteúdo inédito na Globo”.

Ela se refere ao uso da linguagem popular, improvisada, típica dos moradores e freqüentadores do Pelourinho, centro de Salvador. Guel Arraes escreveu os seis episódios com ajuda de Jorge Furtado, Monique Gardenberg e Mauro Lima. A atração será exibida às sextas-feiras, após o Globo repórter.

Rápidas

* Hoje é o último dia para quem quer se candidatar ao Big Brother Brasil 9 e criar um perfil no site do programa (www.globo.com/bbb) para tentar uma vaga na casa mais vigiada do País.

* Estréia dia 28 de outubro, às 22h, no canal por assinatura People+Arts, o Rio ink, um programa especial criado aos moldes do pioneiro Miami ink. São cinco tatuadores, incluindo no time uma mulher, em um estúdio no Rio de Janeiro, mostrando a arte que usa o corpo como tela.

* A revista Trip deste mês traz um ensaio sensual inusitado. A escolhida para posar seminua para a publicação foi a primeira grande top brasileira, Vera Barreto Leite, 72 anos. Sem nenhuma timidez a senhora se exibe orgulhosa na foto.

“Estar nua sempre foi muito natural. Na minha casa era gente pelada pra todo lado. Eu trabalho com a minha imagem, e envelhecer nunca foi um problema, porque personagens também ficam velhos”, disse ela.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna