Quem olha para Gianne Albertoni pela primeira vez, se impressiona. Loura, 1,80 metro – parece ainda maior -, corpo irretocável, a moça é uma dessas mulheres ?arrasa-quarteirão?. Não é à toa que, a despeito do entra e sai de modelos nas listas mais fashion do mundo inteiro, ela se manteve no topo durante os últimos 11 anos. Mas, além da beleza perturbadora, a top tem carisma e simpatia. Dá gargalhadas, não parece lá muito preocupada em fazer a linha ?não sou apenas um corpinho bonito? e, sem o menor constrangimento, conta que sua novela preferida é Betty, a feia, que foi exibida no Brasil pela Rede TV!. ?Parava de jantar, só para assistir?, revela a moça, que dá os primeiros passos na carreira de atriz, como a modelo Dominique, em Cristal, do SBT. ?Sempre existe um tabu em torno da modelo que vira atriz. Estou estudando muito para não fazer feio?, avisa.

continua após a publicidade

A todo instante, Gianne se apressa em dizer que seu papel é pequeno. Dominique, que assim como a atriz é uma rainha das passarelas e da publicidade, promete ser mais uma pedrinha no sapatinho de Cristal, personagem de Bianca Castanho. ?Ela não vai aceitar aquela baixinha como aspirante à modelo. Vão disputar espaço mesmo?, adianta. Dependendo do desempenho de Gianne, o papel pode crescer. Ou não. ?No primeiro dia, minha cena tinha poucas falas. Foi tranqüilo, porque pude passar o texto antes. Todos estão me ajudando muito?, avalia a bela, que tem um coach particular e ainda se enrola ao pronunciar o nome de Constantin Stanislavski, ator russo que criou o método de atuação realista. ?Estou lendo muitos livros, levando as aulas a sério. Estou bastante focada?, observa.

O primeiro trabalho de interpretação de Gianne aconteceu em Mandrake, do canal pago HBO. Na série policial, ela também vivia uma modelo que virava a cabeça do ?detetive-título?, interpretado por Marcos Palmeira. A participação me deu confiança para buscar a carreira?, conta. Dali, Gianne saiu direto para uma série de testes para fazer a Érica em Belíssima, que acabou ficando com a também modelo Letícia Birkeuher. ?Existe espaço para todo mundo. Não temo comparações?, desconversa.

Muito além da fama

continua após a publicidade

Na era das celebridades instantâneas, Grazielli Massafera conseguiu prorrogar seus ?15 minutos de fama?. Ao ir além do fatídico rótulo de ?ex-BBB? – que pesa nas costas de todos os ex-participantes do reality show -, a moça provou que sabe como conquistar o público. E, além da evidente beleza, seu carisma chamou a atenção de Manoel Carlos. Tanto que Grazi – como é mais conhecida – foi escalada para participar de Páginas da vida, próxima novela do autor, substituta de Belíssima, que estréia no dia 10 de julho. ?Nunca pensei que seria atriz. Meu sonho era ser miss, que foi onde eu consegui chegar?, comemora a bela, que na trama será Thelma.

Na história, Thelma é uma menina do interior que se muda para o Rio de Janeiro. Trajetória semelhante à da atriz, que veio de Jacarezinho, interior do Paraná, para o balneário carioca. Filha de Constância, de Walderez de Barros, e Zé Ribeiro, papel de Humberto Magnani, Thelma também será irmã de Sandra, personagem de Danielle Winitts. ?Ela é uma menina muito humilde e batalhadora, que nem eu. O Maneco pediu para trabalhá-la com muita simplicidade?, adianta Grazielli.

continua após a publicidade

Como Thelma só aparece por volta do vigésimo capítulo, na segunda fase da novela, a atriz ainda não começou a gravar suas cenas. Enquanto isso, Grazi tem se esforçado nas aulas da Oficina de Atores da Globo. A atividade começou no início da janeiro e continua diariamente. ?As aulas começam bem cedo e terminam no fim da noite. Mas eu nem me importo?, garante a loura, que tem aulas de interpretação, movimentação corporal, mitologia e impostação de voz. ?Adoro me informar, conhecer novas coisas. Pena que não tomei gosto por isso antes?, lamenta-se a moça de 23 anos, que até o ano passado nunca tinha lido um livro inteiro.

