Para os japoneses o tipo sanguíneo de uma pessoa influencia sua personalidade e caráter. O Ketsueki Gata tem a mesma função do horóscopo zodiacal no ocidente, e saber o tipo de sangue das pessoas faz parte da cultura popular. Essa informação costuma aparecer até nos ?cards? – aquelas fichas que trazem o personagem da história de um lado e suas informações do outro. E é assim – com os cards dos Cavaleiros do Zodíaco, Sakura e Samurai X – que o oráculo tão comum no Japão encontra adeptos no Brasil.

continua após a publicidade

Já existem por aqui dezenas de livros traduzidos sobre o assunto. O mais famosos deles é um best seller que atravessou as fronteiras: Ketsueki Gata Wakaru Aisho (O tipo sanguíneo revela afinidades), de Masahiko Nomi. O livro, escrito em 1971, tornou-se referência. Ele traz desde as descrições das personalidades até situações econômicas e conselhos de como lidar com os diferentes tipos.

Sangue tipo A

Pessoas com este tipo sanguíneo são ligadas à terra e à natureza e têm tendência a serem calmas, sérias, responsáveis, honestas, leais, disciplinadas, perfeccionistas, introvertidas e reservadas. Costumam ser sensíveis ao meio ao seu redor, podendo ser artistas, e têm criatividade, mas não gostam de exageros.

Em geral, são muito desconfiadas e fechadas, tendo poucos e fiéis amigos.

continua após a publicidade

São pessoas ?certinhas? que não desrespeitam regras e preferem trabalhar nos bastidores. Como costumam guardar seus sentimentos, podem acabar tornando-se inseguros e pessimistas, mas quando estão apaixonadas, são completamente dedicadas ao seu amor.

Personagens com esse tipo sanguíneo: Sakura Kinomoto (Sakura Card Captor) e Shiryu (Cavaleiros do Zodíaco).

continua após a publicidade

Mulheres no amor: perfeccionistas no relacionamento.

Mulheres no trabalho: responsáveis e metódicas.

Homens no amor: prudentes e fiéis.

Homens no trabalho: tímidos, mas muito prestativos.

Sangue tipo B

Voltado aos próprios sentimentos, o B tem tendência para ser individualista, mas é aberto para mudanças e está por dentro das novas idéias e assuntos, sendo muito curioso. São intelectuais, gostam de ciência e estão sempre em busca de novas respostas. Pessoas com esse tipo de sangue têm tendência a serem atenciosas, energéticas, inconstantes, inconseqüentes, pouco emotivas, otimistas, aventureiras e independentes.

Detestam que lhes digam o que fazer, não se importam em quebrar regras e podem ser egoístas e até perversas.

Não separam diversão e trabalho, por isso quando encontram uma ocupação que envolva seus interesses, se dedicam com fervor.

Personagens com esse tipo sanguíneo: Yusuke Urameshi (Yu Yu Hakusho), Seiya (Cavaleiros do Zodíaco).

Mulheres no amor: tendem a apaixonar-se à primeira vista.

Mulheres no trabalho: não suportam monotonia.

Homens no amor: vivem intensamente um grande amor.

Homens no trabalho: não suportam trabalho repetitivo.

Sangue tipo AB

Como combinam material de tipos sanguíneos com características contrastantes, pessoas com esse tipo de sangue têm um grande senso de equilíbrio e objetividade, mas também são instáveis e caprichosas, podendo ser vítimas das próprias contradições. Para balancear as duas perspectivas, possuem um lado racional muito forte, que pesa todos os fatores antes de tomar decisões. Também são muito organizadas e conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Em geral, o seu temperamento é pessimista, irrequieto e atormentado, o que resulta em falta de sentido de responsabilidade. Apesar disso, é o tipo sanguíneo que se dá bem com todos os outros porque age com justiça e evita confusão.

Personagens com esse tipo sanguíneo: Kenshin Himura (Samurai X), Keitarou Urashima (Love Hina).

Mulheres no amor: largariam tudo para viver um grande amor.

Mulheres no trabalho: são criativas e concentradas.

Homens no amor: não se envolvem em casos longos.

Homens no trabalho: são comunicadores natos.

Sangue tipo O

Costumam ser pessoas generosas, abertas, otimistas, realistas, emocionais, alegres, bondosas, obstinadas e com auto-controle. São pessoas altamente motivadas, boas nos esportes, têm senso de liderança nato e odeiam monotonia.

