O produtor J.Olímpio conta como foi a concepção do longa-metragem. ?Para contar essa história, usamos como inspiração a Pastoral Rodoviária criada pelo padre Marian Litewka, por volta de 1977. Por conta desse projeto, colhemos muitas histórias com o pessoal das estradas, como caminhoneiros, frentistas, e policiais rodoviários?.
Para tirar do papel e pôr em prática o filme, Olímpio explica que em 2003 eles conseguiram incentivos fiscais de três grandes patrocinadores: Volvo Caminhões, Siemens e Editora FTD. O co-roteirista ressalta também que mais de 90% dos trabalhos foram realizados no Paraná. ?Com exceção dos laboratórios químicos para revelar os filmes, o restante da produção, como gravação das músicas, edição e montagem, aconteceu no nosso estado. Mesmo não estando nos grandes centros cinematográficos do País, como São Paulo e Rio de Janeiro, provamos que é possível fazer cinema no Paraná.?
Os principais atores também são paranaenses. ?Nossa idéia inicial era ter atores mais conhecidos. Entretanto, mudamos de planos ao perceber que não faria sentido chamar esses artistas. Resolvemos então trabalhar com o pessoal daqui mesmo e o resultado foi ótimo?, diz Olímpio.
Apesar do longa estrear hoje, demorou quatro anos para que ele chegasse às telas dos cinemas. As filmagens começaram na primavera de 2003 e terminaram no outono de 2004. Tempo que eles levaram para financiar o projeto.
Nos cinemas, O sal da Terra entra em cartaz na sexta-feira, em Curitiba, nas salas da rede Cineplus (shoppings Água Verde, Xaxim, Jardim das Américas e na cidade de Campo Largo) e no Unibanco Artflex, no shopping Crystal. Mais informações sobre o filme podem ser encontradas no site www.osaldaterra.com.br.
Flávio Laginski
Topless
De acordo com o tablóide britânico The sun, a atriz ficou à vontade durante as gravações. Entretanto, a atriz falou ao jornal Daily mail que a cena de topless (foto) não é sua favorita. ?É um pouco constrangedor para os meus pais?, disse.
Baseado no romance de Philip Roth, The dying animal, Elegy traz Ben Kingsley no papel de um professor e crítico televisivo de literatura que costuma sair com suas alunas no término de cada aula.
A situação se complica quando ele começa a encontrar com a cubana Consola (Penélope), 30 anos mais jovem, que passa a fazê-lo questionar se ele deveria ou não sair com alguém da sua idade e não usar cada episódio amoroso como um antídoto contra a velhice.
Além de Penélope e Kingsley, o elenco conta ainda com Patricia Clarkson, Dennis Hopper, Deborah Harry, entre outros. Não há previsão de estréia do filme no Brasil.
Rápidas
*A Natura lançou um concurso para os melhores looks feitos por consumidoras. Para participar basta criar um look (maquiagem e cabelo), fotografar e mandar para o site www.natura.net/ concurso faces. Serão premiados 95 looks com viagens e kits de maquiagem. As inscrições vão até 30 de abril.
*O Memostra!, evento dedicado a abrir espaço para o cinema independente paranaense, realiza no dia 30, às 20h30, a primeira sessão de 2008. E em novo endereço: o Cineplex do Shopping Novo Batel. A sessão trará Daltonismo, de Célio Yano, e A matadeira, de Jorge Furtado.