Carisma e beleza

A infância pobre ajudou a incutir na menina bonita de Jacarezinho o sonho de ser modelo. Enquanto a oportunidade não aparecia, trabalhou como babá, balconista e vendedora de cosméticos. ?Se as coisas não dessem certo para mim, voltaria para a minha cidade numa boa?, assegura. Mas graças à beleza impressionante – turbinada com próteses de silicone -, ela conquistou o título de Miss Paraná, em 2004.

Com o Big Brother Brasil, Grazi enxergou a oportunidade de ganhar fama e dinheiro. E a segunda colocada da quinta edição do programa viu sua popularidade correr o país afora, enquanto a maioria de seus ?colegas de casa? não consegue ir além de participações esporádicas em programas como Boa noite Brasil, da Band, e Superpop, da RedeTV!. ?Não entrei no programa apenas para aparecer. Acho que por isso acabei indo para outros caminhos?, teoriza.

A estratégia foi bem-sucedida. Logo após o término do reality show, Grazi se tornou repórter do Caldeirão do Huck, onde fazia par com o dublê de ator Bruno de Lucca. ?Na verdade era tudo uma brincadeira. Mas me preparou para a televisão?, acredita ela, que deixou o posto para se dedicar à novela Páginas da vida. Sempre com seu jeito brejeiro – e o sotaque interiorano carregado -, Grazi reconhece que teve sorte. Além de todos os contratos que assinou no fim do Big Brother, incluindo o da revista Playboy, ela mantém vínculo com a Globo até o final do ano. ?Acho que consegui me livrar do estigma de loura burra?, comemora.

Humor

No episódio Se toca que é Copa, de Sob nova direção, Pit acompanha pela televisão a vida do namorado, o jogador Djaílson, que está participando da Copa do Mundo. Louca de ciúmes, ela se manda para a Europa para fazer uma cobertura exclusiva do craque. Minutos antes de começar a partida, Pit se dirige à concentração para discutir a relação. No Brasil, Belinha é surpreendida por chutes em sua barriga a cada grito de ?Brasil?. A mãe aproveita toda essa movimentação do bebê e, com esperanças de que ele possa ter descruzado suas pernas, corre para a clínica de ultrassonografia, tentar desvendar o sexo do bebê. Às 23h, na Globo.

Aventura

Batman eternamente, com Nicole Kidman, Val Kilmer, Jim Carrey e Tommy Lee Jones. Batman tem pela frente dois maníacos: Charada e Duas Caras. O herói tem que dividir suas atenções no combate à dupla, e, para isso, usa seus novos objetos de afeto: a belíssima doutora Chase Meridian e o recém-órfão Dick Grayson, que está prestes a se transformar em Robin, seu companheiro na luta contra o crime. Às 21h, no SBT.

Agricultura

O Domingo espetacular mostra o avanço dos produtos orgânicos nos Estados Unidos. A maior rede americana de supermercados de produtos naturais já tem 184 lojas. Às 17h30, na Record.

Babá

A babá SuperNanny visita a casa de Angélica e Renato. O casal está em crise porque a mãe não consegue disciplinar Gabriel, de 7 anos, e Matheus, de 1 ano. O mais novo ainda mama no peito e não se cansa de gritar e espernear para conseguir o que quer. Angélica se sente estressada e culpada por trabalhar muito e não conseguir se dedicar tanto aos filhos. Às 15h50, no SBT.