Têm muita ambição por poder e prosperidade. Também gostam de liderança e lutam por ela. Logo de cara, são fechadas e até competitivas. Mas depois que você consegue ganhar a confiança deles, se tornam muito amigáveis, fiéis e abertos.

Personagens com esse tipo sanguíneo: Serena Tsukino (Sailor Moon), Lucy Shindou (Guerreiras Mágicas de Rayearth).

Mulheres no amor: são conquistadoras e sedutoras.

Mulheres no trabalho: procuram status.

Homens no amor: preferem não se envolver profundamente.

Homens no trabalho: tendem a ficar conhecidos na sociedade.

Desabafo

O cantor e compositor alagoano Djavan acaba de lançar seu 18.º disco, Matizes, e uma música parece destoar do repertório: Imposto. A música em que o cantor critica a excessiva carga tributária do Brasil é uma exceção temática.

?Verdade, eu quase não trato de temas políticos, mas é que eu também cansei.

É horrível você se sentir lesado para todo lado que se vira. E nem precisa de inspiração para escrever sobre isso. Basta viver no Brasil?, desabafa Djavan, que se prepara para sair em turnê pelo País, a partir do mês que vem.

Mas para não chocar demais os fãs – desacostumados a ouvi-lo polemizar -, Djavan canta de bom grado sucessos antigos como Se, Oceano e Meu bem-querer. ?As pessoas pedem e eu entendo que essas músicas fazem parte da vida delas. Então, acho uma generosidade cantar essas canções para elas. No entanto, faço arranjos diferentes, para sentir como se as cantasse pela primeira vez.?

Culpado

Michael Jackson foi declarado culpado por plágio pelo tribunal de Bruxelas, após 12 anos de processo judicial. Segundo o juíz, a música You are not alone, assinada por Jackson e R. Kelly, em 1996, é uma cópia de If we can start all over, composta por Danny e Eddy Van Passel.

A sentença dita que os direitos do autor, pagos no momento a Kelly, e que somam vários milhões de dólares, deverão ser devolvidos aos legítimos compositores do tema.

Atarefada

Com o fim de Paraíso tropical, nessa semana, Alessandra Negrini voltará aos palcos. A atriz, que viveu as gêmeas Paula e Taís na novela, vai fazer uma turnê na França com a peça A gaivota, de Enrique Diaz, baseada na obra de Anton Tchekhov. Alessandra tinha sido escalada para o espetáculo, mas, com as gravações da novela, foi substituída por Mariana Lima.

E a bela nem reclama do tempo escasso pra família, dando a entender que é mais do que fofoca a história que começou a circular nos bastidores da novela – de que o marido, Otto, teria ficado com ciúmes de Fábio Assunção e que o casamento estaria em crise.

Na onda

Mal acabou Vidas opostas, onde viveu o protagonista Miguel, e Léo Rosa terá de voltar ao batente. O ator será Gustavo em Amor e intrigas, novela de Gisele Jóras que substituirá Luz do Sol, na Record, a partir de novembro. Na história, ele é um surfista apaixonado por poesia. Pouco íntimo do surfe, Léo terá de se esforçar bastante para compor o personagem.

?Já tentei surfar algumas vezes, mas nunca consegui. Mas agora, que o meu foco será exclusivamente este, acho que me sairei melhor?, torce ele, que deve começar a ter aulas de surfe para não fazer feio na tela. Na dúvida, a produção não descarta a possibilidade de um dublê para as cenas com a prancha no mar.

Promoção

A modelo Helen Ganzarolli agradou tanto fazendo dupla com o promoter David Brasil que ficará fixa no quadro Rolando as bolas, do Domingo legal, exibido no SBT. No quadro, Helen e David largam o conforto e o luxo e enfrentam desafios, como colocar, literalmente, a mão na massa em uma construção civil.


Engajada

A miss Brasil Natália Guimarães está acabando com a máxima de que concursos de beleza só lidam com mulheres lindas e fúteis. Engajada nas causas sociais, Natália reservou espaço na concorrida agenda para militar na causa pelo bem-estar da mulher e pela detecção precoce do câncer de mama. É dela a imagem que ilustra a campanha Um beijo pela vida, do Instituto Avon, que mobilizará as mulheres em todo o País em prol da diminuição da mortalidade causada pelo câncer de mama.