Desde que se entende por gente, Cléo Pires escuta da mãe, a atriz Glória Pires, que nasceu no mesmo dia 2 de outubro de Mahatma Gandhi, o famoso líder espiritual indiano. “Acho que esse era o único contato que tinha com a cultura indiana”, conta a atriz, de 26 anos, que a partir desta segunda interpreta a indiana Suria em Caminho das Índias. Esposa de Amitav, de Danton Mello, e mãe de Anusha, de Karina Ferrari, a personagem ganha a confiança da sogra Indira, de Eliane Giardini, a ponto de ter até a chave da despensa. “Tive de aprender sobre o dia-a-dia, o papel da mulher e do homem na sociedade indiana e os costumes”, lembra ela, que, ao contrário de boa parte do núcleo indiano, não viajou para a Índia para gravar a trama de Glória Perez.
Apesar de não ter conhecido os belos palácios e templos indianos e vivenciado o caótico trânsito local, Cléo se diz completamente adaptada à Índia. Isso porque, depois de caracterizada com as coloridas roupas e acessórios de Suria, a atriz incorpora a mais perfeita hindu. “Tenho vontade de sair caracterizada e viver a minha vida. Porque o figurino é tão lindo… Falo com a Emília Duncan, nossa figurinista, que no final da novela a arara dela vai estar desfalcada. Vão ter uns dez sáris lá em casa e não vou devolver!”, brinca ela, referindo-se aos panos que as indianas usam enrolados ao corpo.
Em sua quarta novela na Globo ela já participou de América, Cobras & lagartos e Ciranda de pedra, Cléo está familiarizada ao dia-a-dia dos estúdios de gravação do Projac. “Nunca pensei que fosse gostar tanto de fazer novela. E, hoje em dia, amo”, confessa. O que mais a encanta na carreira de atriz é a possibilidade de viver personagens completamente diferentes de sua realidade. “O que mais me atraiu na Suria, por exemplo, foi o fato de ela ser indiana, casada e mãe. Achei que seria bem gostoso fazer”, entrega ela, que levou 14 horas para alongar os cabelos para viver a personagem.
Carla Neves – PopTevê
Último romântico
O que não falta nos mais de 30 anos de carreira do ator são personagens diferentes. No ar na reprise de Mulheres apaixonadas, em Vale a pena ver de novo, ele foi o chefe de família Carlão, quer vivia às voltas com contas e a filha rebelde. Em 2006, ele foi o Alex de Páginas da vida, um homem submisso às sandices da mulher Marta, de Lília Cabral, outra vilã. Mais recentemente, Marcos embarcou na comédia e deu vida ao simpático padre Inácio de Desejo proibido. “Quando você faz a mesma coisa, empobrece, se engessa e acaba virando funcionário público da arte. Quando alguém dá certo em um papel, a tendência é repetir. Vira uma garantia de sucesso porque funcionou”, avalia.
Além da vasta experiência como ator, Marcos tem uma considerável bagagem como dramaturgo. São de sua autoria peças como Sua excelência, o candidato e Jogo de Cintura. Para a tevê, ele escreveu A história de Ana Raio e Zé Trovão, novela exibida pela Manchete entre 1990 e 1991. Em sua maioria, seus textos são recheados de humor político e críticas sociais e econômicas. “É uma forma de eu ver minha realidade e fazer com que reflitam sobre ela através do humor. O teatro é meu palanque”, filosofa.
Fab&iacut,e;ola Tavernard – PopTevê
Retaguarda
Mudança de hábito
E a solução para o caso da personagem estará bem perto. Além de contar com o apoio da família representada pela irmã, a Domingas de Carolinie Figueiredo , a adolescente também receberá o amor do tímido Marcelo. Interpretado por Hélder Agostini, o jovem vai “resgatar” a felicidade de Felipa. “Os únicos momentos em que ela sorri são quando recebe os desenhos que o Marcelo faz”, adianta. Perto de completar 18 anos, Sophia não esconde a felicidade por continuar na produção. Afinal, a “patricinha” foi o primeiro papel da atriz, que antes trabalhava como modelo. “Acho bacana sair com 18 anos, é uma idade boa para conseguir outros trabalhos. E com mais experiência, vou poder fazer isso”, acredita.
Louise Araujo PopTevê
Genética
Rápidas
* Hebe Camargo volta ao batente, no SBT, no dia 2 de fevereiro. No entanto, um Programa da Hebe especial começa a ser montado para ir ao ar em 9 de março. Tudo para festejar os 80 anos da apresentadora, que faz aniversário dia 8 de março.
* A Globo está preparando novos jornalistas que a representem no exterior. Pedro Bassan será o correspondente da emissora em Portugal, a partir de fevereiro. Renato Ribeiro vai para a África do Sul, com vistas à Copa do Mundo, e Roberto Kowalick será correspondente no Japão.
* Longe das novelas desde o final de O profeta, em 2007, Maurício Mattar é só sorrisos com a volta ao ar, na nova temporada de Malhação. Escalado como o intelectual -porém “descolado” -empresário Guilherme, o ator jura que sempre quis participar da produção adolescente. “O programa atinge um público que tem uma atmosfera jovem. Gosto dos temas que a novela aborda desde o seu início”, garante.