Música

O Tudo é possível estréia hoje o quadro No ritmo da Copa, uma competição de dança que vai acontecer durante o mês de junho. Daniela Mercury bate um papo com Eliana e canta alguns de seus sucessos. Outra atração é uma entrevista com o jogador Denílson, que está em São Paulo. O pentacampeão, que joga atualmente no Girondins de Bordeaux, falou da emoção de defender a camisa da seleção brasileira. Às 14h, na Record.

Rebelde

O ator e cantor Diego Gonzáles, o Rocco da novela Rebelde, fará uma participação especial e ao vivo no Domingo legal, no SBT. Além de realizar o sonho de conhecer o Brasil, Diego, de 15 anos, vai gravar uma versão em português de seu primeiro CD solo. Às 17h, no SBT.

Sexo

O programa Aprendendo sobre sexo passa, a partir de hoje, a ser apresentado todos os domingos. A atração, apresentada pela sexóloga Carla Cecarello, fala de sexo com seriedade e pitadas de humor. À meia-noite, no SBT.

Comidinhas

Dia dos Namorados, 12 de junho.

A tradição manda que amanhã os casais de namorados troquem presentes, digam palavras de carinho um ao outro, almocem ou jantem comidinhas gostosas.

Depois de apresentar sugestões de presentes inspirados no verde-amarelo da Copa do Mundo domingo passado, a Tribuna Pop de hoje traz uma série de receitas para a mesa dos casaizinhos apaixonados que vão curtir a data em casa.

Véspera do Dia de Santo Antônio, o Dia dos Namorados dos brasileiros é atribuído ao santo que se considera casamenteiro e comemorado em data diferente dos Estados Unidos e da Europa.

A versão deles é mais conhecida e antiga. Surgiu na Roma Antiga, no Século I. Conta que o padre Valentim foi preso e condenado à morte por realizar casamentos secretos.

Na prisão, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro que, milagrosamente, teve a visão restituída pelo amor dos dois. Antes de morrer, Valentim escreveu a ela uma mensagem de adeus e assinou como ?seu namorado?.

A data da morte dele, 14 de fevereiro, ficou conhecida como Dia de São Valentim, e a tradição fez com que as pessoas passassem a aproveitar a data para trocar presentes e cartas de amor.

No caso de Santo Antônio, padroeiro dos pobres e protetor dos objetos perdidos, conta-se que a fama de casamento surgiu por conta de uma jovem cansada de esperar por um marido. Ela comprou uma imagem dele no santeiro da cidade e passava dias rezando para que ele lhe trouxesse o tal marido.

Praticando o ritual durante anos, sem conseguir o que queria, a tal moça jogou a imagem do santo pela janela e atingiu a cabeça de um jovem mancebo que, ao procurar o responsável pelo incidente, deu de cara com ela, apaixonou-se e… casou-se com a dona da lenda. Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231.

Picante

A receita do escalope de frango ao molho picante é do site leitedecoco.com.br. Para fazê-la, você vai precisar de: 1 garrafinha de 200 ml de leite de coco, 2 embalagens de escalope (filé) de frango empanado, meia colher de chá de açafrão-da-terra, óleo para fritar o escalope, 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina, 1 xícara de chá de cebola picada, 1 pitada de canela, 2 colheres de sopa de gengibre em pó, 1 dente de alho amassado, sal a gosto, 1 xícara de chá de água fervendo, 1 cubo de caldo de frango e 1 colher de sobremesa de amido de milho.

No preparo, doure a cebola na manteiga ou margarina, acrescente o alho, a canela, o gengibre em pó, o açafrão e sal. Acrescente o caldo de frango dissolvido na água fervendo. Deixe reduzir. Dissolva o amido de milho no leite de coco e adicione à panela. Assim que incorporar, desligue o fogo. Sirva o molho à parte. Frite os escalopes de ambos os lados. Coloque em uma travessa e sirva com salada.

Rapidinha

Se você não tem tempo para cozinhar, tem coisa melhor para aplicar o tempo com o seu amor e vocês preferem curtir a data em casa ao invés de sair por aí, uma alternativa de baixo custo e poucas calorias está nas sopas instantâneas. Esta da foto é da Qualimax, que você encontra nos supermercados. Cada pacotinho rende um prato, custa pouco mais de R$1,00.

