DivulgaçãoO charme do tapete vermelho e as estrelas globais já eram esperados, mas é a tietagem que marca esse 35.º Festival de Gramado. A abertura, anteontem, com o concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com trilhas de filmes não foi o que se esperava. O barulho dos fãs fez o maestro Isaac Karabtchevsky interromper a apresentação e sair do palco. Ele voltou 10 minutos depois para encerrar a cerimônia.

continua após a publicidade

Em seguida, começou a apresentação dos longas que concorrem ao Kikito de Ouro (foto). Os curadores do festival, José Carlos Avellar e Sérgio Sanz, alteraram horários e aumentaram o espaço para debates. Tudo para agradar uma platéia estimada em 120 mil pessoas, três vezes mais do que a população da cidade. E para eles as opções vão além da programação oficial e inclui passeios pelo recém-criado ?Caminho das Estrelas? – versão da calçada da fama com as marcas das mãos e assinaturas de artistas – boas refeições e compras. O comércio da cidade gaúcha espera faturar só nessa semana 35% do total do ano.

O que já é um excelente motivo para gostar de filmes.  ?Um dos papéis do festival de cinema de Gramado é justamente promover o intercâmbio e a troca entre quem produz cinema e o público?, complementa Coletto.

Dança, Galvão!

continua após a publicidade

Galvão Bueno, depois de sair correndo da boate em Londrina – onde era jurado de modelos – para fugir da dupla Vesgo e Sílvio, do programa Pânico na TV! (RedeTV!), está sendo orientado a fazer a ?dança do siri?. A Globo quer evitar que os humoristas consigam perturbar as transmissões esportivas. É que a dupla lançou uma campanha para Galvão dançar e instigou os telespectadores a irem com faixas, reforçando o pedido, nos estádios de futebol.

A campanha foi lançada no programa de anteontem, que mostrou Vesgo e Sílvio no desfile de modelos. Eles pegaram as roupas das meninas emprestado e arrancaram muitas risadas da platéia ao abrir a faixa que dizia ?Dança, Galvão!! A Dança do Siri!!?. Em Londrina o locutor não topou, mas é questão de tempo… ou alguém imagina que as câmeras da Globo vão poder escapar das faixas na arquibancada durante as transmissões de futebol.

continua após a publicidade

Pechincha

O filme erótico Amor estranho amor (1982), também conhecido como ?o filme proibido da Xuxa?, está sendo vendido por camelôs em São Paulo por R$ 5,00. O longa em que a apresentadora – na época modelo e atriz – contracena em cenas sensuais com um garoto de 12 anos é judicialmente proibido, mas já caiu na internet e agora está disponível nas ruas da cidade.

Xuxa não permitiu que o filme fosse lançado em VHS ou DVD, embargando o lançamento na Justiça, mas não conseguiu evitar as cópias piratas que agora estão em promoção.




Reconhecimento

O documentário Três irmãos de sangue venceu o 4.º Festival de Cinema Brasileiro de Nova York, encerrado anteontem, no Tribeca Cinemas. O filme ganhou o prêmio Lente de Cristal pela escolha do público. O roteirista Cristiano Gualda recebeu o prêmio, em cerimônia na New School University.

O encerramento foi marcado ainda por um show da cantora Vanessa da Matta. Três irmãos de sangue mostra a luta de Betinho, Henfil e Chico Mário, que, mesmo portando o vírus da aids, contraído durante o tratamento da hemofilia, sempre lutaram pela vida.