O roqueiro Bono Vox recebeu ontem em Salvador, na Bahia, a notícia de que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, o mais respeitado do mundo. Na terra do axé, que significa justamente paz, o irlandês do U2 cantou com Ivete Sangalo na quinta-feira, primeira noite do famoso Carnaval baiano, tema de reportagem especial da Tribuna Pop de amanhã.
A bordo do seu já conhecido chapelão, Bono assistiu à festa entre o ministro Gilberto Gil e o parceiro de banda, The Edge. Estava no camarote 2222, do cantor e compositor baiano que integra o governo Lula, quando o trio de Ivete Sangalo passou e os dois fizeram uma troca de gentilezas musicais.
Bono saudou Ivete e o público em português, e os dois cantaram trechos da música Vertigo, que deu nome à turnê que trouxe o U2 ao Brasil. Depois, junto com Gil, eles cantaram Chupa toda, música gravada pelos dois baianos. O Carnaval de Salvador tem mulheres lindas, disse o roqueiro, que usou a melodia de No woman, no cry, de Bob Marley, para elogiar a festa baiana.
A mulher de Gil, Flora, divulgou que ontem à noite o trio 2222, com Daniela Mercury, Preta Gil e Tony Garrido teria também a participação do indicado ao Nobel. O instituto norueguês que concede o prêmio, divulgou ontem que há 191 indicados.
Além de Bono, outro roqueiro, Bob Geldof, foi indicado. O líder do U2 e o organizador do Live8, de apoio a vítimas da aids, estão na lista por conta da campanha para o cancelamento da dívida dos países pobres.
Caldeirão
A loura Carla Perez dá o ar da graça no caldeirão cultural do Carnaval de Salvador, que em 2006 ferve até em ritmo de música eletrônica importada. É lá que o mega DJ inglês Fatboy Slim termina a temporada brasileira de verão, em que comandou picapes inclusive nas vizinhas Camboriú e Maresias, em Santa Catarina. Ele sai no trio elétrico do Bloco Skol D+.
Respondendo pelo som da terra, Margareth Menezes – da foto abaixo dele -,anima pelo menos três blocos. Os mascarados, famoso como o mais GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) da cidade, é um deles. Os outros são o Afropopbrasileiro e o Bloco da Cidade.
Famosa pelo rebolado que aposentou com o casamento com Xanddy, Carla Perez e o marido fazem lançamento de sabão em pó para o patrocinador do seu bloco infantil, o Algodão Doce. Durante os desfiles, em dois dias, eles vão cantar a música que o rapaz compôs para o Pop poder odd perfume seiva de alfazema…ufa…deve ser uma música comprida.
Em casa
Depois de cinco anos sem desfilar, Angélica volta para a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Em 2006, ela sai na fantasia de A preferida da tribo, no abre-alas da Caprichosos de Pilares. Ela provou a roupa de festa em casa, onde disse que o segredo da boa forma é a paixão. O marido dela, Luciano Huck, Latino, Elza Soares, Sandra de Sá e Nívea Stelmann são outros famosos da escola, que ficou sem Luma de Oliveira em cima da hora pela segunda vez.
No sofá
Chico Buarque e Maria Rita abriram mão de cachê para o evento em que a Mangueira arrecadou dinheiro para projetos sociais. Mas este ano, o cantor e compositor de 61 anos disse que vai assistir ao desfile da escola em casa. Chico foi tema do samba-enredo responsável pelo título de campeã da escola, em 98, e normalmente sai na bateria da escola.
Fuxicos
A ex-mulata Globeleza, Valéria Valenssa, perdeu o cargo na emissora, mas a bela da foto à direita continua no posto de madrinha da bateria da escola de samba paulista Leandro de Itaquera, na qual desfila hoje.
Claudia Raia não pode desfilar por conta do pé machucado durante as gravações da novela Belíssima, mas o marido Édson Celulari é presença garantida na bateria da Beija-Flor. Ele manda ver no repilique.
Zezé Di Camargo aproveitou o Carnaval para levar a família ao mundo da fantasia. Pela segunda vez consecutiva, eles curtem o feriado na Disney, nos Estados Unidos. A novidade deste ano é que o belo empresário Marcus Buaiz, namorado de Wanessa Camargo, também faz parte da comitiva. Antes da viagem com retorno programado para dia 6, a cantora convidou uma importante diretora de teatro que tem o nome mantido em sigilo, para dirigir o musical que escreveu.
A apresentadora do programa global Mais você, Ana Maria Braga, não deve cair no samba neste Carnaval. Ela ainda está internada em hospital de São Paulo, em recuperação de cirurgia para retirada de uma pedra na vesícula.