São diversos sabores, que vão dos cremes de ervilhas ou legumes aos lançamentos, nos sabores batata com peito de frango e brócolis com peito de frango. Basta colocar o equivalente a um prato de sopa de água fervente sobre o conteúdo do pacotinho, já no prato, mexer bem e a comidinha está pronta.

Sopinha

Para o creme de abóbora com hortelã os ingredientes são: 1 cebola média picada, 1 xícara de chá de hortelã picada, 1 tablete de caldo de carne, 1 quilo de abóbora moranga descascada e picada, 4 xícaras de leite desnatado, sal, pimenta do reino e páprica a gosto.

Leve uma panela ao fogo com o leite, a abóbora, o caldo de carne e a cebola. Depois de ferver, deixe cozinhar por mais cerca de 20 minutos, em fogo baixo, até a abóbora ficar macia. Mexa de vez em quando. Depois de esfriar, acrescente o sal, a pimenta do reino e a páprica.

Bata tudo no liquidificador, junto com a hortelã. Aqueça e sirva. Fácil, a receita é do Troppo Buonno Cafés e Salgados, que fica no bairro Cabral, em Curitiba (fone 3029-3936).

Ao molho

Esta também é cedida pelo site www.leitedecoco.com.br: ravióli ao molho de tomate e manjericão. Você precisa de 1 garrafinha de 200ml de leite de coco, 200ml de molho de tomate pronto, 1 cebola picada, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de manteiga, sal a gosto, manjericão fresco a gosto, 1 colher de sopa de amido de milho dissolvida em 50 ml de água, 400 g de ravióli cozido no sabor que o casal mais gosta.

Doure a cebola e o alho no azeite e na manteiga, junte o molho e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte parte do manjericão, bem picadinho, e o leite de coco. Verifique o sal. Quando levantar fervura, acrescente o amido de milho e deixe engrossar um pouco. Desligue o fogo. Sirva em seguida sobre o ravióli cozido e enfeite com folhas de manjericão.

De mandioca

Para aquecer a data com essa receita de sopa de mandioca e carne ao leite de coco cedida pelo site www.leitedecoco.com.br você vai precisar de: 1 garrafinha de 200ml de leite de coco, meio quilo de carne moída e refogada, meio quilo de mandioca cozida, 1 litro de água, 50 gramas de manteiga, sal a gosto, e 5 colheres de sopa de cebola.

No liquidificador, coloque a água, o sal e a mandioca cozida cortada em pedaços pequenos. Bata bem até formar um creme. Refogue a carne e, na mesma panela, acrescente a manteiga, o leite de coco e o creme de mandioca.

Deixe apurar por dez minutos, mexendo de vez um quando, até chegar a uma consistência apurada. Desligue o fogo, junte a cebolinha picada e sirva quente. A receita exige uns 20 minutos de tempo e rende 4 porções.

Banana nanica

Se você é a mulher da casa e vai oferecer essa receita, não precisa dizer que a banana é nanica e arriscar um estrago na comemoração. Para fazer essa receita de banana assada com creme, cedida pela Doriana Cream, você precisa de: um pote do produto, oito bananas nanicas cortadas em fatias horizontais, 7 colheres de açúcar, 4 colheres de sopa de coco ralado, e 1 colher de chá de canela em pó.

Você pré-aquece o forno em temperatura de 180ºC e distribui metade das bananas num prato refratário de 25 cm de diâmetro. Numa tigela, junte o cream, 4 colheres de açúcar e misture até obter um creme. Espalhe metade do creme sobre as bananas.

Em outra tigela, misture o restante do açúcar, o coco ralado, a canela, e polvilhe metade da mistura sobre o creme. Repita as camadas com as bananas, o creme e a mistura. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até as bananas ficarem macias. Sirva frio ou quente, neste caso com sorvete de creme.